domingo, 21 de julho de 2013

“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1.1-6).

Observamos nos versículos acima, duas coisas interessantes no apostolo Paulo: Ação de Graças e Oração.

As razões gratulatórias da sua oração

Ao dar graças a Deus pela lembrança que vinha a sua mente acerca dos cristãos de Filipos, Paulo está, de fato, afirmando que apesar de estar preso fisicamente, sabia que os irmãos permaneciam firmes na fé sem se deixar levar pelo engano dos falsos mestres que tentavam desmerecer todo o trabalho feito anteriormente.

Convém esclarecer que as igrejas que receberam de Paulo as mais calorosas ações de graças foram as de Filipos e Tessalônica. A expressão, no versículo 3, “dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós”, indica que Paulo os tinha na mais alta conta, lembrando-se sempre do zelo e carinho dos filipenses.

O apóstolo Paulo estava preso, mas a Palavra de Deus continuava livre. Mesmo sendo prisioneiro de Cesar (de Roma), a lembrança da igreja lhe dava forças para recordar e enviar a Palavra de Deus que ninguém podia prendê-la. Ele não podia estar comungando fisicamente com os filipenses, mas podia orar por eles, pois a oração não tem fronteiras.
Os versículos citados revelam a intensidade do amor que Paulo tinha em seu coração pelos cristãos de Filipos. Em razão disso, pensar neles era para o apóstolo um prazer. Era sempre com alegria que orava por eles, confiando que Deus completaria a obra espiritual já começada e em franco desenvolvimento (v. 6).


REFERÊNCIAS

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Versão Almeida Corrigida. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo, 1997.

BOYD, Frank M; Comentário Bíblico de Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Hebreus. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

CABRAL, Elienai; Filipenses: A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!