SUBSÍDIO
PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
3º
Trimestre/2017
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE: 1 Coríntios 12.4-6; 2 Coríntios 13.13
TEXTO
ÁUREO: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do
Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO" (Mt 28.19).
INTRODUÇÃO
A doutrina da Trindade é um ensino
misterioso e de difícil compreensão da fé cristã. Informo que seria insensato
afirmar que podemos dar uma explicação completa sobre ela. Sabendo que Deus não
pode ser compreendido pela mente humana, se fosse, não seria Deus; como
entendia Agostinho, “Deus é incompreensível, mas não incognoscível”. Sobre este
assunto, só podemos saber, a respeito de Deus, e da Trindade, o pouco que as
Escrituras nos revelam. A tripla personalidade de Deus é, exclusivamente, uma
verdade da Revelação. Por definição, temos que Deus é uma Unidade, uma essência
divina, existindo em Três Pessoas na Divindade, sendo essas Três: Deus Pai,
Deus Filho e Deus Espírito Santo. Não há nas Escrituras o termo Trindade. O
Credo Atanasiano diz: “Adoramos um Deus em Trindade, e Trindade em Unidade, sem
confundir as Pessoas, sem separar a substância”. Cada uma das Três Pessoas da
Trindade é Deus, sendo iguais em autoridade, glória e poder. Cada uma igual às
outras, merecendo o mesmo culto, a mesma devoção, a mesma confiança e fé (Dt
6.4; Mt 28.19; Mc 12.29; Gn 1.1; 2.7; Hb 11.3 e Ap 4.11). É importante
conhecermos bem esta doutrina para estarmos sempre “preparados para responder a
todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pd 3.15).
I
- CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITÁRIAS
1.
A unidade na Trindade (1Co 12.4-6). Pai, Filho e Espírito
Santo são três pessoas distintas, separadas, mas que em poder e glória são
iguais, são infinitas, eternas e trabalham com um mesmo objetivo. A gora,
atenção, a “substância” de Deus é Deus, não um monte de “ingredientes” que
misturados produzem a divindade. Deus é um, e só um. Este é o grande brado do
judaísmo chamado Shema (Dt 6.4). Em 1Co 12.4-6, Paulo distingue de forma clara
as três pessoas da Trindade, dizendo: “Ora, há diversidade de dons, mas o
Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E
há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”. Em Ef
4.4-6, Paulo ainda reforça o argumento, dizendo: “Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um
só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre
todos, e por todos, e em todos”. Paulo afirma que não falava com sabedoria
humana, mas com palavras que o Espírito Santo ensinava (1Co 2.13). A fé
monoteísta prossegue ao longo do Novo Testamento. Paulo ainda escreve: “No
tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é
no mundo e que não há senão um só Deus. Porque ainda que há também alguns que
se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos
senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e
para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as
coisas, e nós também, por ele” (1Co 4.6). A observação de Paulo sobre “muitos
deuses e muitos senhores”, conforme os eruditos do Novo Testamento, igualmente
se refere aos governadores humanos com grande poder (muitos dos quais eram
adorados como deuses), bem como aos deuses pagãos. Em nenhum caso Paulo os
estava igualando ao Deus Criador. O que afirma em sua carta aos Gálatas é: “Ora,
o mediador não é de um só, mas Deus é um” (Gl 3.20). Outras passagens do Novo
Testamento que atestam a unidade de Deus são: Jo 5.44; 17.3; 1Tm 1.17; 6.15 e
Jd 25.
2.
A bênção apostólica (2 Co 13.13). A bênção apostólica é
uma declaração da bênção de Deus sobre a vida daqueles que creem n'Ele e que se
manifesta através da Trindade. 2Co 13.13 é a passagem mais antiga em que
aparece uma bênção em nome de Deus Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. A
bênção apostólica escrita por Paulo basicamente significa a expressão do desejo
eficaz de que o Deus Triuno abençoe os redimidos capacitando-os com as virtudes
do amor, graça e comunhão. Usualmente, Paulo concluía suas epístolas registrando
uma bênção final, em sua maioria apresentam uma fórmula mais simplificada em
comparação à bênção registrada em 2Co13.13. Não era intuito dele ensinar
doutrina, mas apenas um ‘fecho’ de suas cartas, porém, vê-se que desde cedo, os
crentes conhecem o conceito trinitário, considerando que esta epístola foi
escrita cerca de 55-57 dC.
