terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"LIDANDO COM O ESTRESSE


1. Use seus recursos espirituais. Pergunte-se: 'Estou orando e estudando a Palavra? Minha vida devocional está indo bem?' Sua vida espiritual e disciplinas são seus recursos espirituais.


2. Anote num papel as situações estressantes de sua vida. Não deixe nada de fora. Podem ser conflitos pessoais, obrigações e outros assuntos que o estejam afligindo. Ore por cada item da lista e lance suas ansiedades sobre Jesus.


3. Reexamine suas prioridades. As prioridades em nossas vidas devem ser (1) nosso relacionamento com Deus, (2) nosso relacionamento com a esposa e filhos e (3) nosso ministério.


4. Faça mudanças. Quando examinamos todas as nossas responsabilidades e exigências de tempo, frequentemente vemos a necessidade de fazer algumas mudanças. Algumas responsabilidades podem ser delegadas a outras pessoas competentes. Outras podem ser adiadas ou mesmo canceladas. Se você está dominado pela abundância de ocupações de sua agenda, analise que compromissos podem ser mudados. Foi o que Jetro comentou a seu genro Moisés: Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer' (Êx 18.18)".


(GOODALL, W. I. Dominando o estresse e evitando o esgotamento. In CARLSON, R. (et al) O pastor pentecostal. RJ: CPAD, 1999, pp. 173-4.)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dentre todas as coisas que precisamos fazer para ser feliz, destacarei três delas aqui:


1ª NÃO VÁ ATRÁS DA OPINIÃO DE PESSOAS MÁS – Elas não têm nada de bom para te oferecerem;

2ª NÃO SIGA O EXEMPLO DOS PECADORES – Eles só irão te afastar de Deus;

3ª NÃO PARTICIPE DE RODINHAS DOS QUE ZOMBAM DE DEUS – Elas te farão um blasfemo, coisa que Deus abomina.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?


A Bíblia nos ensina em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." A chefia de polícia de Houston, Texas (EUA), publicou as seguintes diretrizes irônicas sobre a educação de filhos:

Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?

1. Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja.

2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.

3. Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha "sua religião" depois dos 21 anos de idade.

4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.

5. Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espírito dele pode ser alimentado com lixo.

6. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros.

7. Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a família se desestruturar.

8. Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por consequência.

9. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!

10.            Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!

Quem "educar" seus filhos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis, pois a Bíblia diz em Provérbios 29.15b: "...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe". Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma." (Norbert Lieth - http://www.chamada.com.br)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

2.º Trimestre de 2013 das Lições Bíblicas CPAD


Lições Bíblicas CPAD: 2º Trimestre de 2013 - “A Família Cristã no Século XXI: Protegendo seu Lar dos Ataques do Inimigo”


Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima



CONFIRA AS LIÇÕES:


Lição 1 - Família, Criação de Deus

Lição 2 - O Casamento Bíblico 

Lição 3 - As Bases do Casamento Cristão 

Lição 4 - A Família Sob Ataque 

Lição 5 - Conflitos na Família 

Lição 6 - A Infidelidade Conjugal 

Lição 7 - O Divórcio 

Lição 8 - Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais 

Lição 9 - A Família e a Sexualidade 

Lição 10 - A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico 

Lição 11 - A Família e a Escola Dominical 

Lição 12 - A Família e a Igreja 

Lição 13 - Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O RICO INSENSATO




Havia em uma cidade um homem muito rico, mas nem por isso ele vivia bem, talvez por seu egoísmo, pois tudo o que ele fazia era para o seu próprio interesse, na medida em que isso ocorria, certo dia ele teve um sonho, no qual ele estava no céu na certeza que permanecia ali, contemplou várias casas com lindas luzes de cristais, um anjo se aproximou dele, e ele perguntou ao anjo, qual dessas casas é a minha? O mesmo lhe respondeu: Na verdade, ainda que o senhor tenha varias casas lá em baixo, apesar de ser um homem rico, para se ter uma casa aqui é preciso servir a Jesus de todo coração, ser humilde, bondoso, paciente e o principal de tudo ter amor.

Neste momento o homem acordou, ficou pensativo em relação ao sonho e resolveu procurar um pastor e relatou todo o sonho ao pastor, que lhe respondeu: filho você tem varias casas aqui na terra, porém para garantir uma morada no céu é preciso servir a Jesus segundo as Escrituras.

O insensato ao ouvir isso respondeu: Se for para deixar tudo que tenho, prefiro permanecer como estou e saiu do gabinete pastoral irado.

Mas aquelas cenas não saíram de sua memória, dois dias depois ele sentiu desejo de fazer uma viagem com sua filha e seu neto, para sua surpresa, ao ultrapassar um caminhão, uma carreta veio em sua direção, ele não conseguiu frear, ocorrendo assim um grave acidente onde ele, sua filha e seu neto morreram na hora.

”Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” (LUCAS 12.21).

OBS.: Segundo o Pr. Severino Pedro da Silva,
Deus pode alcançar através de seus métodos a todos os homens; Ainda segundo ele, vejamos alguns dos métodos de Deus:

(a) DEUS fala através do Universo: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento (“anuncia”) a obra das suas mãos... Sem linguagem, sem (“fala”), ouvem-se as suas vozes, em (“toda a extensão da terra”), e as suas palavras até ao fim do mundo”. Sl 19.1-4:

(b) DEUS fala através da percepção: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles (nos homens) se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder... se entendem, e claramente se (“veem”) pelas coisas que estão criadas, para que eles (os homens) fiquem inescusáveis”. Rm 1.19-20:

(c) DEUS fala através da consciência: “Porque, quanto os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, que acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo”. Rm 2.14-16:

(d) DEUS fala através da vida dos animais: “Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; às aves dos céus, e elas to farão saber; ou fala com a terra; e elas to ensinará até os peixes do mar to contarão. Quem não entende por todas estas coisas que a mão do Senhor fez isto?”. Jó 12.7-9:

(e) DEUS fala através dos meios geográficos: “...Deus anuncia agora a (“todos os homens”), e em (“tudo o lugar”), que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo...”. At 17.30-31:

(f) DEUS fala através dos sonhos: “Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então (“abre os ouvidos dos homens”), e lhes sela a sua instrução. Para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada”. Jó 33.14-18:

(g) DEUS fala através dos anjos: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar (“aos que habitam sobre a terra”), e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo”. Ap 14.6:

(h) DEUS fala através de seu Filho: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Hb 1.1:

(i) DEUS fala através de sinais e milagres: “Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo...”. Hb 2.4a. Perguntamos agora: havendo Deus falado tanto e de muitas maneiras, chegará alguém inocente diante do Grande Trono Branco? (Êx 34.7). Segundo se depreende do significado do pensamento, aqueles que não viveram de acordo com a (“FÉ”). Rm 4.5-6; Hb 10.38; serão ali julgados de acordo com as (“OBRAS”). Jn 3.10. Deixemos o assunto com o Senhor – O Justo Juiz (Dt 29.29; Rm 4.15).

O método que Deus usou para falar com esse rico insensato foi através dos sonhos.

Devemos ficar atentos ao que Deus está querendo nos falar.

“(...) Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações (...).” (HEBREUS 3.15).