terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As bem-aventuranças dos “pastores idiotas”


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", quando fordes xingados com este epíteto simplesmente por acreditardes no que disse Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam" (Mateus 6.9). Tal ato insano, ao invés de vos maldizer, mostra que ainda estais firmes na verdade.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que não sucumbistes aos "encantos" da teologia da prosperidade por compreender que "os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína" (1 Timóteo 6.9). Não vos entristeçais, nem penseis que estais sozinhos. Há muitos outros "idiotas" convosco, inclusive o apóstolo Paulo.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", por não vos curvardes aos arautos que vos maltratam em virtude de crerdes que aos ricos deste mundo a Palavra de Deus ordena: "Não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas" (1 Timóteo 6.7). Tal maldição é, na verdade, um reconhecimento de que pondes a vossa confiança não nas riquezas desta vida, mas na abundância que vos é dada para a glória de Deus.

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que resistis aos apelos dos que vos querem enredar com o brilho do ouro que perece, porque vós bem sabeis que é vosso dever continuardes a ensinar às suas ovelhas "que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis" (1 Timóteo 6.18). Saibais que outros "pastores idiotas" iguais a vós foram já recebidos na glória e aguardam o precioso galardão.


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", porque não perdestes a visão da semeadura e, por isso mesmo, sabeis que não se ganham almas com o glamour das riquezas humanas, mas com a sementeira do evangelho. Sem esquecerdes da advertência da parábola do semeador, que diz: "Os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (Mateus 13.22).

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", por não perfilardes o triunfalismo da pregação humanista, centrada no homem, que enriquece a quem prega e defrauda a quem ouve. Ainda que vos pareça estardes "fora do modelo contemporâneo", alegrai-vos porque continuais apegados ao modelo bíblico, que diz: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6.14).

Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que embora injuriados pela vossa pregação "arcaica", ainda carregais no bolso do vosso coração a credencial de servo do Altíssimo, enquanto alguns já a trocaram pelas credenciais de semideus, arrogante e soberbo e usam-na ao sabor das circunstâncias para se locupletarem em cima da lã de suas ovelhas.

Bem-aventurados sóis vós, "pastores idiotas", que, enquanto alguns voam os céus do mundo em modernos jatinhos, trafegam as grandes avenidas em luzentes automóveis e se deleitam nos mármores de grandes mansões, o vosso prazer é estar junto das ovelhas, alegrardes com elas e, se preciso for, dar por elas a vossa própria vida. Não vos esqueçais que outros "idiotas" iguais a vós se encontram já no Reino do Pai.


Bem-aventurados sois vós, "pastores idiotas", que preferis o "prejuízo" da coerência, da fidelidade a toda prova aos princípios imutáveis da Palavra de Deus, do que sucumbirdes - ainda que tentados - às lentilhas que se vos oferecem para amenizar eventuais necessidades imediatas. Mais vale o pão dormido da consciência tranquila do que os banquetes da consciência aprisionada.


Bem-aventurado sois vós, "pastores idiotas", pelo modo como sois tratados por amor do nome do Senhor e por não vos enredardes pelo brilho passageiro da glória humana. Não sois melhores por isso, mas também não sois piores. Todavia, enchei o vosso coração de alegria porque o vosso nome faz parte da galeria dos heróis da fé que professam somente a Cristo e têm Deus como o bem maior da vida. Tende como lema o que Paulo ensinou: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Filipenses 4.4).


Assina um "idiota" como todos vós.

FONTE: http://geremiasdocouto.blogspot.com/2012/01/as-bem-aventurancas-dos-pastores.html

Facebook: 10 Coisas Que Você Talvez Não Saiba Sobre A Rede


Mais de 800.000.000: este é o número de usuários do Facebook, a rede social mais popular do planeta – e você, provavelmente, é um deles. Muitas polêmicas estão associadas a esse sitefamoso, todas talvez desconhecidas por você. Confira:

1 – OS USUÁRIOS DO FACEBOOK TÊM UMA MÉDIA DE 130 AMIGOS

Se você está preocupado com a sua popularidade, saiba que o número médio de amigos dos usuários no Facebook é de 130. As mulheres têm um pouco mais do que os homens. Mas, apesar de ter centenas de amigos, a maioria das pessoas só se relaciona com 4 a 7 pessoas. E você?

2 – 25% DOS USUÁRIOS JÁ FORAM “DISPENSADOS” VIA FACEBOOK

Uma pesquisa com mil usuários do Facebook – 70% dos quais eram do sexo masculino – revelou que 25% deles já haviam sido “dispensados” via Facebook – ou seja, alguém acabou o namoro com eles, através de uma troca do status de relacionamento. 21% dos entrevistados disseram que terminariam um relacionamento mudando seu status de relacionamento no Facebook para “solteiro”. A pesquisa mostra que a maioria das pessoas não termina namoros via Facebook.

3 – FACEBOOK NÃO PERMITE FOTOS DE AMAMENTAÇÃO

O Facebook provocou a ira das mães quando retirou do ar fotos de amamentação de bebês que as mulheres tinham postado em seus perfis pessoais, porque as considerou um pouco “reveladoras” demais. Essa censura absurda veio de um site que permite fotos de mulheres de biquíni, de casais dando um amasso e que tem aceito publicidade paga de um site de namoro que tinha uma modelo de topless. Em resposta à censura, ativistas responderam com uma “enfermaria virtual”: 11.000 mulheres postaram fotos de si mesmas amamentando seus filhos e/ou atualizaram seus status para: “Hey, Facebook, amamentação não é imoral!”.

4 – UM EM CADA CINCO DIVÓRCIOS É PROVOCADO PELO FACEBOOK

Antes, era o batom no colarinho. Agora, um em cada cinco divórcios envolve a rede social Facebook, de acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Advogados Matrimoniais. 80% dos advogados de divórcio também relataram um aumento no número de casos em que usam a mídia social para evidenciar “traição”.

5 – O PRIMEIRO “ROSTO” NO FACEBOOK ERA DE AL PACINO

Quem se lembra daquele cara triste azul na página inicial do Facebook, que costumava olhar para baixo, cada vez que a gente fazia o login? Acabaram com ele em 2007. Daí, se você é novo no Facebook, provavelmente não tem nenhuma ideia do que estamos falando. De qualquer forma, de acordo com David Kirkpatrick, aquele cara no logotipo, criado pelo amigo de Zuckerberg, Andrew McCollum, era, nada mais, nada menos, do que o jovem Al Pacino “coberto com uma névoa de 000 (zeros) e 111 (uns) – os componentes elementares da mídia digital”. Muito doido, né?

