quarta-feira, 21 de abril de 2021

Conselhos a um evangélico que quer largar o cigarro, mas não consegue

 Anônimo diz:

“A Paz do Senhor! Sou evangélico há alguns anos, antes de me converter eu era viciado em varias drogas, mas, mesmo depois de convertido, não consegui largar o vicio do cigarro, por favor, me ajude! Eu quero deixar esse vício, me dê alguns conselhos. Obrigado”.

Primeiramente, obrigado pela confiança. Bom, sabemos que ninguém fica viciado do dia para a noite, o vicio começa aos poucos: fumam um, dois, três cigarros por dia, quando vê está fumando um maço de cigarros por dia.

Dito isto, fica a pergunta: O que eu preciso fazer para parar de fumar?

Vale lembrar que não existem fórmulas mágicas, mas iremos dá alguns conselhos, que se colocados em praticas, podem ajudar muito.


1º Tenha paciência

Vivemos em mundo onde queremos as coisas para logo, porém para parar de fumar é preciso muita paciência. Sabemos que não é fácil deixar a dependência química das mais de 4.700 substâncias presentes no cigarro, em especial a nicotina. O corpo sente falta e reage com sintomas como ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, sonolência ou insônia. Mas é uma fase que em geral dura entre um mês e meio e três meses, na qual será preciso fazer um esforço ativo para lutar contra a vontade de fumar. Persista, com paciência você chega lá.

 

2º Mude o cenário

Limite as possibilidades de acesso ao cigarro dentro de casa, ou em outro lugar que costumava ficar. Tire maços, fósforos e isqueiros dos lugares onde você costuma fumar para não cair em tentação sem perceber. Não desista!

 

3º Distraia a vontade de fumar

A vontade de fumar dura até dez minutos.  Ela não vai desaparecer da noite para o dia. Mas você aprender a lidar com ela. Quando bate a abstinência (ou fissura), lembre-se de que essa vontade é passageira: dura de dois a dez minutos. Nesse intervalo, concentre-se em outra atividade – como por exemplos: beber água gelada, chupar uma bala de gengibre ou mastigar palitos de cenoura, pepino ou faça exercícios de respiração. Você consegue!

 

4º Ocupe-se com o que você gosta

Já que você está no clima de mudar, sair da zona de conforto, que tal começar a se dedicar a uma nova atividade, como um curso, ler um livro, aprender uma música caminhar etc. Importante: quando o cigarro sai de cena como fonte de prazer, é imprescindível ter outras atividades que tragam a mesma satisfação para a sua vida. Vá em frente!

 

5º Reveja seus laços

Se controle diante de familiares, amigos e colegas fumantes. Pois, para muita gente, fumar é uma maneira de trocar confidências, desabafar e, assim, formar laços sociais e afetivos. Por isso, é importante pensar em outras maneiras de compartilhar esses momentos com os familiares amigos e colegas. É importante aprender a se interessar pelas pessoas sem acender o cigarro. Sucesso! Você é mais forte que seu vício.


Ore a Deus para que ele te oriente a colocar em práticas esses conselhos para vencer esse vício, pois a Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.7,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!