3.
O Deus trino e uno revelado (Ef 4.4-6). Novamente,
encontramos, no texto acima, a fórmula trinitária: o Deus-Pai, o Deus-Filho e o
Deus-Espírito. Cada uma das três Pessoas desempenha um papel na igreja. Essa
verdade, ensinada primeiramente aos crentes de Éfeso, consta também do Credo de
Atanásio – não se deve confundir as Pessoas; Pai é Pai, Filho é Filho e
Espírito Santo é Espírito Santo. Um só Pai, um só Filho e um só Espírito Santo.
O Credo de Atanásio, subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã, é
geralmente atribuído a Atanásio, Bispo de Alexandria (século IV), mas
estudiosos do assunto conferem a ele data posterior (século V). Sua forma final
teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste
credo provém de um sermão de Cesário, no início do século VI. O credo de
Atanasio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é
considerado “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja
quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus
e da dualidade de naturezas de um único Cristo”.
Segue o texto do Credo de
Atanásio:
1. Todo aquele que quiser
ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal. 2. A qual,
a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá para
sempre. 3. Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e
a Trindade em unidade. 4. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância.
5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo
outra. 6. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade,
igual em glória e co-eterna majestade. 7. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o
Espírito Santo. 8. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é
não criado. 9. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é
ilimitado. 10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. 11.
Contudo, não há três eternos, mas um eterno. 12. Portanto não há três (seres)
não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado. 13. Do
mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é
onipotente. 14. Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente. 15.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. 16. Contudo, não
há três Deuses, mas um só Deus. 17. Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor,
e o Espírito Santo é Senhor. 18. Contudo, não há três Senhores, mas um só
Senhor. 19. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada
pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela
religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores. 20. O Pai não foi
feito de ninguém, nem criado, nem gerado. 21. O Filho procede do Pai somente,
nem feito, nem criado, mas gerado. 22. O Espírito Santo procede do Pai e do
Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. 23. Portanto, há um
só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três
Espíritos Santos. 24. E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é
maior ou menor. 25. Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre
si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como
a trindade em unidade deve ser cultuada. 26. Logo, todo aquele que quiser ser
salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade. 27. Mas também é
necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do
nosso Senhor Jesus Cristo. 28. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e
confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo
da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma
alma racional e carne humana. 31. Igual ao Pai com relação à sua divindade,
menor do que o Pai com relação à sua humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e
homem, não é dois mas um só Cristo. 33. Mas um, não pela conversão da sua
divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade. 34.
Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de
pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem,
assim Deus e homem constituem um só Cristo. 36. O qual sofreu por nossa
salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. 37. Ascendeu
ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar os
vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos,
e prestarão conta de sua obras. 39. E aqueles que houverem feito o bem irão
para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno. 40.
Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não
pode ser salvo.
II
- O DEUS TRINO E UNO
1.
Uma questão crucial. Dentro da língua portuguesa é difícil
falarmos em Trindade e compreendermos o verdadeiro sentido da palavra. A
primeira impressão é a existência de três pessoas da divindade que se
relacionam, entre si, no projeto divino de salvação da humanidade. Porém, o
cristianismo é herdeiro da teologia judaica, essencialmente monoteísta,
aceitando a revelação de Deus na história de Israel. Ao longo da história da
Igreja, para ajuizar o sentido das questões sobre a Trindade, entre os séculos
IV e VI, foram convocados concílios que definiram o relacionamento entre as
pessoas trinitárias. Primeiramente, o Concílio de Nicéia, em 325, -
controvérsia entre Ário e Atanásio, sobre a igualdade da natureza do Filho com
o Pai, ou prevalece a posição de Atanásio a respeito da igualdade do Filho com
o Pai.A formulação do credo niceno, em 325, era a seguinte: "Cremos em um
só Deus, Pai onipotente, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em
um só Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da
substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro do Deus
verdadeiro, gerado não feito, de uma só substância com o Pai, pelo qual foram
feitas todas as coisas, as que estão no céu e as que estão na terra; o qual,
por nós homens e por nossa salvação, desceu, se encarnou e se fez homem e
sofreu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, e novamente deve vir para
julgar os vivos e os mortos: e no Espírito Santo”.
2.
