SUBSÍDIO
PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
4º
Trimestre/2015
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE: Gênesis 1.1-10,14,26
TEXTO
ÁUREO: "No princípio, criou Deus os céus e a terra." (Gn 1.1)
INTRODUÇÃO
Deus se revela na Bíblia
como um ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primária de tudo o
que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma
Moisés: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo,
sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2). Noutras palavras, Deus
existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior
a toda criação, no céu e na terra, está acima e independe dela (1 Tm 6.16; Cl
1.16). Gênesis (do grego Γένεσις, "origem", "nascimento",
"criação") é o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia
cristã. Gênesis é o nome dado pela Septuaginta (versão da Bíblia hebraica
traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I
a.C., em Alexandria) ao primeiro destes livros, ao passo que seu título
hebraico Bereshit (בְּרֵאשִׁית, B'reishit, "No
princípio" - Os livros da Bíblia Hebraica não tinham qualquer título.
Eram chamados, simplesmente, pela primeira ou primeiras palavras.) é tirado da
primeira palavra de sua sentença inicial. O livro de Gênesis tem sido por vezes
chamado de “semente-enredo” de toda a Bíblia. A maioria das principais
doutrinas da Bíblia é introduzida de forma “semente” no livro de Gênesis. Junto
com a Queda do homem, a promessa de Deus de salvação ou redenção é registrada
(Gn 3.15). As doutrinas da criação, imputação do pecado, justificação,
expiação, depravação, ira, graça, soberania, responsabilidade e muitas outras
são abordadas neste livro de origens chamado Gênesis. Muitas das grandes
questões da vida são respondidas em Gênesis. (1) De onde é que eu vim? (Deus
nos criou - Gn 1.1) (2) Por que estou aqui? (Nós estamos aqui para ter um
relacionamento com Deus - Gn 15.6) (3) Para onde vou? (Temos um destino após a
morte - Gênesis 25.8). Gênesis é o primeiro dos cinco “livros de Moisés,” os
quais compõem o Pentateuco ou primeira divisão da Bíblia. O Pentateuco relata a
história das origens da nação israelita e de suas instituições, especialmente a
Torá ou Lei que Javé, o Deus de Israel, revelou ao seu povo escolhido. Dentro
do Pentateuco, o livro de Gênesis funciona como a introdução ao êxodo do Egito,
o grande evento salvífico do Antigo Testamento que deu início à nação
israelita. Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?
I.
TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL
1.
Tema. O Comentarista aponta como ponto central a origem
divina do que foi criado; particularmente, entendo que o assunto central do
livro é o pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção,
mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja história
primitiva ali se descreve. Deus criou um universo que era bom e
livre do pecado. Deus criou o homem para ter um relacionamento pessoal com Ele.
Adão e Eva pecaram e, assim, trouxeram o mal e a morte ao mundo. O mal aumentou
de forma constante em todo o mundo até que houve apenas uma família em que Deus
encontrou algo de bom. Deus enviou o Dilúvio para acabar com o mal, mas salvou
Noé, sua família e os animais da Arca. Após o Dilúvio, a humanidade começou
novamente a se multiplicar e a se espalhar por todo o mundo.
2.
Data. A Bíblia de Estudo Plenitude (SBB) traz na
introdução do livro de Gênesis o seguinte: “A data tradicional do êxodo do
Egito se encontra no meio de décimo quinto século a.C. 1Rs 6.1 afirma que
Salomão começou a construir o Templo “no ano 480 depois de saírem os filhos de
Israel do Egito”. Entende-se que Salomão tenha iniciado a construção em cerca
de 960 a.C., datando assim o êxodo em 1440 a.C. Desta forma, Moisés redigiu o
Êxodo depois de 1440 a.C., durante os quarenta anos no deserto”.
3.
Autoria. Enquanto nenhuma declaração é dada sobre quem
teria escrito esse livro, a tradição sempre tem dito que o autor desse livro é
Moisés. Evidências para isso tem-se encontrado: (1) No Novo Testamento normalmente
atribui Gênesis a Moisés: indicação desse fato é que em Jo 7.23 Jesus afirma
que a circuncisão, que é apresentada em Gn.17.12, faz parte da Lei de Moisés.
Mais comum ainda no NT é a declaração do Pentateuco como livro de Moisés.