6 – 36% DOS JOVENS ACESSAM O FACEBOOK DEPOIS DO SEXO

As redes sociais estão se tornando uma parte cada vez mais importante da vida dos jovens. Entre os menores de 35 anos, 36% admitiram que “tuítavam”, mandavam mensagens e verificavam o Facebook deois de fazer sexo. 40% admitiram fazer o mesmo enquanto dirigiam, 64% disseram fazê-lo no trabalho, e 65% usam estes canais nas férias.

7 – VIROU DOENÇA: 350 MILHÕES DE PESSOAS SOFREM DO “DISTÚRBIO DO VÍCIO EM FACEBOOK”

“Distúrbio do Vício em Facebook” (Facebook Addiction Disorder – FAD) é uma expressão, criada recentemente por psicólogos americanos, para descrever aqueles que são viciados em Facebook a ponto de suas vidas serem seriamente afetadas pelas suas atividades descontroladas na rede social. Os efeitos mais comuns dessa doença são perda de produtividade, incapacidade de concentração e superficialidade das amizades, bem como isolamento, nos casos extremos. Cerca de 350 milhões de pessoas estão sendo afetadas pelo transtorno.

8 – USUÁRIOS DO FACEBOOK TÊM NOTAS MAIS BAIXAS

Estudantes universitários que utilizam o Facebook têm significativamente menor grau de pontuação média do que aqueles que não usam o site. Uma pesquisa entrevistou 219 estudantes de graduação e pós-graduação e descobriu que as notas de usuários do Facebook geralmente variavam em um ponto para menos em comparação com as dos não usuários – 3,0 a 3,5 para os usuários, contra 3,5 a 4,0 para os não usuários. A pesquisa também descobriu que 79% dos membros do Facebook não acreditavam que havia ligação entre suas notas baixas e seu vício na rede.

9 – O BURGER KING DEU LANCHE DE GRAÇA PARA QUEM EXCLUIU AMIGOS DO FACEBOOK

Em janeiro de 2009, uma campanha publicitária do Burger King intitulada de “Sacrifício Whopper” recompensou usuários do Facebook com um lanche “Whopper” se eles publicamente excluíssem 10 amigos que recebiam uma mensagem informando que estavam sendo excluídos em troca de um hambúrguer grátis.

A campanha usou o slogan “A amizade é forte, mas o Whopper é mais”. Até o momento, a aplicação havia sido baixada mais de 55.000 vezes e mais de 250.000 “amigos” foram sacrificados por um lanche. Muy amigos…

10 – SUJEITO PRESO POR CONVIDAR A FILHA ADOLESCENTE PARA FAZER SEXO VIA FACEBOOK

Muitos crimes já foram cometidos no Facebook. Esse foi um dos piores deles: um pai da Pensilvânia, EUA, foi preso por convidar sua filha adolescente para fazer sexo via Facebook. John Forehand, 39 anos, se referiu a si mesmo como “Papai Mau” na correspondência on-line com sua filha de 13 anos de idade, na qual ele abertamente fazia sugestões sexuais. Forehand disse à filha que estava tendo sonhos “inapropriados” com ela e escreveu-lhe: “Eu vou cuidar muito bem da minha menina”. A adolescente contou à mãe sobre as mensagens e ela alertou a polícia. A polícia capturou Forehand enganando-o para pensar que teria um encontro com sua filha.

Adaptado de http://www.pavablog.com/2012/01/30/facebook-10-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-a rede/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+pavablog+%28PavaBlog%29

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“O que Significa ‘Seita’?

1. Etimologia. O historiador Flávio Josefo e muitos outros escritores antigos usaram a palavra hairesis com o sentido de ‘escola’ de pensamento, ‘doutrina’ ou ‘religião’ sem conotação pejorativa O verbo grego haireō, de onde vem o substantivo em foco, significa ‘escolher’. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamento traz essa palavra com o sentido de ‘divisão, dissensão’, pois lemos: ‘E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós’ (1 Co 11.19). A versão Almeida Atualizada traduziu por ‘partido’; a NVI, por ‘divergências’; a Tradução Brasileira, por ‘facção’. A mesma palavra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por ‘dissensão’. [...] Convém salientar que a palavra grega para ‘heresias’ em o Novo Testamento, é a mesma para ‘seita’, hairesis. O termo ‘herege’, que aparece em Tito 3.10, hairetikos, é adjetivo que vem do referido substantivo grego. O sentido de erro doutrinário, como ‘heresia’, no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 Pedro 2.1. É nessa acepção que refutamos tais heresias.

2. Conceituação. Atualmente a palavra ‘seita’ é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos principais pontos da fé cristã. São uma ameaça ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.

3. Problemas. [...] As heresias afetam os pontos principais da doutrina cristã, no que diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao homem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos, à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de Deus é inviolável. Negar ‘o Senhor’ é trazer sobre si repentina destruição.

Os novos movimentos internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são necessariamente heresias, mas aberrações doutrinárias. O efeito destrutivo pode ser pior do que os movimentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogância ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divisões nas igrejas” (SOARES, E. Manual de apologética cristã. RJ: CPAD, 2002, pp.25-7).

sábado, 28 de janeiro de 2012

OS SOFRIMENTOS DA MULHER DE JÓ

As diversas vicissitudes de Sitis

Mulher esquecida e incompreendida pela modernidade, assim defino inicialmente a mulher de Jó. Este patriarca sim, paladino da fé, suportou todas as vicissitudes e flagelos dócil e humildemente. Ele é símbolo de perseverança, paciência e retidão (Jó 1.1,22), mas a mulher desse sofredor...., no mínimo, ainda é chamada de louca ou néscia (Jó 2.10).

Mulher anônima, a quem a tradição posterior chamou de Sitis, aparece em Jó 2.9,10 e não é mais mencionada no livro, embora nada sugira sua morte, ou abandono do lar.

Ela era uma mulher nobre, respeitada por todos, e considerada afortunada para os mais antigos e de sorte para as donzelas da região. Seu marido era um homem sábio, fiel à sua família, riquíssimo e temente a Deus. O homem mais poderoso do Oriente. Seus filhos, saudáveis e belos. Suas filhas eram mulheres decentes, educadas e belas. Centenas de servas e servos estavam espalhados pela bela casa, fazendas, plantações (Jó 1.3).