A Trindade. “Ide, portanto, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo…”
(Mt 28.19). Esta fórmula tríplice do batismo é uma maneira de ressaltar a
Santíssima Trindade. Na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito
Santo. Pode parecer um paradoxo, mas Deus é três e um simultaneamente.
Precisamos fazer distinção entre o termo "pessoa" e "natureza".
As pessoas em Deus são três, mas uma só é a natureza, que consiste na
onipotência, onisciência, onipresença etc. Vários exemplos foram apresentados
para exemplificar esse caso; porém, o triângulo equilátero é o que mais se
aproxima desse conceito. Acompanhe: O triângulo é indivisível, assim como Deus
(simbolizado por toda a figura). Todavia, cada lado é distinto do outro e,
contudo, formam a mesma figura, que só existe com os três lados iguais; assim,
tomando a analogia, o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo e vice
e versa; porém, eles constituem o mesmo Deus. A individualidade pessoal é
mantida, bem como a unidade. Assim, Deus não é somente o Pai, nem somente o
Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo. Deus é o Pai, o Filho e o Espírito
Santo. [...] A Trindade no Antigo Testamento:
a) Gênesis 1:26,
27 — Chegando o momento de criar o homem, Deus disse: "Façamos o
homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança". O verbo
"fazer", nesse caso, aponta para um ato criativo, e somente Deus pode
criar. Assim, ao ser criado, o homem não poderia ter a imagem de um anjo ou de
qualquer outra criatura, mas a imagem de Deus, a imagem de seu Criador. No
versículo 27, lemos: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de
Deus o criou; homem e mulher os criou". O interessante, porém, é que a
Bíblia diz que Jesus Cristo também criou todas as coisas, as visíveis e
invisíveis (João 1:1, 3; Colossenses 1:16, 17; Hebreus 1:10), o que inclui
necessariamente o homem. Desse modo, concluímos, à luz da Bíblia, que o homem
tem a Jesus como seu Criador, logo, o homem carrega Sua imagem, pois Jesus é
Deus, uma vez que "à imagem de Deus" o homem foi criado. Já em Jó
33:4, Eliú declara: "O Espírito de Deus me fez". Afinal de contas,
quem fez o homem? A Bíblia diz: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à
imagem de Deus o criou". E quem é esse Deus? Resposta: Pai, Filho e
Espírito Santo. É digno de nota que há outros textos em que Deus fala no
plural: Gênesis 3:22; 11:7-9; Isaías 6:8. Alguns dizem tratar-se de plural de
majestade, ou seja, é uma forma de expressão onde o indivíduo fala do plural
que não revela necessariamente uma pluralidade participativa. Todavia, isso não
funciona em Gênesis 1:26, 27, pois outros textos bíblicos deixam claro que o
Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram o homem; logo, não está em jogo nenhum
plural de majestade, mas um ato criativo de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Os demais textos, portanto, devem ser interpretados seguindo-se essa mesma
linha de raciocínio.
b) Deuteronômio
6:4 — "Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová"
(TNM). Esse texto é usado para desacreditar a doutrina da Trindade, mas, ao
contrário disso, é o texto que prova que na unidade de Deus existe uma
pluralidade, dando abertura para a concepção trinitariana. Como assim? Na
língua hebraica, existem duas palavras para expressar unidade, a saber, ’ehadh
e yehidh. A primeira designa uma unidade composta ou plural. Exemplo: Gênesis
2:24 diz que o homem e a mulher seriam uma (’ehadh) só carne, ou seja, dois em
um. A segunda palavra é usada para expressar unidade absoluta, ou seja, aquela
que não permite pluralidade. Exemplo: Juízes 11:34 diz que Jefté tinha uma
única (yehidh) filha. Qual dessas palavras é empregada em Deuteronômio 6:4? A
palavra ’ehadh, o que indica que na unidade da Divindade há uma pluralidade.
