SUBSÍDIO
PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
1º
Trimestre/2016
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE: Mateus 24.29,30; Apocalipse 19.19,20; 20.1-3.
TEXTO
ÁUREO: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da
terra se lamentarão e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens
[...]” (Mt 24.30).
INTRODUÇÃO
Na lição anterior, vimos o
que é a Grande Tribulação e quando esta terá lugar. Agora, estaremos enfocando
um assunto que, embora mui importante no programa divino, é pouco explorado: o
retorno triunfal e visível de Cristo Jesus a este mundo. O que isto significa?
E quando se dará tal evento? Qual a relação entre o arrebatamento da Igreja e o
retorno glorioso de Cristo? Tratam-se do mesmo evento? É o que buscaremos
responder nesta lição. A vinda de Jesus em glória é a verdade mais preciosa que
contém a Bíblia Sagrada. Enche o coração do crente de gozo e eleva-o por cima
das lutas, temores, necessidades, provas e ambições deste mundo, e o faz mais
que vencedor em todas as coisas. Na sua gloriosa vinda, as nuvens serão a sua
carruagem; os anjos, a sua escolta; o arcanjo, o seu arauto; e os santos, o seu
glorioso cortejo. Na primeira vinda, a glória de Cristo não era perceptível:
veio ao mundo de maneira muito singela e modesta, como um bebê, em meio a uma
grande pobreza - Seu berço era um cocho de animais, uma manjedoura; sua mãe o
envolveu em panos; Ele, sendo Deus, "Rei dos reis e Senhor dos
senhores" (Ap 19.16), se fez pobre (Zc 9.9; 2 Co 8.9). Mas na sua vinda em
glória será diferente: sua glória será mui grandemente perceptível (Mc 14.62);
Ele virá "com poder e grande glória" (Mt 24.30); Ele virá cercado de
anjos (2 Ts 1.7); e virá com seus santos para reinar sobre a Terra (Jd 14). Antes
que a batalha de Armagedon seja travada, aparece nos céus um sinal, o sinal do
Filho do Homem (Mt 24.30). Seu sinal não é revelado, mas seu efeito é. Ele faz
com que os exércitos abandonem a hostilidade mútua e unam-se contra o próprio
Senhor. João diz: “E vi a besta e os reis da terra, com seus exércitos,
congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra
o seu exército” (Ap 19.19). Nesta ocasião, os exércitos hostis serão destruídos
pelo Senhor. Aleluia!
I
– JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO
1.
Jesus voltará com poder e glória. Quando Cristo retornar à
terra, ao fim do período da Grande Tribulação, Ele Se estabelecerá como Rei de
Jerusalém, sentado no trono de Davi (Lc 1.32,33). Os pactos incondicionais
exigem uma volta literal e física de Cristo para estabelecer o reino. O pacto
de Abraão prometia a Israel uma terra, uma posteridade, um governante e uma
bênção espiritual (Gn 12.1-3). O pacto da Palestina prometia a Israel a
restauração e ocupação da terra (Dt 30.1-10). O pacto de Davi prometia a Israel
perdão: meio pelo qual a nação poderia ser abençoada (Jr 31.31-34). A segunda
vinda de Cristo, ainda que pessoal e visível, será muito diferente de Sua
primeira vinda. Ele não voltará no corpo de Sua humilhação, mas num corpo
glorificado e com vestes reais, Hb. 9.28. As nuvens do céu serão a Sua
carruagem, Mt. 24.30, os anjos o seu corpo da guarda, 2 Ts. 1.7, os arcanjos os
seus arautos, 1 Ts 4:16, e os anjos de Deus serão o seu glorioso séquito, 1 Ts
3:13; 2 Ts 1:10. Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, triunfante
sobre todas as forças do mal, havendo posto todos os Seus inimigos debaixo dos
Seus pés, 1 Co 15:25; Ap 19:11-16. Jesus virá para destruir o Anticristo “E
então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo sopro da sua boca, e
aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (2Ts 2.8). Depois que Satanás e "o
homem do pecado" realizarem sua obra de engano e maldade (vv. 9,10), serão
aniquilados quando da vinda de Cristo à terra, no fim da tribulação (ver Ap
19.20). “Vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro chama-se
Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça”. (Ap 19.11). Este versículo
narra o começo da segunda vinda de Cristo à terra, como Rei dos reis e Senhor
dos senhores (v. 16). Ele vem do céu como o Messias-Vencedor (cf. 2 Ts 1.7,8)
para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgar as nações e aniquilar
o mal (cf. Jo 5.30), trazendo consigo os exércitos celestiais - incluem todos
os santos que já estão no céu (cf. 17.14). Suas vestes brancas confirmam esse
fato. É esse o evento que os fiéis de todas as gerações aguardam.
