AS NOVE LEIS DA LIDERANÇA

1 - A Lei da Influência


"A verdadeira medida da liderança é a influência, nada mais, nada menos". Se você não tem liderança, nunca conseguirão liderar os outros.


Cinco mitos da liderança: a) o mito da gerência b) o mito do empreendedor c) o mito do conhecimento d) o mito do pionerismo e) o mito da posição


"A única coisa que um título pode lhe render é um pouco de tempo. Seja para aumentar seu nível de influência ou apagá-lo”.


2 - A Lei da Autoridade no Falar

"Quando o verdadeiro líder fala as pessoas ouvem"

Lídereres sem Visão: Falam Primeiro. Precisam da influência do verdadeiro líder para conseguir impor as sua idéias. Influenciam somente os outros líders sem visão. Verdadeiros Líder: Falam Depois Precisam somente da sua própria influência Para impor as suas idéias. Influenciam todos os presentes.

3 - A Lei da Base Sólida

"A confiança é o fundamento da liderança" Para conquistar confiança, o líder precisa se tomar modelo das três virtudes: Competência, Coerência e Caráter! O Caráter revela: Potencial, coerência e respeito. Homem algum consegue ir além das limitações do seu próprio caráter. Como é que os líderes ganham respeito? Tomando decisões corretas, admitindo os seus erros e dando prioridade ao que é melhor para os seus subordinados, ern detrimento de interesses pessoais. Confiança primeiro, depois apoio.

4 - A Lei da Ligação

"Os líderes tocam o coração antes de pedir ajuda" Quanto mais fortes a relação entre as pessoas, maior será a probilidade de o subordinado querer o líder. Para estabelecer ligações com um grupo, relacione-se com cada pessoa individualmente. Pode até soar sentimental demais, mas é uma verdade: as pessoas não se preocupam com o tanto que você sabe até que saibam o quanto você se preocupa com elas. Para liderar a si mesmo, use a cabeça; para liderar os outros, use o coração.

5 - A Lei da Reprodução

"Só um líder pode treinar outro líder" Como alguém se torna líder?

10% 05% 85% Talento Natural Consequência de Crises Influência de Outro Líder

As pessoas não podem legar aos outros o que elas mesmas não possuem. Seguidores simplesmente não podem treinar líderes. A única forma de você conseguir treinar outros líderes é se tornar você mesmo um líder melhor. Ou seja...
1. Tenha ampla visão 2. Atraia possíveis lideres, pois líderes não andam em bandos, você tem que achar um por vez. 3. Crie um ambiente perspicaz.Que tipo de ambiente? Urn ambiente onde você propõe os objetivos, oferece incentivos, encoraja cdatividade, admfte riscos e cobra responsabilidade.

Só uma pessoa pode conhecer a outra, mostrar o caminho à outra, aperfeiçoar a outra.

6 - A Lei da Aceitacão

"As pessoas aceitam o líder,depois os seus planos" O líder acha o sonho depois as pessoas, as pessoas acham o líder depois os sonhos. Ex: Ghandi As Pessoas procuram seguir pessoas com que têm afinidade. Dê tempo para que as pessoas o aceitem.

Líder Visão Resultado Não aceitam Não aceitam Aceitam Aceitam Não aceitam Aceitam Não aceitam Aceitam Buscam outro líder Buscam outro líder Buscam outras idéias Acatam o líder

7 - A Lei das Prioridades

"Os líderes sabem que atividades não representam necessariamente realização". Muitas coisas podem atrair os olhos do líder, mas poucas coisas podem atrair o coração.

Os três "Erres" 1. Quais os requisitos? 2. O que lhe dá o maior retorno? 3. O que traz maior recompensa?

Se você não vive segundo as leis das prioridades, talvez esteja só jogando tempo fora.

8 - A Lei do Sacrifício

"O líder precisa abrir mão de algumas coisas para crescer".

A lei do sacrifício afirma que raramente basta só um sacrifício, é um processo contínuo, não uma cota única. Quando você se torna líder, perde o direito de pensar em si mesmo. À medida que você cresce em liderança, as responsabilidades aumentam e os direitos diminuem. Para cada coisa que você perdeu, ganhou outra. E para cada coisa que você ganhou, perdeu outra.

9 - A Lei do Crescimento Explosivo

"Para somar, lidere subordinados. Para multiplicar, lidere líderes".

Líderes que lideram subordinados Líderes que lideram líderes

Precisam se sentir necessários Concentram-se nos pontos fracos Desenvolvem os 20% inferiores Tratam as pessoas igualmente por "justiça" Acumulam poder Gastam tempo com os outros Crescem por adição, influenciam somente as pessoas com quem têm contato pessoal Querem ser bem-sucedidos Concentram-se nos pontos fortes Desenvolvem os 20% superiores Tratam os seus líderes como pessoas diferenciadas para alcançar o máximo impacto Delegam poder Investem tempo nos outros Crescem por multiplicação, influenciam pessoas até bem distante deles...

OBS! Se souber a autoria me avise, pois eu não sei.
Desde já obrigado e Boa Leitura.