A Trindade no Novo
Testamento: A revelação da Triunidade de Deus no Antigo Testamento não é tão
clara quanto no Novo. Os textos bíblicos abaixo alistados (respeitando-se os
devidos contextos) mostram sempre juntos o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Levando-se em conta que Deus é único (Isaías 43:10) e que ele não partilha sua
glória com ninguém (Isaías 42:8; 48:11), é interessante notar como o Pai, o
Filho e o Espírito Santo são postos em pé de igualdade, coisa que nenhuma
criatura, por melhor que fosse, poderia atingir, nem muito menos uma
"força ativa" (agente passivo).
a) Mateus 28:19
— A ordem de Jesus é para batizar em "nome do Pai, e do Filho e do
Espírito Santo". Ora, se Jesus fosse uma criatura e o Espírito Santo uma
"força ativa", seria estranho que as pessoas fossem batizadas em nome
do Criador (que não divide sua glória com ninguém), em nome de um anjo, e de
uma "força ativa"; aliás, que necessidade há em batizar alguém em
nome de uma "força"? Tudo isso só faz sentido se Jesus e o Espírito
Santo forem Deus, assim como o Pai.
b) Lucas 3:22 — No
batismo do Filho, lá estão o Espírito Santo e o Pai; como sempre, inseparáveis.
Essa é uma das razões pelas quais o batismo cristão deve ser ministrado em nome
das três pessoas.
c) João 14:26 — Jesus
fala do Espírito Santo, que será enviado pelo Pai, em seu próprio nome, isto é,
de Cristo.
d) 2ª Coríntios
13:13 — Outra fórmula trinitária, onde aparece o Filho, em primeiro lugar,
com sua graça ou benignidade imerecida; depois, o Pai, com seu amor; e
finalmente, o Espírito Santo, com a comunhão ou participação que dele procede.
e) 1ª Pedro 1:1,
2 — Pedro fala aos escolhidos, que foram eleitos segundo a presciência do
Pai, santificados pelo Espírito e aspergidos com o sangue de Jesus Cristo.
f) Outros
versículos — Romanos 8:14-17; 15:16, 30; 1ª Coríntios 2:10-16; 6:1-20;
12:4-6; 2ª Coríntios 1:21, 22; Efésios 1:3-14; 4:4-6; 2ª Tessalonicenses 2:13,
14; Tito 3:4-6; Judas 20, 21; Apocalipse 1:4, 5 (compare com 4:5) etc. É digno
de nota que se o Filho fosse uma criatura e o Espírito Santo uma "força
ativa", os dois não poderiam assumir o primeiro lugar em algumas das
passagens bíblicas acima citadas. Aliás, o que uma "força ativa"
estaria fazendo no meio de duas pessoas? As TJ objetam dizendo que mencionar as
três Pessoas juntas, não indica que sejam a mesma coisa, pois Abraão, Isaque e
Jacó (Mateus 22:32), bem como Pedro, Tiago e João (Mateus 17:1) sempre são
citados juntos; contudo, isso não os torna um. O que as TJ não perceberam foi o
seguinte: Abraão, Isaque e Jacó tinham algo em comum: o patriarcado. Já Pedro,
Tiago e João tinham em comum o apostolado. E o que o Pai, o Filho e o Espírito
Santo têm em comum? Resposta: a natureza divina, ou simplesmente, a divindade.
III
- AS CRENÇAS INADEQUADAS
1.
Os monarquianistas dinâmicos. Ainda no primeiro
século surgiram os que Tertuliano chamou de monarquianistas (do grego monarchia
- governo exercido por uma única pessoa). Os monarquianistas dinâmicos (do
grego dynamis “força, poder”, pois diziam que Deus deu força e poder a Jesus,
adotando-o como Filho), negavam a divindade absoluta de Jesus, e também a
Trindade. Esta heresia era o prenúncio do arianismo, que, no início de terceiro
século, negava a eternidade de Jesus, pois considerava Cristo um deus de
segunda categoria, igual ao ensino das Testemunhas de Jeová. Essa doutrina dos
dinâmicos era defendida por Teodoro de Bizâncio, Artemão e Paulo de Samosata.
2.