2.
O cortejo que acompanhará o Rei. O glorioso retorno de
Cristo que, juntamente com a sua Igreja, virá instaurar, neste mundo, o Reino
de Deus, de conformidade com o que predisseram os profetas, os apóstolos e o
próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10). Os exércitos que há nos céus são
santos glorificados descritos em termos semelhantes de pureza no v 8. Os santos
arrebatados devem voltar à terra com Cristo.
II
– JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO
EXTERMÍNIO
1.
A recompensa dos ímpios. Os dias são maus... Devemos orar
pela volta de Cristo e pelo estabelecimento do Seu reino eterno no novo céu e
na nova terra (Ap 21.1; cf. 2 Pe 3.10-12; Ap 20.11; 22.20). Devemos orar pela
presença e manifestação espiritual do reino de Deus agora. Isso inclui a
operação do poder de Deus entre o seu povo para destruir as obras de Satanás,
curar os enfermos, salvar os perdidos, promover a justiça e derramar o Espírito
Santo sobre seu povo. De acordo com o que podemos depreender dos vários textos
proféticos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, esta é a ocasião na qual
o Senhor punirá os ímpios. “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus
santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios,
por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as
duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Jd vv.14,15). Daniel
7.10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o
serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e
abriram-se os livros. Zacarias 14.5 E fugireis pelo vale dos meus montes
(porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do
terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e
todos os santos contigo, ó Senhor. Mateus 25.31 E, quando o Filho do Homem vier
em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono
da sua glória; 2 Tessalonicenses 1.7 e a vós, que sois atribulados, descanso conosco,
quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder,
Apocalipse 1.7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que
o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!
2.
A batalha do Armagedom. Lemos sobre Armagedom em Daniel
11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16. Essa grande
batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do
mundo se reunirão "...para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
...no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Ap 16.14,16). O local da
reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada
Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de
Haifa. Segundo a Bíblia, grandes exércitos do Oriente e do Ocidente se reunirão
nessa planície. O Anticristo reagirá a ameaças ao seu poder provenientes do sul.
Ele também tentará destruir a Babilônia restabelecida no leste antes de
finalmente voltar suas forças contra Jerusalém. (Durante centenas de anos a
Babilônia, localizada no atual Iraque, foi uma das cidades mais importantes do
mundo. Segundo Apocalipse 14.8; 16.9; e 17-18, ela será reconstruída novamente
nos últimos dias como uma cidade religiosa, social, política e economicamente
poderosa). Enquanto o Anticristo e seus exércitos atacarem Jerusalém, Deus
intervirá e Jesus Cristo voltará. O Senhor destruirá os exércitos, capturará o
Anticristo e o Falso Profeta e os lançará no lago de fogo (Apocalipse
19.11-21). Quando o Senhor voltar, o poder e o governo do Anticristo
terminarão. Daniel, Joel,
Zacarias identificam Jerusalém como o local onde a batalha final entre o
Anticristo e Cristo acontecerá. Todos os três preveem que Deus intervirá na
história para salvar Seu povo e destruir o exército do Anticristo em Jerusalém.
Zacarias prevê que a batalha terminará quando o Messias voltar à terra e Seus
pés tocarem o Monte das Oliveiras. Essa batalha termina com a Segunda Vinda de
Jesus à terra... A batalha termina antes mesmo de começar. A batalha de
Armagedom – na verdade em Jerusalém – será o combate mais anticlimático da
história. À medida em que João descreve os exércitos reunidos de ambos os
lados, esperamos testemunhar um conflito épico entre o bem e o mal. Mas não
importa quão poderoso alguém seja na terra, tal indivíduo não é páreo para o
poder de Deus. O conflito de Armagedom será uma batalha real? A profecia de
Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento
real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião
de forças militares reais no Oriente Médio, numa das terras mais disputadas de
todos os tempos – uma terra que nunca conheceu paz duradoura. Armagedom será
também uma batalha espiritual entre as forças do bem e as do mal. Ela terá o
seu desfecho com a intervenção divina e o retorno de Jesus Cristo.