Sitis era uma mulher riquíssima que ajudava na administração da casa, dos servos domésticos; um elo de unidade familiar (Jó 1.2). Seus sete filhos e três filhas periodicamente reuniam-se ao redor da mesa para desfrutarem de seus conselhos, sapiência e virtudes (Jó 1.2,4). No período patriarcal o número dez era símbolo de completude, de abundância e prosperidade. Era a mulher mais poderosa, afamada e respeitada de todo o Oriente (Jó 1.3). Jó amava-a muitíssimo; suas filhas provavelmente espelhavam-se no zelo, discrição, beleza e sabedoria da mãe. O lar de Sitis era um paraíso cravado no Oriente (Jó 1.10).

Essa mulher, “ossos dos ossos” e “carne da carne” de Jó, no entanto, viveu as primeiras calamidades da vida do patriarca. Próximo a Jó ouvira que seus servos foram mortos e os seus rebanhos confiscados pelos sabeus. A notícia era ruim, mas suportável. Note a descrição do versículo 13, que destaca a efusiva alegria da reunião familiar na casa de seus filhos (“comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito”), e a calamidade súbita que toma conta do restante da narrativa. Essa narrativa que antecede e moldura as tragédias de Jó será depois desconstruída no versículo 19.

O mensageiro ainda não terminara o anúncio fúnebre quando imediatamente outro mordomo anunciou: “Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu” (v.16). A mulher de Jó fica espantada com a sucessão de tragédias que se sucedem sucessivamente sem cessar. Perde o fôlego, aproxima-se do marido para apoiá-lo... quando então, novamente, outro desastre, dessa vez arquitetado pelos caldeus que, em três bandos, roubam os camelos e ferem os servos (v.17). Mas o pior ainda estava para acontecer. Um servo aproxima-se esbaforido, com ar de cansaço e pesar. Tem receio do que vai dizer. Durante o trajeto ensaiara diversas vezes, até soltar o verbo flamífero: “Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo, eis que um vento muito forte sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram” (Jó 1.18,19). O vento da desventura e sortilégio, gélido como a morte, implacável como a desgraça. Quem é suficiente forte para resistir suas lanças inflamadas? Como reagir diante de tanta calamidade e dor?

Sitis chora amargamente a morte de seus filhos. Se isso não bastasse, vê o seu marido rasgar suas vestes, rapar sua cabeça e cumpridas barbas, símbolos de sua posição social superior, e lançar-se em terra adorando a Deus. Apesar da dor que aflige sua alma abatida olha com carinho e respeito o gesto humilde e devoto de seu marido. Somente a fé e a comunhão com Deus dão ao aflito a esperança e a força para vencer as vicissitudes. É nessas ocasiões que a comunhão do crente com Deus faz toda a diferença. A resiliência e o ânimo para continuar a lida depois de uma grande calamidade são resultados de uma vida de fé, comunhão com Deus e relacionamentos corretos. Jó, como os pequenos ribeiros orientais em período de estio, vê a sequidão tomar conta de si, no entanto, estivera durante muito tempo da vida plantado junto a ribeiros de águas; suas folhas não murchariam e os seus frutos viriam na estação própria (Sl 1). Dizia um antigo provérbio oriental que o “justo nunca será abalado” (Pv 10.30).

Os dias de luto ainda não estavam completos. Parentes distantes e amigos próximos reuniam-se na casa de Sitis para apoiá-la e ao marido, Jó. Os melhores amigos nascem nos períodos de sequidão e angústia (17.17). Autoridades do Oriente chegavam à casa do infortúnio. Ouvia-se os murmúrios das carpideiras, que se revezavam em seus turnos.  Os cancioneiros entoavam suas elegias, e os sábios do Oriente procuravam entender a tragédia humana. Sitis chorava desconsoladamente. A dor e angústia apertavam seu corpo, como se a estivessem comprimindo em um pequeno vaso de cerâmica. Olhava para Jó e se inspirava na fé, piedade e devoção de seu marido. Ele em nenhum momento blasfemou ou se queixou de sua sorte (Jó 1.22). Junto aos sábios do Oriente, ouvia-o dizer: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21). Todos ouviam, admirados, a fé e perseverança de Jó em Deus. Procuravam algum altar na casa, ou artefatos que materializassem o Deus de Jó, mas nada encontravam. Diferente dos tolos adoradores de ídolos do Oriente, Jó confiava no Deus Invisível, Espírito eterno e imutável em seu ser.

Passados os dias de luto, Sitis e Jó procuravam retomar as atividades diárias. Todavia, sentiam dificuldades de recomeçar. Reconstruir a casa que desabara sobre as crianças era uma dúvida latente. Aquele lugar trazia boas recordações. O lugar que as crianças cresceram e a velha árvore com as marcas de suas brincadeiras traziam lembranças tão vívidas como o vento outonal que derrubava as folhas das árvores e pintavam o chão de tons marrons e cinza. Nada diziam um ao outro, apenas apertavam firmemente as mãos. Todas as palavras foram expressas naquele aperto de mãos. Nunca saberemos exatamente o que disseram. Apesar da tristeza, estavam unidos, apoiando um ao outro.

Alhures, absorto com os últimos acontecimentos, Sitis percebe que pequenas chagas começam alastrar-se sobre o corpo de seu marido. Imediatamente, os melhores médicos são consultados, especialistas na arte da cura entram e saem da casa do patriarca. Sitis se mantém firme cuidando de Jó; tratando das feridas de seu amado; procurando suavizar a dor com as especiarias, óleos de vários gêneros, alguns importados. A chaga se espalha mais ainda, desde a planta do pé até ao alto da cabeça (Jó 2.7). Longe de Jó ela chora, sente as lágrimas quentes caminharem pelas linhas de sua pele até caírem e se desfazerem lentamente ao chão. “Senhor porque me provas?”, murmurava. “Não basta os meus filhos?” “Agora tu queres o meu marido Jó?”, balbuciava. Os médicos diagnosticaram que a doença era maligna, incurável. Erupções e prurido intenso destilavam do corpo de Jó (2.7,8). Os bichos insaciáveis se alimentavam do corpo putrefato (7.5), e os ossos daquele homem forte se desfaziam como torrão de madeira apodrecida (30.17). A pele de Jó perdera toda elasticidade, suavidade e beleza (30.30). Até no sono era atormentado por pesadelos (7.14). Sitis olhava para todo aquele sofrimento. O cheiro dos florais da primavera paulatinamente foi expulso por uma mistura de pus, sangue e carne putrefata. Nem ela mesma conseguia cuidar de seu marido. A praga alastrara por toda casa. Ela gastara as últimas reservas financeiras no tratamento do marido moribundo. Investira todos os seus recursos para curar a Jó, mas a sentença médica era apenas uma: “Nada podemos fazer, só um milagre”. Sitis sofria, inconsolável... A esperança escapava por entre os seus dedos como as águas ribeirinhas. Lembrava dos momentos em que ela era considerada uma mulher bem-aventurada, rica, com filhos e filhas para lhe consolar, um marido próspero que a amava. Mas agora, tudo lhe havia sido tirado, à uma. O que você faz quando a calamidade bate à sua porta e, sem pedir licença, carrega para sua família toda desventura conhecida? A quem você recorre?

