segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

PREGAÇÃO: O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO? (2 Reis 6.17).


Texto Bíblico: “E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Reis 6.17).

INTRODUÇÃO:

Existem dois tipos de visão: a física e a espiritual. Na visão física, contemplamos a natureza, admiramos as coisas. Na visão espiritual, podemos contemplar as coisas espirituais, as coisas de Deus, do Céu. Nessa mensagem iremos falar um pouco sobre a visão espiritual. Já sabemos o que ela significa, agora iremos falar sobre TRÊS FATORES QUE LEVAM A CEGUEIRA ESPIRITUAL.

I – NÃO QUERER VER – JOÃO 9.40,41: “E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” (João 9.40,41). Muitos já perderam a visão espiritual, são crentes tipo Esaú: “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura” (Hebreus 12.16). Observe a ordem de Deus: “Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos” (Isaías 43.8). Sabemos que o homem carnal precisa ver para crer, tipo Tomé: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29). Porém, o homem espiritual crer, para ver: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). O texto Bíblico de 2 Reis 6.17 nos mostra a diferença entre o homem espiritual e o homem carnal: O homem espiritual (Eliseu) viu o livramento de Deus, O homem carnal (seu moço) via a derrota, a morte. Com isso aprendemos que o fato de andamos com o homem de Deus, não nos torna um homem de Deus. É preciso orar, para ter visão dos céus.

II – PREOCUPAÇÃO COM AS COISAS DO MUNDO – LUCAS 18.18: “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” (Lucas 18.18). Esse texto fala sobre o Jovem rico, vemos que ele estava cego, devido seus bens, adquirido nesse mundo, perdendo assim a oportunidade de ser salvo por Jesus. Lucas 12.16-21 fala de um proprietário muito rico, que se ocupou tanto em construir celeiros (armazéns para guardar suas riquezas) que ficou cego, devido às coisas desse mundo. O texto nos diz: “E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas 12.16-21). Que Deus nos ajude, para que as coisas desse mundo não nos tire a visão espiritual.

III – PERDA POR ATROFIA – JOÃO 9.39: “E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos” (João 9.39). Existem crentes, que vivem há tanto tempo em trevas, que perderam a capacidade de enxergar.

QUANDO ESTAMOS COM OS OLHOS ATROFIADOS, SÓ ENXERGAMOS:

A) AS FALHAS DOS OUTROS. O homem com atrofia, jamais enxerga seus próprios erros. Sobre observar os erros dos outros, veja o que Jesus disse:  “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mateus 7.3-5). O Apóstolo Paulo também advertiu: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1 Coríntios 11.28).

B) AS IMPOSSIBILIDADES DE ALCANÇAR O ALVO. Vive sem objetivo de vida. Não tem um alvo para alcançar. Parece uma folha seca levada pelo vento. Sigamos o conselho do Apóstolo Paulo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14).

C) OS INIMIGOS COMO GIGANTES. Vê-se como pequeno, diante dos inimigos. Davi disse para o gigante Golias: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (1 Samuel 17.45-47).

D) RECLAMA DE TUDO. Nada está certo. Nada está bom. Reclama de tudo. Só sabe murmurar (reclamar). Paulo disse: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Filipenses 2.14). Pedro reforçou: “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações” (1 Pedro 2.1). Que possamos agradecer por tudo, invés de reclamar de tudo.

E) ENFIM SÓ VER TUDO COM DIFICULDADE. Ao estarmos com os olhos atrofiados, perdemos a capacidade de ver perfeitamente, vendo assim defeito em tudo.

COM OS OLHOS ESPIRITUAIS ABERTOS, O CRENTE PASSA A VER:

1º SEUS PRÓPRIOS PECADOS. Ele não olha os pecados dos outros, olha os seus, pois sabe que cada um dará conta de si mesmo a Deus. Em Romanos 14.11,12, Paulo disse: “Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

2º DEUS ERGUENDO OS CAÍDOS. Nos salmos diz: “Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado” (Salmos 113.7); “Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos” (Salmos 69.33).

3º A POSSIBILIDADE DE ALCANÇAR O ALVO. Como disse o Apóstolo Paulo: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4.12,13).

4º VEMOS O TRABALHO DE DEUS CRESCENDO. O espiritual sempre ver o trabalho de Deus crescendo. Pois, ele sabe que Deus é poderoso para operar tanto o querer como o efetuar: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

5º VEMOS JESUS VOLTANDO. Quem é espiritual ver Jesus voltar todos os dias. Pois, a qualquer momento Jesus voltará. Quando esteve entre nós, Jesus usou a figura do ladrão e do relâmpago para falar do momento inesperado de sua vinda: “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa” (Mateus 24.43); “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24.27). Vigiemos, pois, Jesus está voltando.

CONCLUSÃO:

O texto diz: “E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja...” (2 Reis 6.17). Deus atendeu a oração do profeta, e, abriu os olhos espirituais do moço: “...E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Reis 6.17). Precisamos ver pela fé, os guardas invisíveis de anjos que nos rodeiam e nos defendem: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmos 91.11); “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmos 34.7). Eliseu pediu para Deus abrir os olhos espirituais de seu moço. Os olhos da fé veem a realidade da presença e proteção divina. Os cavalos e carros têm símbolos do poder divino. E a sua natureza ardente em fogo, significava sua origem sobrenatural.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!