Os monarquianistas modalistas. Monarquianistas modais
ou modalistas ensinavam que as três pessoas da Trindade manifestavam-se de
vários modos, daí o nome modalista. Defendidos por Noeto de Esmirna e Práxeas
de Cartago, ensinavam que o Pai nasceu e sofreu, e que Jesus era o Pai. Por
essa razão, no Ocidente, eles eram chamados de patripassianistas (do latim
Pater “Pai” e passus de patrior “sofrer” - o Pai encarnou-se em Cristo e sofreu
com Ele). No Oriente eram chamados sabelianistas, pois o heresiarca Sabélio foi
quem mais se destacou na propagação dessa heresia. Segundo essa doutrina, o
Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas três aspectos da Divindade, sendo,
portanto, uma só Pessoa. Esse ensinamento do bispo Sabélio é hoje chamado de
sabelianísmo ou modalismo. Sabélio usava a palavra “pessoa” para cada Pessoa da
Trindade, mas para ele essa “pessoa” tinha o sentido de máscara ou
manifestações diferentes de uma mesma Pessoa Divina. Na sua concepção o Pai, o
Filho e o Espírito Santo são nomes de três estágios ou fases diferentes. Ele
era Pai na criação e na promulgação da Lei; Filho na encarnação, Espírito Santo
na regeneração. Essa doutrina foi combatida por Tertuliano em Contra Prãxeas,
quando pela primeira vez este apologista usa o termo Trinitas (“Trindade”) para
a Divindade: “Todos são de um, por unidade de substância, embora ainda esteja
oculto o mistério da dispensação que distribui a unidade em uma Trindade,
colocando em sua ordem os três: Pai, Filho e Espírito Santo; três contudo,...
não em substância, mas em forma, não em poder, mas em aparência, pois eles são
de uma só substância e de uma só essência e de um poder só, pois é de um só
Deus que esses graus, formas e aspectos são reconhecidos com o nome de Pai,
Filho e Espírito Santo.
3.
O arianismo. O Arianismo vem de Arius, ou Ário, um
professor do início do século 4 D.C. Um dos assuntos mais antigos e
provavelmente mais importante a ser debatido entre os cristãos da antiguidade
foi a questão da divindade de Cristo. Era Jesus verdadeiramente Deus em carne
ou era Jesus um ser criado? Era Jesus Deus ou apenas como Deus? Arius defendia
a ideia de que Jesus foi criado por Deus como o primeiro e mais importante ato
da Criação. O Arianismo, então, é a crença de que Jesus era um ser criado com
atributos divinos, mas não era divindade em Si mesmo. O Arianismo engana-se ao
interpretar referências sobre Jesus estando cansado (João 4:6) e Jesus não
sabendo a data do Seu retorno (Mateus 24:36). Sim, é difícil compreender como
Jesus poderia estar cansado e/ou não saber algo, mas dizer que Jesus era um ser
criado não é a resposta. Por favor leia o nosso artigo sobre a união
hipostática para uma explicação sobre esses assuntos. Jesus era completamente
Deus, mas também era completamente humano. Jesus não se tornou um ser humano
até a sua encarnação. Portanto, as limitações de Jesus como um ser humano não
têm nenhum impacto em sua natureza ou eternidade divina. A segunda má
interpretação do Arianismo é o significado de “primogênito” (Romanos 8:29;
Colossenses 1:15-20). Os arianos interpretam “primogênito” nesses versículos
como se dissessem que Jesus “nasceu” ou foi “criado” como o primeiro ato de
Criação. Esse não é o caso. Jesus mesmo proclamou a sua auto-existência e
eternidade (João 8:58; 10:30). João 1:1-2 nos diz que Jesus “estava com Deus”.
Nos tempos bíblicos, o filho primogênito de uma família ocupava uma posição de
grande honra (Gênesis 49:3; Êxodo 11:5; 34:19; Números 3:40; Salmos 89:27;
Jeremias 31:9). É neste sentido que Jesus é o primogênito de Deus. Jesus é o
membro preeminente da família de Deus. Jesus é o ungido, o “Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).
Jesus não “nasceu”, na verdade, Ele se tornou o Senhor sobre toda a criação
como o “primogênito” de Deus. Depois de mais ou menos um século de debates em
vários conselhos da igreja primitiva, a Igreja Cristã oficialmente denunciou o
Arianismo como uma doutrina falsa. Desde então, o Arianismo nunca mais foi
aceito como uma doutrina viável da fé Cristã. No entanto, o Arianismo nunca
morreu, mas tem continuado pelos séculos de várias formas diferentes. As
Testemunhas de Jeová de hoje defendem uma posição parecida com a dos arianos em
relação à natureza de Cristo. Assim como a igreja primitiva, precisamos renegar
quais ataques na divindade do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
IV
- RESPOSTA ÀS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE
1.