Certo dia, Sitis vê o seu marido no meio da cinza com um pedaço de cerâmica raspando as feridas. Olha e um sentimento acre-doce lhe invade a alma aflita. O grande príncipe Jó no monturo da cidade, como um pária. Sitis perde definitivamente a esperança. Aproxima-se do moribundo, sente pena do marido, fecha os olhos, aperta-os e a seguir dispara: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9). Nenhum sofrimento pode ser maior do que a confiança e fidelidade a Deus. O Senhor jamais permitirá que sejamos tentados acima de nossas forças. Sitis achava que já havia chegado ao limite.

Assim como os servos de Jó foram preservados da morte para levarem a notícia calamitosa ao patriarca, a esposa parece que fora guardada todo esse tempo para destalingar esse último chicote. Sem o saber, pensando que a morte seria a melhor solução para o marido, Sitis empresta sua boca ao Tentador incitando Jó a se rebelar e amaldiçoar a Deus. O que você faz quando toda a esperança se esgota? Sitis em vez de confiar em Deus acima de todas as coisas; em vez de amar ao Senhor pelo que Ele é, deixou-se levar pelas circunstâncias atrozes, fundamentada em um relacionamento de troca com Deus. Para muitos a morte é a solução para uma vida de infortúnios e desajustes domésticos. Contudo, sempre há uma esperança para aqueles que confiam em Deus.

Jó olha para sua esposa, e a fita com ternura e carinho. Sitis sente o tempo congelar por alguns instantes. Embora o tabernáculo terrestre de Jó estivesse se desfazendo, seu edifício eterno estava preparado por Deus (2 Co 5.1). Os olhos de Jó traziam um brilho vivaz, contagiante, embora todo o restante dissesse o contrário. Lembrava muito o olhar de Jesus quando Pedro o negou. Carinhosamente afirma: “Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?” (Jó 2.10). O sábio Jó afirmara que sua esposa, em seu desespero e dor, falava como uma pessoa sem entendimento; como alguém que ele não conhecia. Sitis fica desconcertada diante da afirmação do marido. Reflete a respeito do assunto. Lembra das muitas orações de Jó feitas em gratidão ao Senhor. E ali mesmo reconsidera... Cala-se e desaparece do cenário até o final do livro de Jó quando Deus restitui-lhe todas as coisas. Embora não seja mencionada no final do livro, não há razões para se duvidar de sua presença. Ela é a esposa incansável que esteve com o marido nos piores momentos e circunstâncias, mas que, em certo momento, perdeu as esperanças, mas a recobrou através da piedade e devoção de seu marido.


FONTE: http://cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/?POST_1_16_OS+SOFRIMENTOS+DA+MULHER+DE+J%C3%B3.html

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

OBJETIVOS DA ORAÇÃO

 “[...] Todos já nos sentimos impulsionados a orar com mais intensidade nos momentos de decisão e de angústias; não podemos viver distanciados da presença divina.

1. Buscar a presença de Deus. ‘Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto Senhor, buscarei’ (Sl 27.8). Seja nos primeiros alvores do dia, seja nas últimas trevas da noite, o salmista jamais deixava de ouvir o chamado de Deus para contemplar-lhe a face. Tem você suspirado pelo Senhor? Ou já não consegue ouvi-LO? O sorriso de Deus é tudo o que você precisa para vencer as insídias humanas.

2. Agradecê-lo pelos imerecidos favores. Se nos limitarmos às petições, nossa oração jamais nos enlevará ao coração do Pai. Mas se, em tudo, lhe dermos graças, até mesmo pelas tribulações que nos sitiam a alma, haveremos de ser, a cada manhã, surpreendidos pelos cuidados divinos. J. Blanchard é mui categórico: ‘nenhum homem pode orar biblicamente, se orar egoisticamente’.

3. Interceder pelo avanço do Reino de Deus. Na Oração Dominical, insta-nos o Senhor Jesus a orar: ‘Venha teu Reino’ (Mt 6.10). No Antigo Testamento, os judeus rogavam a Deus que jamais permitisse que suas possessões viessem a cair em mãos gentias. Basta ler o Salmo 136 para se enternecer com o cuidado dos israelitas por sua herança espiritual e territorial”.

(ANDRADE, C. As Disciplinas da vida Cristã. Como alcançar a verdadeira espiritualidade. RJ: CPAD, 2008, pp.36-8)

“Ao interpretar as promessas de Deus, tenha sempre em mente o que outras passagens sobre o mesmo assunto revelam.

A Escritura interpreta a si mesma. Este princípio diz que, se alguém interpreta um determinado versículo de uma maneira que contradiz claramente outros versículos bíblicos, então essa interpretação está incorreta. A harmonia escriturística é essencial. Em vista desse princípio, considere a promessa bíblica em Marcos 11.23,24: ‘Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis’.

Precisamos interpretar essa promessa à luz do que é revelado por outros versículos da Bíblia. O contexto mais amplo da Escritura impõe limitações sobre o que Deus nos dará. Deus não pode nos dar, literalmente, qualquer coisa. Por exemplo, Deus não pode atender a solicitação de uma criatura para ser Deus, nem atender um pedido de aprovação do nosso pecado. Deus não nos dará uma pedra, se pedirmos um pão, nem uma serpente, se pedirmos um peixe (Mt 7.9,10).

A Bíblia impõe outras condições, além de fé, sobre a promessa de Deus atender a oração. Precisamos estar nEle e deixar que a sua Palavra esteja em nós (Jo 15.7). Não podemos ‘pedir mal’ para satisfazer nosso egoísmo (Tg 4.3). Além disso, precisamos pedir ‘segundo a sua vontade’ (1 Jo 5.14). Não podemos nos esquecer que, quando reivindicamos promessas condicionais de Deus, este ‘se for da tua vontade’ deve sempre ser dito, explícita ou implicitamente. A maioria das modernas versões bíblicas tem referências cruzadas listadas numa coluna. Recomendo que, ao ler uma promessa bíblica, você examine as referências cruzadas para ter certeza de que está interpretando a promessa corretamente” (RHODES, R. O Livro Completo das Promessas Bíblicas. 1.ed., RJ: CPAD, 2006, pp.25-6).