Evangelhos: Mt 8.5; 19.19.4-8; Mc 1.44; 7.10; 12.19, 26; Lc 2.22; 5,14; 20.37;
Jo 1.17, 45; 7.19, 22-24; 8.5; At 3.22; 7.44; 13.39; 15.5; 28.23; Paulo: Rm
10.5; 10.19; 1 Co 9.9; Autor de Hebreus: Hb 9.19; 10.28. (2) No Antigo
Testamento também parece atribuir a autoria do Pentateuco (Tora) a Moisés:
Livros Históricos: Js 1.7-8; 8.31-32; 1 Re 2.3; 2 Re 14.6; 21.8; Ed 6.18; Ne
13.1; Profetas: Dn 9.11-13; Ml 4.4. O próprio Pentateuco aponta para esse fato:
Ex 17.14; 24.4-8; 34.27; Nm 33.1-2; Dt 31.9, 22. (3) Além disso, o autor do
Pentateuco demonstra conhecer detalhes tão particulares da história que só uma
testemunha ocular poderia saber: Quantidades específicas de fontes e árvores
(Ex 15.27) Detalhes específicos do povo em ocasiões específicas (Nm 2.1-31)
Detalhes da alimentação (Nm 11.7-8). Se alguém duvidar da autoria Mosaica do
Pentateuco ou de Gênesis, deve atribuir também ou falsidade ou erro, tanto dos
textos do Velho, como do Novo Testamento. Em outras palavras, os profetas,
escritores, apóstolos e o próprio Jesus Cristo deveriam ser considerados ou falsos
ou equivocados. Portanto, a autoria de Gênesis é atribuída a Moisés, mais
provavelmente durante a jornada do Egito para Canaã, com o uso de fontes que
tivesse à disposição, quer orais quer escritas, debaixo do ministério
orientador do Espírito de Deus.
4.
Local. O livro de Gênesis não afirma quando foi escrito. A
data de sua autoria, como vimos, é provavelmente entre 1440 e 1400 a.C., entre
o tempo quando Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito e a sua morte,
durante a peregrinação no deserto.
II.
OBJETIVOS DO GÊNESIS
O propósito do primeiro
livro do Pentateuco é fornecer um breve sumário da história da revelação, desde
o princípio até que os israelitas foram levados para o Egito e estavam a ponto
de se tornarem em nação teocrática. De forma prática, Gênesis parece
demonstrar, do início ao fim, quem é o Deus que chamou a Moisés para liderar o
Povo. É nesse texto que Moisés registra YAHWEH como o Deus que é poderoso para
Criar, Julgar e Punir, Retribuir, Chamar, Restaurar e Salvar Seu povo. Gênesis
é um relato da Personalidade e Caráter de YAHWEH como Deus Poderoso, Cuidadoso,
Amoroso e Soberano.
1.
Fortalecer a fé da geração do êxodo. Em êxodo 17.14 e 34.27,
Deus ordenou que Moisés escrevesse um livro, e de fato ele escreveu (Êx 24.5-7;
Nm 33.2; Dt 31.9) e chamou seu livro de o livro da aliança (Êx 24.7), o livro
desta lei (Dt 28.58,61); e este livro da lei (Dt 29.20-27; 30.10; 31.24-26).
Isso inclui todo o Pentateuco, que foi considerado pelos judeus um livro, com
cinco partes. Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história
da humanidade e a origem do povo hebreu, bem como o concerto entre Deus e os
hebreus através de Abraão e os demais patriarcas. Gênesis provê um alicerce
essencial para o restante do Pentateuco e para toda a revelação bíblica subsequente.
Preserva o único registro fidedigno a respeito dos começos do universo, da
humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de
Israel e da história da redenção. Foi escrito de conformidade com o propósito
de Deus a fim de dar ao seu povo segundo o concerto, tanto do AT quanto do NT,
uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda,
da morte, do julgamento, do concerto e da promessa da redenção através do
descendente de Abraão.
2.
Responder
às grandes perguntas da vida. Apesar
de Gênesis mostrar o fracasso humano, sua queda e perda de sua posição para com
Deus, o livro também é o registro da graça de Deus. Desde o começo o Senhor proveu
a redenção do homem através da semente da mulher – a promessa do nascimento de
Cristo. O objetivo de Deus ao nos dar o livro de Gênesis não era fornecer dados
científicos, mas afirmar a existência de Deus, sua criação e soberania sobre
todas as coisas, a origem do pecado e a redenção em Cristo Jesus. Gênesis
registra o começo da história da humanidade, do pecado, do povo hebreu e da
redenção. (2) A história contida em Gênesis abrange um período de tempo maior
do que todo o restante da Bíblia, e começa com o primeiro casal humano;
dilata-se, abrangendo o mundo antediluviano, e a seguir limita-se à história do
povo hebreu, o qual semelhante a uma torrente, conduz à redenção até o final do
AT. (3) Gênesis revela que o universo material e a vida na terra são
categoricamente obra de Deus, e não um processo independente da natureza. Cinquenta
vezes nos caps. 1—2, Deus é o sujeito de verbos que demonstram o que Ele fez
como Criador. (4) Gênesis é o livro das primeiras coisas — o primeiro
casamento, a primeira família, o primeiro nascimento, o primeiro pecado, o
primeiro homicídio, o primeiro polígamo, os primeiros instrumentos musicais, a
primeira promessa de redenção, e assim por diante. (5) O concerto de Deus com
Abraão, que começou com a chamada deste (12.1-3), foi formalizado no cap. 15, e
ratificado no cap. 17, e é da máxima importância em toda a Bíblia. (6) Somente
Gênesis explica a origem das doze tribos de Israel. (7) Revela como os
descendentes de Abraão, por fim, se fixam no Egito (durante 430 anos) e assim
preparam o caminho para o êxodo, o evento redentor central do AT. O que
precisamos mais para fundamentar a importância do livro para a apresentação do
plano redentor?
III.
