Roberto de Queiroz
A expressão acima faz
alusão ao assunto abordado em meu livro mais recente, cujo título é Leitura
e escrita na escola: ensino e aprendizagem (edição revista e ampliada –
editora Multifoco, 2016). Esse livro teve sua 1ª edição em 2013 e continha a
penas dois capítulos. Recentemente, resolvi revisá-lo e ampliá-lo. Assim, nessa
nova edição, fiz a revisão de alguns conceitos e referências, bem como o
acréscimo de quatro novos capítulos. Agora, são seis no total.
O primeiro e o segundo
capítulos reúnem questões teóricas, de fontes variadas, sobre os objetivos
e funções da leitura, os níveis de conhecimento utilizados mediante o ato
de ler e outras questões referentes à textualidade, necessárias para
o desenvolvimento dos próximos tópicos. O terceiro e o quarto capítulos
discorrem sobre o papel dos elementos de comunicação e das funções da
linguagem no processo de recepção e produção de textos. O quinto capítulo
aborda o discurso no texto ficcional escrito. O sexto e último capítulo
trata de atividades de leitura e escrita realizadas no ensino fundamental
e médio.
Prosseguido com essa
conversa, compartilho com quem ainda não leu a obra em apreço a opinião de quem
já a leu. No dizer de Iolita Campos (ex-professora de Linguística da FAMASUL-PE), “esta
nova edição [...] traz para o leitor uma obra de suma importância para os
estudiosos e usuários da língua materna enquanto instrumento de comunicação e
interação. Com ênfase na leitura e produção de textos, o autor procura
contribuir para a formação de leitores e escritores a partir da sala de aula,
na relação professor/aluno, valorizando a bagagem cultural que o estudante
possui e o constante estudo e reflexão que o educador pratica”.
Araken Guedes Barbosa
(professor do Departamento de Letras da UFPE) afirma que “o leitor
encontrará nesse trabalho uma gama variada de tópicos que incluem os objetivos
e as funções da leitura, o conhecimento prévio do leitor e algumas sugestões
pedagógicas que o autor oferece aos que se interessam pelo desenvolvimento
dessas habilidades de recepção e produção tão importantes no processo
educativo”.
Na opinião de Admmauro
Gommes (professor do Departamento de Letras daFAMASUL-PE), no tangente ao
ensino de leitura e escrita, a obra “aponta uma falha que distorce os
encaminhamentos oriundos dos tantos encontros pedagógicos que acontecem no
âmbito das formações continuadas nas redes públicas de ensino: um evidente
afastamento entre a teoria e a prática”.
Para Nelly Carvalho
(professora da Pós-Graduação em Letras da UFPE), não existe uma fórmula mágica
nem única para ensinar a ler e escrever. “Cada professor deve buscar o caminho,
de acordo com as características suas e da turma que leciona. É esse caminho
que o professor Roberto de Queiroz [...] procura encontrar e construir com seu
livro Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem. [...] A sua
leitura vale como uma forma de mostrar caminhos já trilhados para quem ainda
não encontrou os seus”.
(Texto publicado na Folha
de Pernambuco,12/09/2016, Opinião, p. 7).
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