A Bíblia responde a muitas questões fundamentais da vida e da morte, do presente e do futuro, e por isso é difícil escolher apenas um tema como o principal. Estudantes da Bíblia têm geralmente agrupados os temas principais tratados na Bíblia sob duas principais cabeças. Vamos examinar brevemente os dois.
A primeira escola sugere que a principal mensagem da Bíblia é a apresentação maravilhosa da salvação. A boa notícia da salvação em Jesus Cristo é a mensagem fundamental da Bíblia. Sob este título há muitas verdades básicas:
- Deus criou um universo majestoso e coroado pelo formando o primeiro homem e a primeira mulher na perfeição sem pecado.
- Adão e Eva sucumbiram à tentação de Satanás, e caiu em pecado e vergonha. As conseqüências do pecado são óbvias, mas as pessoas em todos os lugares o amor ainda se rebelar contra Deus.
- Contudo, Deus não abandonou a humanidade em seu curso de destruição. Ele escolheu um povo para demonstrar seus cuidados especiais e de lhes prestar um Salvador para o mundo inteiro.
- Deus enviou seu próprio filho Jesus Cristo para suportar as consequências do pecado terrível. Deus não apenas alegremente ignorar o pecado, mas ele derramou todo o terror da condenação eterna de seu filho naquelas horas terríveis de sofrimento e morte na cruz.
- Na ressurreição de Jesus, Deus demonstra sua vitória sobre o pecado e chama as pessoas em todos os lugares a se identificar com esta vitória, pela fé em Jesus Cristo.
- Na vida nesta salvação, sabemos que a vida não tem sentido, mas nós vivemos cercados por amor a Deus, e obrigado por toda a eternidade com ele.
A segunda escola de pensamento considera a principal mensagem da Bíblia a partir de uma perspectiva muito diferente. Estes leitores concordam que a salvação é certamente muito importante, mas é apenas parte de uma mensagem muito maior. Que a maior mensagem vai muito além do homem centrado foco de salvação para abraçar o objetivo de todos os tempos e do espaço. Podemos chamar esta mensagem é a revelação do plano de Deus e o propósito para o universo. Sob este título há também muitas verdades básicas:
- Deus na sua essência dinâmica e criativa resolveu criar o universo e prazer.
- No entanto, Deus não é o único ser transcendente. Existe um ser caído e rebelde chamado Satanás que se opõe a Deus ea seu plano. Ele engana e prejudica o propósito de Deus em toda parte.
- Esse conflito marca toda a história e os resultados em dois reinos. Satanás fomenta a desordem e tudo o que é bizarro e sinistro. Brigas e discórdias entre o povo de Deus é frequentemente o seu dispositivo mais horríveis.
- Ao enviar seu filho Jesus Cristo, Deus estabeleceu a hora decisiva nesse conflito. Em seu servo, Jesus foi o oposto de tudo a pompa, o orgulho, ganância e egoísmo que Satanás promove.
- Na morte de Cristo, Satanás declarou vitória sobre Deus, mas a ressurreição transformou a vitória em derrota parecendo reais.
- Satanás ainda ronda o mundo, mas ele percebe que não pode vencer. É o povo de Deus são arautos do seu reino ea vinda presentes. Gradualmente, os contornos do conflito final emerge em todo o mundo.
- Eventualmente mal tão cativa e escraviza a humanidade que o tempo final de clímax da história chega. Finalmente, a volta de Cristo à Terra como o vencedor e do reino de Deus está sendo estabelecido por toda a eternidade. O objetivo da criação universal e plano de Deus é alcançado.
Ambas as mensagens majestosa são encontradas na Bíblia:. Eles são apenas duas perspectivas sobre um tema majestoso plano de Deus para seu povo e seu Reino Cósmico. Qual é a resposta do seu coração a sua mensagem?
FONTE: www.biblica.com/bibles/faq/4/