“Algumas promessas bíblicas feitas no Antigo Testamento são aplicáveis aos dias de hoje.

Nessa categoria estão as promessas bíblicas baseadas na natureza de Deus, e não em circunstâncias específicas concernentes aos israelitas. Um exemplo disso é Isaías 55.11, que faz referência à eficácia da Palavra de Deus: ‘Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei’. Essa promessa está baseada inteiramente na soberania intrínseca de Deus. Como o versículo está baseado na natureza de Deus (uma natureza que não muda), ele fala de algo que é verdade em qualquer tempo e em qualquer lugar. Portanto, podemos ficar seguros de que a Palavra de Deus é tão eficaz hoje quanto era na época do Antigo testamento. Algumas promessas feitas no Antigo Testamento se aplicam hoje por causa das fortes promessas paralelas encontradas no Novo Testamento. Esses paralelos indicam que Deus faz determinadas promessas gerais aos que o seguem, não importa se viveram na época do Antigo ou do Novo Testamento, ou até depois. Um exemplo está em Salmos 34.22: ‘O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado’. Isto soa bem semelhante a João 3.18, onde lemos: ‘Quem crê nele não será condenado’” (RHODES, R. O Livro Completo das Promessas Bíblicas. 1.ed., RJ: CPAD, 2006, p.22).

BILL GATES PROMETE DOAR US$ 750 MILHÕES A FUNDO DE COMBATE À AIDS.


Ajuda de peso – O bilionário norte-americano Bill Gates, presidente da Microsoft, anunciou nesta quinta-feira (26) que doará mais US$ 750 milhões ao fundo mundial para a Aids e pediu para que os governantes continuem a dar apoio para salvar vidas. Fundação Bill & Melinda Gates doou anteriormente, US$ 650 milhões ao Fundo Mundial para a Aids, Tuberculose e Malária, desde o lançamento da entidade, há dez anos.

“Estes são momentos econômicos difíceis, mas isso não é desculpa para cortar a ajuda aos mais pobres no mundo”, afirmou Gates em Davos, na Suíça, durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial.

Há dois dias, o Fundo anunciou que seu diretor-executivo, Michel Kazatchkine, estava deixando o cargo antes do previsto, após críticas de mau uso dos recursos e cortes no financiamento. Com sede em Genebra, na Suíça, a entidade mista (pública e privada) responde por aproximadamente 25% da ajuda financeira internacional no combate ao HIV e Aids, bem como boa parte dos recursos investidos em programas contra a tuberculose e a malária. (Com informações da Agência Reuters)

Link para esta matéria: http://ucho.info/?p=51574

FONTE: http://www.dihitt.com.br/barra/bill-gates-promete-doar-us-750-milhoes-a-fundo-de-combate-a-aids-aposentado-labutando

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GOVERNADOR SE POSICIONA PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE MANIFESTAÇÕES DOS ESTUDANTES

Eduardo afirmou que a orientação do Governo foi preservar o direito da realização do protesto, mas sem esquecer o direito do cidadão comum

25/01/2012 13:06 - CAROL BRITO, da editoria de Política

O governador Eduardo Campos (PSB) se posicionou, pela primeira vez, sobre os confrontos ocorridos entre policiais e estudantes, nos últimos dias, durante as manifestações contra o aumento de 6,5% das passagens de ônibus. O chefe do Executivo colocou que a orientação do Governo do Estado foi preservar o direito da realização do protesto, mas sem esquecer o direito do cidadão comum. Em seguida, o socialista asseverou que se houve excessos, eles devem ser apurados levando em conta não só a atuação das autoridades como também dos estudantes.

"Nós respeitamos as manifestações, mas nós sabemos também que o direito de um acaba onde começa o direito do outro. Não é possivel fazer uma passeata e jogar uma pedra no trabalhador que está ali lutando para levar o seu sustento para casa, jogar pedra em uma senhora que está indo para o médico, impedir a passagem de uma ambulância que está levando um doente pra o hospital", apontou, após a abertura do seminário FIFA Fan Fest, no Mar Hotel, em Boa Viagem.

O socialista também explicou que o única representação feita sobre o ocorrido foi feita por um diretório acadêmico, ontem, e que as apurações já estão sendo tocadas pelo secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio. Em relação as queixas sobre o aumento das passagens, Eduardo Campos defendeu que o preço da tarifa ainda é o mais baixo do País, levando em consideração os estados que ainda não sofreram reajustes.

BANCOS

Aproveitando a ocasião, Eduardo também falou sobre os assaltos a banco que ocorreram nas últimas semanas. O governador explicou que a ação policial em todas as ocasiões foi rápida e que bandidos foram pegos, mas disse que não basta apenas a polícia agir, os bancos também devem fazer sua parte. Ele criticou que vários bancos não possuem os instrumentos de segurança exigidos por lei e afirmou que irá cobrar esta regularização.

FONTE: http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arquivos/2011/outubro/0305.html

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MANIFESTANTES REALIZAM PROTESTO CONTRA AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

24/01/2012 11:58 - Com informações de DANÚBIA JULIÃO - Do FolhaPE

Um pequeno grupo de manifestantes está reunido na frente do prédio da Faculdade de Direito do Recife (FDR), no centro da cidade. O grupo espera a chegada de mais integrantes para sair em passeata em direção a corregedoria geral para uma reunião com o corregedor Sidney Lemos. Na ocasião, os participantes do protesto vão reivindicar uma postura do Estado contra os supostos excessos cometidos pelos policias durante a manifestação da última sexta-feira (20).
Durante a caminhada até a Corregedoria, os manifestantes vão passar para a população um abaixo assinado pedindo a abertura de sindicância. Segundo os integrantes do movimento, o documento já tem mais de 50 assinaturas entre professores, estudantes e membros da sociedade de maneira geral.

O estudante Yuri Corleoni chamou atenção para os excessos dos policiais contra os manifestantes. “A gente já estava parado por uns 25 minutos e sabíamos que o Choque (Batalhão) iria agir. Por isso, pedimos que o protesto seguisse seu caminho. Mas uma pessoa jogou uma pedra e a confusão começou”, explica. Já a também estudante Juliana Ramos , de 23 anos, ressaltou que o ato de hoje é pacifico e vai abranger todas as pessoas da sociedade que usam o ônibus.

