quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O RICO INSENSATO




Havia em uma cidade um homem muito rico, mas nem por isso ele vivia bem, talvez por seu egoísmo, pois tudo o que ele fazia era para o seu próprio interesse, na medida em que isso ocorria, certo dia ele teve um sonho, no qual ele estava no céu na certeza que permanecia ali, contemplou várias casas com lindas luzes de cristais, um anjo se aproximou dele, e ele perguntou ao anjo, qual dessas casas é a minha? O mesmo lhe respondeu: Na verdade, ainda que o senhor tenha varias casas lá em baixo, apesar de ser um homem rico, para se ter uma casa aqui é preciso servir a Jesus de todo coração, ser humilde, bondoso, paciente e o principal de tudo ter amor.

Neste momento o homem acordou, ficou pensativo em relação ao sonho e resolveu procurar um pastor e relatou todo o sonho ao pastor, que lhe respondeu: filho você tem varias casas aqui na terra, porém para garantir uma morada no céu é preciso servir a Jesus segundo as Escrituras.

O insensato ao ouvir isso respondeu: Se for para deixar tudo que tenho, prefiro permanecer como estou e saiu do gabinete pastoral irado.

Mas aquelas cenas não saíram de sua memória, dois dias depois ele sentiu desejo de fazer uma viagem com sua filha e seu neto, para sua surpresa, ao ultrapassar um caminhão, uma carreta veio em sua direção, ele não conseguiu frear, ocorrendo assim um grave acidente onde ele, sua filha e seu neto morreram na hora.

”Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” (LUCAS 12.21).

OBS.: Segundo o Pr. Severino Pedro da Silva,
Deus pode alcançar através de seus métodos a todos os homens; Ainda segundo ele, vejamos alguns dos métodos de Deus:

(a) DEUS fala através do Universo: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento (“anuncia”) a obra das suas mãos... Sem linguagem, sem (“fala”), ouvem-se as suas vozes, em (“toda a extensão da terra”), e as suas palavras até ao fim do mundo”. Sl 19.1-4:

(b) DEUS fala através da percepção: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles (nos homens) se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder... se entendem, e claramente se (“veem”) pelas coisas que estão criadas, para que eles (os homens) fiquem inescusáveis”. Rm 1.19-20:

(c) DEUS fala através da consciência: “Porque, quanto os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, que acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo”. Rm 2.14-16:

(d) DEUS fala através da vida dos animais: “Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; às aves dos céus, e elas to farão saber; ou fala com a terra; e elas to ensinará até os peixes do mar to contarão. Quem não entende por todas estas coisas que a mão do Senhor fez isto?”. Jó 12.7-9:

(e) DEUS fala através dos meios geográficos: “...Deus anuncia agora a (“todos os homens”), e em (“tudo o lugar”), que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo...”. At 17.30-31:

(f) DEUS fala através dos sonhos: “Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então (“abre os ouvidos dos homens”), e lhes sela a sua instrução. Para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada”. Jó 33.14-18:

(g) DEUS fala através dos anjos: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar (“aos que habitam sobre a terra”), e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo”. Ap 14.6:

(h) DEUS fala através de seu Filho: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Hb 1.1:

(i) DEUS fala através de sinais e milagres: “Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo...”. Hb 2.4a. Perguntamos agora: havendo Deus falado tanto e de muitas maneiras, chegará alguém inocente diante do Grande Trono Branco? (Êx 34.7). Segundo se depreende do significado do pensamento, aqueles que não viveram de acordo com a (“FÉ”). Rm 4.5-6; Hb 10.38; serão ali julgados de acordo com as (“OBRAS”). Jn 3.10. Deixemos o assunto com o Senhor – O Justo Juiz (Dt 29.29; Rm 4.15).

O método que Deus usou para falar com esse rico insensato foi através dos sonhos.

Devemos ficar atentos ao que Deus está querendo nos falar.

“(...) Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações (...).” (HEBREUS 3.15).