3.
O Anticristo se voltará contra Jesus (Ap 19.19). O
Governo da Terra estará de acordo com a vontade de Deus, ou seja, será
Teocracia, governo de Deus. Nenhum outro sistema de governo é representante de
Deus na terra, Deus nunca intentou que houvesse monarquia (Os Hebreus é que
pediram, com inveja dos governos ímpios à sua volta). Democracia nunca foi e
nunca será o sistema de governo idealizado por Deus, pois está mais do que
provado que os homens não sabem se governar; somente Jesus é senhor dos
senhores e rei dos reis e pode governar sobre todos. 1 Sm 12.17 Pedirei ao
Senhor que envie trovões e chuva para que vocês reconheçam que fizeram o que o
Senhor reprova totalmente, quando pediram um rei". 18 Então Samuel clamou
ao Senhor, e naquele mesmo dia o Senhor enviou trovões e chuva. E assim todo o
povo temeu grandemente o Senhor e Samuel. 19 E todo o povo disse a Samuel:
"Ora ao Senhor, o teu Deus, em favor dos teus servos, para que não
morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um
rei". “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande
cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e
Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e
pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se
acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e
assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar.
E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela
palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o
sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”
(Ap 20.1-4).
4.
O fim da batalha do Armagedom. Ap 20.2 PRENDEU O
DRAGÃO... E AMARROU-O POR MIL ANOS. Depois da volta de Cristo e dos eventos do
capítulo 19, Satanás será preso e amarrado por mil anos para que não mais
engane as nações. Isso implica numa cessação total da sua influência durante
mil anos. Depois dos mil anos, ele será solto por pouco tempo para enganar
aqueles que se rebelarem contra o domínio de Deus (vv. 3,7-9). A obra mais
comum de Satanás é enganar (ver Gn 3.13; Mt 24.24; 2 Ts 2.9,10). 20.3 PARA QUE
MAIS NÃO ENGANE AS NAÇÕES. As nações que existirão durante o reino de Cristo na
terra são formadas pelos crentes que estavam vivos no fim da tribulação (ver 19.21;
20.4). Embora a palavra "nações" seja, às vezes, especificamente
usada para os ímpios, João também a usa para representar os salvos (21.24;
22.2). 20.4 TRONOS; E ASSENTARAM-SE SOBRE ELES. Aqueles que se assentam nos
tronos são provavelmente os vencedores oriundos de todos os tempos (cf. 2.7) e
possivelmente incluem os santos do Antigo Testamento (ver Ez 37.11-14; Ef
2.14-22; 3.6; Hb 11.39,40). Aqueles que "viveram" (i.e., voltaram à
vida) depois da volta de Cristo são, conforme é declarado, os que foram fiéis a
Ele e que morreram durante a tribulação (6.9; 12.17). João não menciona a
ressurreição dos santos da igreja que morreram, porque ela já ocorreu quando
Cristo retirou sua igreja da terra e a levou ao céu (ver Jo 14.3; 1 Co 15.51)
20.4 REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS. Este reino de Cristo por mil anos é,
às vezes, chamado "o milênio", termo de origem latina que significa
"mil anos".
5.
O julgamento divino. Em Apocalipse encontramos a declaração do
apostolo João afirmando que o Armagedom será : “a batalha do grande dia do Deus
Todo-Poderoso” (Ap 16.14), e o dia do “Deus todo poderoso” nada mais é do que o
dia do juízo final. O vale tem esse nome em homenagem ao rei Josafá. As
Escrituras preveem um julgamento vindouro de Deus sobre todos os homens. Tal era
a expectativa do salmista quando escreveu: “porque vem, vem julgar a terra;
julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade (Sl 96.13).
Paulo corrobora a mesma verdade ao dizer: “Porquanto estabeleceu um dia em que
há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou
diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.31). O julgamento das
nações (Mt 25.31-46; Is 34.1,2; Jl 3.11-16). Na cronologia de Mateus 24 e 25, o
julgamento das nações aparece em seguida ao julgamento de Israel. Esse
julgamento acontece após a segunda vinda de Cristo à terra (leia Joel 3.1,2).