Esclarecimento. História do unicismo moderno (o retorno
da velha heresia sabeliana) Essa doutrina surgiu em uma reunião pentecostal das
igrejas Assembléias de Deus realizada em abril de 1913, em Arroyo Seco, nos
arredores de Los Angeles, na Califórnia, numa cerimônia de batismo. O preletor,
R. E. McAlister, disse que os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus e não
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e quando as pessoas ouviram isso
ficaram atônitas. McAlister foi notificado que seu ensino possuía elementos
heréticos. Ele tentou esclarecer sua prédica, mas ela já havia produzido
efeito. Um de seus ouvintes era John Sheppe que após aquela mensagem, passou
uma noite em oração, refletindo a mensagem de McAlister e concluiu que Deus
havia revelado o batismo verdadeiro que seria somente em nome de Jesus. Também
Franck J. Ewart, australiano, adotou essa doutrina e em 15 de abril de 1914
levantou uma tenda em Belvedere, ainda nos arredores de Los Angeles, e passou a
pregar sobre a fórmula batismal de Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegou à
conclusão de que o nome de Deus seria então somente o nome Jesus. É verdade que
o batismo somente no nome de Jesus era praticado por pastores pentecostais como
Howard Goss e Andrew Urshan, mas foi somente com Franck J. Ewart que o batismo
em nome de Jesus desenvolveu teor teológico próprio. Assim, em 15 de abril de
1914, Franck J. Ewart e Glenn Cook se batizaram mutuamente com a nova fórmula.
Esse movimento começou então a crescer em cima dessa polêmica e ficou conhecido
por vários nomes como: Nova Questão, movimento Somente Jesus, o Nome de Jesus,
Apostólico, ou Pentecostalismo Unicista. A essência da doutrina unicista é a
centralização no nome de Jesus. Os teólogos unicistas entendem que a expressão
em nome, de Mateus 28.19 referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo são apenas
nomes singulares de Jesus. Assim, o que parecia ser apenas uma polêmica
referente à fórmula batismal resultou na negação da doutrina da Trindade. Os
unicistas não aceitam a pluralidade de pessoas na unidade Divina, qualquer
referência à idéia de Trindade eles interpretam como sendo várias manifestações
de Deus ou de Jesus. Logo não são contra a Trindade pelo fato de não crer que
Jesus seja Deus, mas ironicamente pelo fato de crer que Deus é só Jesus.
3 – Principais grupos
unicistas modernos
-Igreja Evangélica Voz da
Verdade (IEVV);
-Igreja Só Jesus;
-Igreja Local (Witness Lee)
-Adeptos do Nome Yehoshua e
Suas Variantes;
-Tabernáculo da Fé.
-A Voz da Pedra Angular
(Willian Soto Santiago)
-Ministério Internacional
Creciendo en Gracia
-Igreja Cristo Vive (do
apostolo Miguel Ângelo)
-Pentecostal Novo Nascimento
em Cristo e outras.
2.
A definição de Tertuliano. ‘Neologista’ = aquele que faz
uso ou é simpatizante de neologismos; neologizante, neólogo. Neologismo é o
processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de
designar novos objetos ou novos conceitos ligados às diversas áreas. Com exímio
uso do latim, Tertuliano foi o primeiro a usar o termo Trinitas para designar a
Trindade. Expôs também a tese de que o Pai e o Filho eram da mesma substância.
Antecipou-se em um século ao Símbolo de Nicéia. Tertuliano escreve “antes de
todas as coisas, Deus estava sozinho, sendo Ele seu próprio universo. Ele
estava sozinho, entretanto, no sentido em que não havia nada de externo a Ele,
pois mesmo então Ele não estava realmente sozinho, já que Ele tinha consigo
aquela Razão que Ele possuía em Si mesmo, isto é, sua própria Razão”. Em outra
passagem ele tenta explicar, mais claramente que os seus antecessores, o
ser-outro ou a individualidade desta razão imanente ou verbo. Ele explica que a
racionalidade ou o discurso, por meio do qual o homem cogita e faz planos é, de
uma certa maneira, um “outro” e um “segundo” no homem, e assim é com o Verbo
divino, com o qual Deus raciocina desde toda a eternidade e que constitui “um
segundo para consigo.
3.