Neste momento a polícia militar continua fora da faculdade observando a ação dos estudantes que estão aglutinados. Segundo informações de Paulo Silva, superintendente Institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um comunicado foi emitido a (FDR) sobre a mobilização desta terça-feira. O superintendente, em referência aos atos de violência dos outros dias de protesto, afirmou, que dentro da legislação e das limitações, a PM só poderá agir do Brasil para fora, e lá dentro, não.

Os estudantes estão protegidos por seguranças da própria faculdade de Direito, munidos com três máquinas fotográficas e duas fimadores, que poderão registrar uma futura ação hóstil dos policiais contra os estudantes. “Esse material servirá de prova e será enviado à Justiça Federal”, disse o Diretor de Gestão de Operação em Segurança, Ivanildo Barbosa.

Com faixas e cartazes, o protesto seguiu da (FDR) por volta das 11h. No trajeto até a Corregedoria, cruzaram a Conde da Boa Vista com a rua do Hospício. Sem maiores tumultos o grupo fez o percurso emanando os hinos característicos do movimento, “polícia pra ninguém o povo é refém” e “polícia é pra ladrão pra estudante não, sou estudante não abro mão da liberdade de expressão”, até chegarem à corregedoria.

Uma comissão de cinco estudantes foi delegada para entrarem no prédio e participarem de uma reunião com o corregedor da (FDR) José Sidney Veras Lemos. Do lado de fora estudantes aguardam, acompanhados de duas viaturas e nove motos do BPTRAN e uma viatura do 16º Batalhão.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arquivos/2011/outubro/0277.html

COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL EFETIVO?

23/01/2012 23:12 - ROSÁLIA VASCONCELOS – do caderno de Carreiras e Concursos

Você sabe a diferença entre ser um profissional eficaz, eficiente e efetivo? Pois bem, eficaz é aquele colaborador de uma empresa que consegue desenvolver perfeitamente uma função, atividade ou tarefa a que lhe foi atribuída, produzindo o resultado esperado. Eficiente é aquele profissional que, além de ser eficaz, faz o seu trabalho com nenhum ou um mínimo de erros. Ou seja, ele vai além do eficaz. Já o efetivo consegue ser eficaz, eficiente e pensar proativamente, estando sempre disponível para as demandas da organização em que trabalha. Mas como se tornar nesse tipo de profissional, tão almejado pelas empresas hoje em dia?

Para o coordenador de pessoal do Shopping Guararapes, Eliabe Serafim, um trabalhador eficiente carrega com grande envergadura os desafios da empresa, procurando ser sempre o mentor das ideias que serão aliadas aos negócios da organização. "Esta construção do perfil se dá a partir do momento em que ele não se acomoda na empresa e procura o resultado que ela precisa num mercado tão competitivo. Dado ao momento pelo qual atravessamos, da emergente escassez de mão de obra qualificada, esse profissional precisa está sempre inovando", coloca Serafim.

De acordo com o diretor Corporativo de Gestão de Pessoas do Grupo Preserve Liserve e Diretor do Sapies (Centro de Formação e Pesquisa), Márcio Gomes, quanto mais o colaborador se aproxima do tipo profissional efetivo, maior a possibilidade de crescimento na organização e maior a possibilidade de atingir cargos estratégicos de diretoria. "Os profissionais efetivos são pérolas perdidas no oceano empresarial e catadas à mão. Aqueles que perceberem que não basta apenas conhecimento e habilidade para aproveitar as oportunidades que este mercado em pleno crescimento oferece, e que a atitude é o grande diferencial, com certeza conquistarão espaço neste mercado em ebulição", orienta Gomes.

Dicas para se tornar um profissional efetivo:

- Quando nos referimos ao terceiro eixo do CHA, a atitude é o fator determinante para que um profissional se diferencie dentro das organizações;
- A atitude está relacionada ao comportamento de um profissional diante de uma dada situação;
- Não basta ter conhecimento (saberes construídos ao longo da sua formação e da vida) e habilidade (experiência prática), se não existe atitude diante de um problema a ser resolvido;
- Não basta apenas o conhecimento técnico. É preciso ver oportunidade em tudo.

Fonte: Márcio Gomes e Eliabe Serafim.

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/economia/empregos/arquivos/2011/outubro/0016.html

Contaminação da Aids aumenta na América Latina

Estima-se que 100 mil novas infecções ocorram a cada ano na região

19/01/2012 12:50 - AGÊNCIA EFE

GENEBRA - O número de mortos pela Aids na América Latina diminuiu devido ao maior acesso ao tratamento antirretroviral, mas a contaminação continua aumentando pela falta de programas de prevenção, informou nesta quinta-feira o Programa da ONU sobre a Aids (Unaids). "Para cada pessoa em tratamento temos duas novas infecções. Assim nunca acabaremos com a doença. Claro que é preciso evitar as mortes, mas mais importante ainda é prevenir o contágio", disse nesta quinta-feira à Agência Efe o diretor regional para a América Latina da Unaids, César Núñez.

Dois terços do investimento para combater a epidemia na América Latina são destinados ao tratamento, e o restante à prevenção. "Além disso, esses programas se dedicam quase que exclusivamente à população mais afetada: homossexuais, prostitutas e usuários de drogas", indicou Núñez. Para ele, os programas de prevenção deveriam ser mais amplos e abranger todas as pessoas, principalmente os mais jovens, que parecem ter perdido o medo da Aids.

"Segundo a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), 25% dos partos na América Latina são de menores de 17 anos, o que significa que os jovens fazem sexo sem proteção. Embora seja um dado indireto, nos mostra que eles são passíveis de contaminação. É óbvio que falta informação e educação sexual", explicou. Estima-se que a cada ano ocorram na região 100 mil novas infecções, e o número de pessoas com o vírus do HIV aumentou de 1,3 milhão em 2001 para 1,5 milhão em 2010.

Desse total, 36% são do sexo feminino, um número que aumentou dramaticamente nos últimos dez anos, já que em 2001 para cada dez homens infectados havia uma mulher.
Uma das razões que explicam esse crescimento da contaminação entre as mulheres é que elas são contaminadas por seus maridos ou parceiros que tiveram relações não seguras com prostitutas, ou em muitos casos, com outros homens, O principal foco de transmissão na região são os homens que mantêm relações com outros homens sem proteção. "Na América Latina, o estigma contra os homossexuais permanece. Por isso a prática continua sendo escondida em muitos lugares, e esses homens contaminam suas esposas ou parceiras".