Não é fácil identificar a localização do vale de Josafá. Alguns acreditam que
seja sinônimo de ‘vale da bênção’ (2 Cr 20.26), em que Josafá derrotou os
moabitas e os amonitas, cuja vitória deu ao lugar um novo nome. Outros
acreditam que esse é o vale de Cedrom que fica nos arredores de Jerusalém.
6.
A separação dos “bodes” das “ovelhas” (Mt 25.31-33). Mateus
25.31-46: Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos
com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão
reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa
as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à
esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos
de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação
do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de
beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e
me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe
perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com
sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou
nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos
visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o
fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim,
malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque
tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43
era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e
na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor,
quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na
prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que,
sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o
fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida
eterna. De acordo com o que disse Jesus, o primeiro evento que há de ocorrer
quando Cristo vier, o começo do reino eterno, será que se assentará a julgar, a
Bíblia diz que haverá separação de ovelhas e de cabritos. Quem são as ovelhas?
Jesus claramente falou em João 10, e disse que as ovelhas são os que pertencem
ao Pai, desde antes da fundação do mundo, e que foram dados a Jesus, e ouviram
a Sua voz, e Lhe seguiram. Em outras palavras, os crentes nascidos de novo, a
Igreja, Seu povo! Quem são os cabritos? Os cabritos são os que não pertencem a
Jesus, os ‘pecadores’ que negaram o evangelho. Uns irão para o castigo eterno,
e outros para a vida eterna. Aqui se estabelece o destino final de cada grupo,
uns (os cabritos) irão para o castigo eterno, e os outros (as ovelhas) irão
para a vida eterna (o reino).
III
– PREPARAÇÃO PARA O MILÊNIO
1.
Satanás é preso por mil anos. Depois da volta de Cristo
e dos eventos do capítulo 19, Satanás será preso e amarrado por mil anos para
que não mais engane as nações. Isso implica numa cessação total da sua
influência durante mil anos. Depois dos mil anos, ele será solto por pouco
tempo para enganar aqueles que se rebelarem contra o domínio de Deus (vv.
3,7-9). João escreve que ele viu descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do
abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o
diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs
selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil
anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo”.
2.
Quem estará no Milênio com Cristo? Haverá dois grupos
distintos que ocuparão a terra durante o Reino Milenar – aqueles com corpos
glorificados e os com corpos terrestres que viverem durante a Tribulação e
entrarem no Reino Milenar. Aqueles com corpos glorificados consistem da Igreja,
a qual receberá corpos glorificados no Arrebatamento (1 Tessalonicenses
4.13-18, 1 Coríntios 15.21-23, 51-53), e os que são ressuscitados depois da
volta de Cristo à terra (Apocalipse 20.4-6). Os que têm corpos terrestres podem
ser subdivididos em dois grupos: os crentes gentios e os crentes judeus
(Israel). Para um estudo mais aprofundado sobre este assunto (de quem vai viver
no Reino Milenar), dê uma olhada também nas seguintes passagens: Isaías 2.2-4;
Zacarias 14.8-21, Ezequiel 34.17-24, Daniel 7.13-14; Miqueias 4.1-5.
CONCLUSÃO
Olhando para as coisas
futuras que hão de acontecer, cabe a cada um de nós, estarmos prontos para o
arrebatamento e escaparmos das coisas que acontecerão após o mesmo. O poder de
Satanás não é, nem jamais será, capaz de resistir ao poder de Deus. Já vimos
que Satanás é um derrotado (capítulo 12). Ele só pode fazer o que Deus permite,
e Deus não lhe permite derrotar seus discípulos fiéis (1 Coríntios 10.13). É
admirável que tantas igrejas e pregadores de hoje apliquem tanta da sua atenção
ao trabalho do diabo derrotado. A mensagem de Apocalipse é clara, deveremos ver
além do seu poder limitado e confiar no poder superior do Vencedor. Estará
você entre os que acompanharão o Senhor Jesus em seu triunfal retorno à terra
para derrotar Satanás e instaurar, aqui, o Milênio? Eis a promessa que
encontramos em sua Palavra: “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o
negarmos, também ele nos negará” (2 Tm 2.12). Cristo amado, que jamais venhamos
a negar-te o nome. Ajuda-nos a permanecer fiéis até aquele grande dia. E,
contigo Senhor, queremos reinar. Amém!
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