O CONTEÚDO DO GÊNESIS
O livro de Gênesis pode
ser dividido em duas seções: História Primitiva e História Patriarcal. A
História Primitiva registra (1) Criação (Gênesis 1-2), (2) a Queda do homem
(Gênesis 3-5), (3) o Dilúvio (Gênesis 6-9) e (4) a Dispersão (Gênesis capítulos
10-11). A História Patriarcal registra as vidas de quatro grandes homens: (1)
Abraão (Gênesis 12-25.8), (2) Isaque (Gênesis 21:1-35-29); (3) Jacó (Gênesis
25:21-50: 14) e (4) José (Gênesis 30:22-50:26). Deus criou um universo que era
bom e livre do pecado. Deus criou o homem para ter um relacionamento pessoal
com Ele. Adão e Eva pecaram e, assim, trouxeram o mal e a morte ao mundo. O mal
aumentou de forma constante em todo o mundo até que houve apenas uma família em
que Deus encontrou algo de bom. Deus enviou o Dilúvio para acabar com o mal,
mas salvou Noé, sua família e os animais da Arca. Após o Dilúvio, a humanidade
começou novamente a se multiplicar e a se espalhar por todo o mundo. Deus
escolheu Abraão, através de quem Ele criaria um povo escolhido e eventualmente
o Messias prometido. A linhagem escolhida foi passada para o filho de Abraão,
Isaque, e então ao filho de Isaque, Jacó. Deus mudou o nome de Jacó para
Israel, e os seus doze filhos tornaram-se os antepassados das doze tribos de
Israel. Em Sua soberania, Deus fez com que o filho de Jacó, José, fosse enviado
para o Egito como resultado das ações desprezíveis dos seus irmãos. Este ato,
projetado para o mal pela perversidade dos irmãos, foi por Deus destinado para
o bem e eventualmente resultou em Jacó e sua família sendo salva por José de
uma fome devastadora, pois este havia adquirido grande poder no Egito.
1.
Criação. Capítulos 1 e 2 falam sobre a criação do
Universo pela palavra de Deus. O autor não apresenta argumentos filosóficos nem
explicações científicas deste processo. Ele afirma que Deus falou e, pela força
da sua palavra, criou todas as coisas. O primeiro capítulo descreve a criação
geral e o segundo volta a destacar mais detalhadamente o que Deus fez para
criar o homem e a mulher, o casal que passa a ser conhecido como Adão e Eva.
Deus criou este casal com a capacidade de compreender palavras faladas e de
escolher entre o amor e o ódio. O amor seria manifestado em atos de obediência
para agradar o Criador, enquanto a rebeldia seria prova do desrespeito para com
ele. Descobrimos no capítulo 2, também, a vontade de Deus sobre o casamento.
Antes de existir qualquer tipo de igreja ou religião organizada, Deus explicou
sua intenção de um homem e uma mulher se unirem no casamento (Gn 2.24; compare
Mc 10.5-8).
2.
A Queda e a degradação humana. Os Capítulos 3, 4 e 5 destacam a
separação do homem de Deus em consequência do pecado. Adão e Eva desobedeceram
a palavra de Deus e sofreram várias consequências deste erro. O mais grave dos
resultados foi a separação de Deus na expulsão do casal do paraíso terrestre do
Éden. Depois, outros também pecaram e sofreram consequências.
3.
O dilúvio. Os Capítulos 6 a 9 relatam um dilúvio mundial que
Deus usou para limpar o mundo do pecado e começar novamente com a família de
Noé. Oito pessoas foram salvas pela água (1 Pedro 3:20).
4.
O recomeço da civilização. Os Capítulos 10 e 11 descrevem a
dispersão dos descendentes de Noé depois do dilúvio. Foram espalhados pela
confusão dos idiomas que Deus fez quando alguns tentaram se exaltar contra o
Senhor. No final do capítulo 11, a lista dos descendentes de Noé chega a
Abraão, o personagem principal do resto do livro de Gênesis.
5.
A origem da nação de Israel. Os Capítulos 12 a 50
contam a história de quatro gerações da família pela qual Deus prometeu cumprir
seus propósitos para com os homens. Deus prometeu fazer dos descendentes de
Abraão uma grande nação que receberia uma terra especial. Mais importante, ele
disse que um dos descendentes deste patriarca abençoaria todas as famílias da
terra. Esta profecia de Gênesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo uns
2.000 anos antes do seu nascimento. Nestes capítulos, aprendemos sobre a fé
obediente de Abraão, Isaque, Jacó e José. Também descobrimos como esta família
chegou ao Egito, onde passou gerações na escravidão. Desta maneira Moisés
apresentou o pano de fundo para o povo israelita de sua geração compreender seu
lugar no plano de Deus.
CONCLUSÃO
Uma das principais
mensagens do livro de Gênesis foi bem resumida em um comentário no Novo
Testamento sobre os patriarcas: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as
promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram
estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo
manifestam estar procurando uma pátria” (Hb 11.13-14). O primeiro livro da
Bíblia está cheio de esperança!] “NaquEle que me garante: "Pela graça
sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef
2.8).
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