quarta-feira, 11 de julho de 2012

QUAIS AS ORIGENS DAS ENFERMIDADES?



Mas antes de falarmos sobre as origens das enfermidades, vale a pena frisar aqui um absurdo que é defendido por muitos, quando dizem: “O crente que é fiel jamais pode ser acometido por enfermidades.

Indo mais adiante, podemos dizer que as enfermidades podem ter sete procedências, as quais seguem relacionadas:

1ª) Decorrentes diretamente de nossos comportamentos;
2ª) Resultantes de fatores genéticos;
3ª) Fruto, de forma geral, das circunstâncias naturais a que estamos sujeitos neste mundo;
4ª) Resultantes de ação maligna;
5ª) Uma sentença divina;
6ª) Um mal de origem psicossomática;
7ª) Efeitos naturais do envelhecimento do corpo.

Quando falamos de enfermidades decorrentes diretamente de nossos comportamentos, nos referimos aos abusos que cometemos em nossa alimentação ou em nosso estilo de vida e que, espontaneamente, conduzem-nos a enfermidades. Por exemplo: Se comemos muita gordura, se consumimos refrigerante em demasia, se ingerimos sal além da conta, se praticamos atividades físicas excessivas, se forçamos demais o nosso corpo, se diminuímos nosso tempo de sono ou se temos uma vida sedentária – sem falar de glutonaria, tabagismo, alcoolismo ou promiscuidade sexual –, é obvio que sofreremos enfermidades.

A Bíblia diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3.16).

E que, todavia, devemos cuidar dele:

“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1 Coríntios 3.17).

Caso contrário, ele certamente cobrará a “fatura”.

Ao mencionamos doenças resultantes de fatores genéticos, estamos aludindo a doenças legadas à hereditariedade, quando a pessoa herda de seus pais a propensão para desenvolver uma determinada doença que foi vivenciada por seus progenitores. Há também o caso de doenças congênitas, que decorrem de uma série de problemas durante a formação do corpo humano no ventre materno.

Doenças resultantes de circunstâncias naturais a que estamos sujeitos neste mundo são as epidemias e os ferimentos em acidentes, por exemplo.

Quanto às enfermidades de ação maligna, a Bíblia nos mostra vários casos, vejamos dois. Eis o primeiro:

“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.” (Marcos 9.17, 21-27).

Vamos agora ao segundo caso:

“E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.” (Lucas 13.10-17).

Nesses dois últimos casos, todas as enfermidades podem ser debeladas expulsando a ação maligna da vida da pessoa sob a autoridade do nome de Jesus:

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.” (Marcos 16.17).

Há também doenças que são sentenças divinas:

“E o SENHOR de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.” (Deuteronômio 7.15).

As doenças psicossomáticas são provocadas por problemas emocionais. Sabe-se que estresse, angústia, depressão e sentimentos de culpa podem provocar queda de cabelo, irritações na pele, impotência, dores no corpo e até paralisia, dentre outros males. Nesses casos, o problema emocional deve ser tratado e, então, seus efeitos no corpo cessarão. Um psicólogo cristão ou, em alguns casos, até mesmo um pastor pode ajudar alguém nessa situação. Aconselhamento espiritual, oração e meditação na palavra de Deus são importantes nesse processo.

Finalmente, existem as doenças que são frutos do desgaste natural do corpo, isto é, efeitos naturais do envelhecimento.

Que possamos falar como Moisés:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmos 90.12).

Lembremo-nos ainda que Deus pode permitir determinadas doenças na vida de algumas pessoas para que seu nome seja, de alguma forma, glorificado na vida delas.

Vejamos um exemplo:

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9.1-3).

Nós como cristãos não estamos livres das enfermidades. Mas a nossa vitória sobre as doenças está na confiança em Deus. Esteja certo de que Jesus cura!

A Bíblia diz:

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13.8).

Inclusive, se você está padecendo de alguma enfermidade hoje, Ele pode curá-lo agora mesmo, se você crer nEle! Mas, se Ele não quiser fazê-lo, não se desespere. Saiba que, com certeza, Ele dará graça e poder para você enfrentar a adversidade e superá-la. Basta confiar nEle, buscar a sua presença e lançar-se rendido aos seus braços.

Ouça Deus falar aos seus ouvidos:

“Não temas, pois, porque estou contigo.” (Isaías 43.5).

AH! SÓ LEMBRANDO: “Não há consolação maior, nem socorro mais perfeito, do que os que encontramos no seio do nosso Deus e Pai.

REFERÊNCIAS:


BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Versão Almeida Corrigida. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo, 1997.


COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Vencendo as aflições da vida. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!