Formulação definitiva da Trindade. Do site Wikipédia
temos: “O Primeiro Concílio de Constantinopla se realizou em 381, foi debatida
a natureza de Cristo e o arianismo. Sendo este o primeiro Concílio Ecumênico
realizado em Constantinopla, foi convocado de forma cesaropapista por Teodósio
I em 381. O concílio aprovou o Credo niceno-constantinopolitano, e tratou de
outros assuntos teológicos. O concílio reuniu-se na Igreja de Santa Irene de
maio a julho de 381. É reconhecido como o segundo concílio ecumênico pela
Igreja Católica, Nestoriana, Ortodoxa e uma série de outros grupos cristãos. O
Concílio de Constantinopla (381) foi convocado pelo imperador Teodósio I, que
no ano anterior havia oficializado o cristianismo católico e trinitário como a
religião do Império Romano. Esse concílio coroou de uma vez por todas os
esforços de Atanásio e dos três capadócios ao condenar todos os tipos de
subordinacionismo e sabelianismo (modalismo). Revisou o Credo do Nicéia,
tornando mais claras certas expressões e acrescentando um terceiro artigo sobre
o Espírito Santo e a igreja. Esse importante documento ficou conhecido na
história como Credo Niceno ou Niceno-Constantinopolitano. Os pneumatomacianos
ou macedonianos negavam a divindade do Espírito Santo. Os chamados pais
capadócios (Basílio de Cesaréia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa)
foram importantes pensadores cristãos dominaram o cenário teológico na segunda
metade do 4° século e trabalharam juntos para tornar vitoriosa a fé nicena.
Eram amigos de Atanásio e desenvolveram o seu pensamento teológico. Eles
criaram as fórmulas que tornaram possível o consenso da maior parte dos
teólogos orientais em torno da questão trinitária. Tomaram para si a tarefa de
definir mais claramente a unidade e a diversidade existentes na Divindade,
inclusive a terminologia adequada para isto, ou seja, de que em Deus há três
hipóstases (subsistências individuais) e apenas uma “ousia” ou essência divina.
Todos os três viveram na Capadócia, a região orienral da Ásia Menor, parte da
moderna Turquia.
CONCLUSÃO
Tem coisas que aceitamos
pela fé, a doutrina da trindade é uma delas. Podemos considerar a doutrina da
Trindade um dos pilares do cristianismo ortodoxo. No entretanto, pelo menos no
contexto brasileiro, demonstramos pouca consideração e há até mesmo um
desconhecimento acerca dela. A razão disso talvez seja o pragmatismo que a
religião brasileira tem como base. As pessoas só se interessam por aquilo que
entendem que pode ser útil para sua vida. Elas querem coisas práticas e estão
enjoadas de teoria. Esse é justamente o motivo pelo qual não gostam de estudar
teologia. Por aqui vale mais as “experiências” com Deus, relegando a teoria ao
esquecimento. Com esta pequena teoria apresentada, podemos compreender que Deus
nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com atributos pessoais
distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser. E por que é
importante conhecer e crer assim? Assim como no início do cristianismo, a
Trindade tem sido motivo de controvérsias. Até para Trinitaristas, uma
compreensão nebulosa, pode levar a uma falsa adoração. Este estudo é pouco para
compreendermos o assunto, ele está mais para uma exortação à pesquisa.
REFERÊNCIAS:
BENTHO, Esdras
Costa. Hermenêutica Fácil e
Descomplicada – Como interpretar a Bíblia de maneira fácil e eficaz. Rio
de Janeiro: CPAD, 2003.
Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD,
2004.
Bíblia
de Estudo Matthew Henry. Rio de Janeiro: Editora Central
Gospel, 2016.
Bíblia
de Estudo Palavras-Chave. Hebraico-Grego. Rio de
Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia
de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BOYER, Orlando. PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. Estados
Unidos da América: Vida, 1998.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Novo Testamento. Rio
de Janeiro: CPAD, 2008.
http://auxilioebd.blogspot.com.br/2017/07/licao-3-santissima-trindade-um-so-deus_12.html
RICHARDS, Lawrence
O. Comentário Histórico-Cultural do
Novo Testamento. 3ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
_____. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de
Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD,
2006.
SOARES, Esequias. A Razão da Nossa Fé – Assim cremos, assim
vivemos. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
_____. Lições Bíblicas: A Razão da Nossa Fé –
Assim cremos, assim vivemos. Rio de Janeiro, CPAD, 3º. Trimestre de 2017.
ZUCK, Roy
B. Teologia do Novo Testamento. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2008.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!