O Panamá e a Nicarágua foram os últimos países latino-americanos a abolirem leis homofóbicas, em 2008. "Mas o estigma social continua, por isso é preciso fazer campanhas que combatam a discriminação, o que ajudará na luta contra a doença", especificou Núñez. De acordo com os dados disponíveis, entre 3% e 20% dos homens latino-americanos têm relações sexuais com outros homens ao longo de sua vida.

Dependendo do país, entre 32% e 78% dos homens que fazem sexo com outros homens também mantêm relações com mulheres, e entre 1,7% e 41% são casados. Atualmente, 64% da população infectada têm acesso a tratamento, algo que precisa melhorar, já que em muitos casos "chega tarde demais, quando a doença já se desenvolveu".

Núñez destacou um problema que, apesar de estar melhorando, ainda persiste: a falta de planejamento, que gerou a ausência de remédios em países que inclusive são produtores de genéricos, como o Brasil.

FONTE: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/geral/mundo/arquivos/2011/outubro/0115.html

Cristina Kirchner retorna ao trabalho amanhã, depois de cirurgia na tireoide

|Agência Brasil

Brasília – Afastada do governo desde o começo deste ano, quando foi submetida a uma cirurgia na tireoide, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, retornou hoje (24) a Buenos Aires. Ela passou os últimos dias fora da capital argentina com os dois filhos. Amanhã (25), a presidente pretende retomar as atividades políticas.

Nos 20 dias em que ficou afastada do poder, o cargo foi exercido interinamente pelo vice-presidente Amado Boudou. Segundo ele, Cristina Kirchner retorna ao trabalho com “força total”. No começo de janeiro, ela foi diagnosticada com câncer de tireoide, mas em seguida os médicos informaram que o tumor não era maligno.

No período em que esteve como presidente em exercício, Boudou tomou algumas medidas consideradas drásticas, mas todas com o aval de Cristina Kirchner. Ele assinou medidas de reajuste de tarifas públicas e impostos.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

FONTE: http://www.jcom.com.br/noticia/138295/Cristina_Kirchner_retorna_ao_trabalho_amanha_depois_de_cirurgia_na_tireoide

DINHEIRO.....


Com Dinheiro pode-se comprar uma casa, mas não um lar.

Com Dinheiro pode-se comprar uma cama, mas não o sono.

Com Dinheiro pode-se comprar um relógio, mas não o tempo.

Com Dinheiro pode-se comprar um livro, mas não o conhecimento.

Com Dinheiro pode-se comprar comida, mas não o apetite.

Com Dinheiro pode-se comprar posição, mas não respeito.

Com Dinheiro pode-se comprar sangue, mas não a vida.

Com Dinheiro pode-se comprar remédios, mas não a saúde.

Com Dinheiro pode-se comprar sexo, mas não o amor.

Com Dinheiro pode-se comprar pessoas, mas não amigos.

... DINHEIRO NÃO É TUDO...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

LIÇÕES DE CIDADANIA EVANGÉLICA


Diga NÃO às marcas de produtos que financiam:
Programas promíscuos, vício da embriaguês,
e estereotipação de crentes na TV.
Marcas patrocinadoras do Big Brother - BBB 12
                                               (incentivo ao vício do álcool e cenas de prostituição)

 Patrocinadores de novela que difamou evangélicos
e estereotipou as senhoras crentes que usam saias e cabelos compridos

João Cruzué

Entre os filmes de que mais gosto há um que se chama "O Pastor" com James Earl Jones, protagonizando um velho pastor batista afro-americano às voltas com as injustiças contra a Comunidade negra de Atlanta, estdo da Geórgia nos anos 40/50. O velho pastor dava verdadeiras aulas de cidadania às ovelhas como: plantar suas próprias hortas, andar a pé para evitar os ônibus onde negros tinham que levantar-se para que brancos assentassem. Aquelas pequenas sementes de cidadania brotaram, cresceram, e mudaram a constituição dos EUA. E também podem trazer mudanças significativas para os evangélicos brasileiros.


Cada domingo o pastor pregava um sermão que incomodava as autoridades (brancas) da cidade, principalmente porque o título do sermão era anunciado em frente à Igreja com uma semana de antecedência. Não conseguindo dobrar o ânimo do velho pastor, as autoridades: o juiz, o xerife e o prefeito, começaram a pressionar os membros do Conselho Administrativo da Igreja. Por fim, cansados e amedrontados os membros do Conselho não conseguindo a "cooperação" do pastor, o destituíram.


Em seguida procuraram por um substituto que fosse jovem, "flexível", que pudesse ser manipulado e "amaciado" à vontade. Mas, no filme o tal jovem sucessor do "desbocado" pastor era nada mais, nada menos, que Martin Luther King. Aí que o tiro saiu pela culatra. Na verdade, o substituto era muito mais aguerrido. Este filme histórico conta um parte das conquistas que o Pastor Martin Luther King trouxe para a comunidade negra americana. Em 1964 ele conquistou uma emenda na constituição americana através de atitudes de resistência passiva e desobediência civil pregadas por Henri David Thoreau e Gandhi, que lhe trouzeram fama mundial e a conquistada do Prêmio Nobel da Paz, naquele mesmo ano.


Trazendo agora o foco do artigo para a comunidade evangélica no Brasil, em pleno século XXI, ela também vem sofrendo com difamação e preconceitos e por isso tem muitas coisas a aprender com Martin Luther King. Nós, os crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, temos enfrentado aborrecimentos com o preconceito instalado na mídia brasileira, onde a maioria das imagens veículadas dos evangélicos está associadada a algo ruim.


A imagem que passam das mulheres crentes são todas estereótipos com o famoso "cabelão"; os pastores são mostrados como charlatães e indivíduos desequilibrados. O povo crente em geral é considerado como gente ingênua sempre explorada por vigaristas da fé. Quando aparece uma notíca ruim, o preconceito está tão enraízado entre jornalistas, que se a pessoa for de qualquer outra religião nada se escreve, mas se há uma família de evangélicos envolvida, via de regra esta qualificação é apontada. Para insinuar má fama.


Se isto não é preconceito e não vem acontecendo , por favor belisquem-me pois devo estar delirando!


