terça-feira, 26 de maio de 2015

Para quem foi a cruz?

Texto Base: “E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.” (Mateus 27.32).

Simão de Cirene foi de acordo com os evangelhos sinópticos um homem que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo até ao Gólgota, o local onde Jesus foi crucificado.

Esse versículo nos mostra para quem a cruz foi designada: ”um cireneu”. Na versão NVI lemos de ”um homem de Cirene, chamado Simão”. Cada pessoa deveria considerar a salvação em Cristo algo tão particular para sua vida como seu próprio nome.

Em Marcos 15.21 lemos de ”Simão cireneu... pai de Alexandre e de Rufo’’. A cruz deve estar na família. Segundo a tradição após Simão ajudar Jesus carregar a cruz, este volta para Cirene e conta o acontecimento para a sua família.

Lucas 23.26 fala de ”um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo”. O pecado trouxe sofrimento a toda a terra (Gn 3.14,17-19). O primeiro assassinato foi no campo [Gn 14.8]. Todos nós somos filhos dessa terra e, por isso, do pecado. Mas através da cruz nos tornamos filhos de Deus e um dia seremos buscados ao seu reino eterno.

Mateus 27.32 relata que “obrigaram (Simão) a carregar-lhe a cruz”. De certa forma, a cruz é obrigatória, pois, sem a salvação através de Jesus Cristo, permanecemos na perdição (At 16.30-32).

Marcos 15.21 diz, ainda que obrigaram o cireneu ”que passava”. Todos nós estamos nessa vida de passagem. Mas de repente Deus nos confronta com a cruz do Gólgota. Tudo dependerá, então, se paramos para aceita-lo pela fé.

REFERÊNCIAS:

Bíblia Sagrada: NVI (Nova Versão Internacional) [traduzida pela comissão da Sociedade Bíblica Internacional]. São Paulo: Editora Vida, 2000.

LIETH, Norbert. Uma vez ao dia ... 366 meditações / organizador, Norbert Lieth; autores, Burkhard Vetsch ... [et al.]; tradução, Arthur Reinke. – Porto Alegre: Actual, 2010.

STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.

WIKIPÉDIA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o_de_Cirene>. Acesso em: 25 maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!