Mas é preconceito sim, nos agride e incomoda. Diante disso, as reações de nossas lideranças já são previamente conhecidas. Há os que dizem: o mundo jaz no maligno e não devemos mesmo esperar o respeito da sociedade. São os que os que aceitam a escravidão do Egito Outros figem que o preconceito não existe e procuram viver da melhor maneira possível. São os indiferentes - não estão nem um pouco preocupados. Há ainda outros que se disfarçam de incrédulos. São principalmente crianças, adolescentes e jovens evangélicos que procuram comportar-se nas escolas públicas como verdadeiros "pestinhas" apenas para que ninguém descubra que eles são crentes. É como se ainda pairasse um quê de escravidão sobre nossas cabeças.


Podemos, sim, dar um basta neste preconceito e conquistar o respeito que ainda não temos diante da sociedade brasileira. Não que isto vá fazer o mundo ter paz conosco, mas se nada for feito até nossos filhos vão ter vergonha de ser cristãos. Não podemos andar de cabeça baixa, é preciso dar uma resposta. Uma resposta equilibrada, sem radicalsmo, que possa ser traduzida em atitudes familiares simples, mas que no coletivo vão trazer com o tempo mudanças e o respeito a cidadania que por direito temos.


Precisamos começar a ter respeito por nós mesmos através de uma consciência mais aguçada de cidadania. Quando olho para o Livro de Atos dos Apóstolos e vejo o efeito que as palavras de Paulo causavam tanto em em ouvidos judeus quanto romanos, lembro-me de que hoje, 04 de abril, é lembrado com o dia da perda por assassinato de Martin Luther King. Os cristãos, desde os primeiros apóstolos, sempre tiveram entre seus líderes homens cuja coragem era marca de seus caráteres, como está escrito em II Timóteo 1:7. Será que os tempos mudaram?



Há muito tenho ouvido palavras de boicote à TV Globo com suas novelas preconceituosas que agridem constantemente, principalmente a mulher evangélica. Agridem quando veicula uma imagem ruim das crentes de cabelos longos. Não sou contra a Rede Globo, mas contra o preconceito e as atitudes de seus gestores, que devem ter mesmo ojeriza de crentes. Não sou favorável a atitudes radicais e nem é de bom alvitre ter fixação em derrubar órgãos da imprensa. É preferível ter uma imprensa, às vezes preconceituosa, do que a imprensa de "chapa branca" das ditaduras. Defendo sim a liberdade de expressão, mas desde que não seja usada para ofender os direitos de cidadania de ninguém.


Más crentes podemos, sim, dar NOSSO RECADO de desagrado quanto ao que vai pela TV não importa onde for: se Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Cultura ou qualquer outra que venha ferir e prejudicar os cidadãos da comunidade evangélica. Não queremos destruir, mas contribuir para o aprimoramento dessa liberdade de expressão com atitudes de resistência pacífica.


Estou sugerindo democraticamente que nos conscientizarmos desses fatos e passemos ao terreno das atitudes como por exemplo esta: vamnos anotar o nome das empresas que patrocinam programas que ajudem a disseminar o preconceito contra crentes. Em seguida que se boicotem as marcas de seus produtos diretamente ligadas à difamação.


Ao chegar no supermercado, cada um de nós conscientemente, pode substituir tais produtos por marcas de outras empresas que respeitem nossa cidadania e cultura diferentes.



Aqui vai uma lista provisória de produtos que estiveram ou ainda estão patrocinando a novela duas caras, onde cenas de "crentes"de "cabelão" e "saião"e homens desequilibrados estão estereotipando negativamente todos os evangélicos brasileiros: Operadoras de Celulares: Vivo e Claro; Sabonetes Albany; Shanpoo Color Viva da L'Oreal; aspirina da Bayer; biscoitos da Traquinas, Fiat, Sabão em pó Omo, Guaraná Antártica, produtos Niely Gold - entre outros. Todas estas empresas têm SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. Vamos expressar nossa opinião.


Irmãs evangélicas, não estou sugerindo que ninguém assista ou deixe de assistir qualquer novela. Uns reprovam, outros gostam. Mas se você tem cabelos longos, seria maravilhoso se parasse de comprar por exemplo aquele shampoo que financia novelas que procuram mostrar a mulher de "cabelão" sempre como uma crente hipócrita - de dia santa e de noite devassa, entre outras coisas ruins. Talvez o shampoo de uma novela dessas faça até mal ao seu cabelo. Mesmo que você nunca assista uma novela, antes de comprar qualquer produto no supermercado, seriam muito bom saber se ele não está por trás de programas que mostram os crentes como pessoas atrasadas, desequilibradas e hipócritas. Boicote!


Sempre que a novela mostra esta imagem, estará implicitamente dizendo: As mulheres que usam cabelos longos são "crentonas" e que esta imagem passou a ser vista como negativa. Isto é tão verdadeiro, que em 2007 a Revista Vejinha publicou uma matéria com a esposa do atual governador paulista. Naquela entrevista o preconceito ficou patente ao meu conhecimento. Quando Dª Mônica Serra veio do Chile para o Brasil tinha os cabelos compridos. Ao chegar aqui ela os cortou por causa de uma pergunta que lhe fizeram.: A senhora é evangélica? Para não passar uma imagem de "atraso" ela mudou seu cabelo.


A comunidade evangélica responde hoje por mais de 21% do consumo na economia brasileira. Precisamos adquirir consciência desta força para aprender a dizer NÃO de forma pacífica, inteligente e indireta. Uma novela para ficar no ar precisa de patrocínio. O patrocínio vem das empresas que vendem produtos populares. Sabonetes, shanpoos, marcas de carros populares, remédios para dor de cabeça.


Quando os crentes começarem a ligar paras os 0800 dessas empresas para dizer que não vão mais comprar os produtos delas, porque estão patrocinando programas que depreciando a imagem e cidadania dos crentes - elas vão ouvir. Pode ser que não imediatamente, mas quando cada um de nós for além das palavras e deixar de comprar por um ano, dois anos aqueles sabonetes, shampoos, celulares, remédios de dor de cabeça.... Com certeza isto vai ser uma grande lição de cidadania. Se isto é justo e honesto converse com sua família.


Você pode discordar da minha opinião, mas creia, quando a comunidade evangélica brasileira descobrir que representa 40 milhões de consumidores, e tomar atitudes conscientes, além de conquistar o respeito a sua cidadania, fará com que seus filhos não tenham mais vergonha de dizer que são crentes nas escolas, nas empresas e no meio dos amigos. O respeito começa pelo bolso. O tamanho do bolso dos crentes.

Fonte: http://blogueiroscristaos.blogspot.com/2012/01/licoes-de-cidadania-evangelica.html