terça-feira, 5 de março de 2013

Como saber se sou vítima de lavagem cerebral?



Artigo cristão escrito por Armando Taranto Neto

Segundo uma definição popular Lavagem Cerebral  (também conhecido como Reforma de pensamento ou Reeducação) é qualquer esforço constituído visando premir (oprimir) certas atitudes e crenças de uma pessoa – crenças consideradas indesejáveis ou em conflito com as crenças e conhecimentos das outras pessoas. Motivos para a lavagem cerebral podem incluir o objetivo de afetar o pensamento e comportamento do indivíduo que o sistema de valores padrão considera indesejável.

No aspecto religioso cristão, dentre várias características da lavagem cerebral elencamos algumas:

a)      Quando os fiéis são confrontados com os desvios doutrinários da seita que seguem jamais admitem a culpa, preferem ofender, debochar e até mesmo chegarem a vias de fato contra aqueles que se opões às suas heresias;

b)      Devido ao “Analfabetismo Bíblico” que possuem tornam-se facilmente manipuláveis, se transformam em “massa de manobra” de seus inescrupulosos líderes, sendo assim, o que ouvem aplicam como verdade absoluta e inquestionável, por mais absurdo que possa parecer;

c)      Sentem-se seguros por terem em suas congregações  “Intelectóides”, mestres, doutores e pós-doutores, acreditando que seria impossível aos tais serem vítimas de manipulação. Pobres perdidos! Se esqueceram o que Jesus nos ensinou no evangelho de Mateus 11.25-27:

“25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

O evangelho não é interpretado exclusivamente pela capacitação racional ou preparo acadêmico, muito pelo contrário, a Verdade do Evangelho de Cristo se dá nas dimensões do Espírito, e isso não é privilégio de doutores segundo o conceito do mundo, mas daqueles que Nasceram de Novo, da Água e do Espírito;  “…e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará…” João 8.32. A bem da verdade,  líderes de algumas seitas heréticas começaram muito bem, mas no decorrer da jornada foram seduzidos e corrompidos por Mamom, sucumbindo aos seus encantos nefastos.

d)     Ficam transtornados quando encontram provas ou são despertados sobre as mentiras e enganos de sua seita, entretanto, ignoram por completo todas as evidências e fatos apresentados, optando por vomitarem seu ódio insano em detrimento da razão;

e)      Para os tais a vontade de Deus pode ser interpretada como o apetite voraz, imoral e hedonista de seus líderes; sentem-se abençoados por serem espoliados enquanto seus líderes enriquecem;

f)       Como não possuem argumentos, devido a supra-citada ignorância Bíblica, e por outro lado não terem como negar ou refutar as aberrações de sua seita, a saída é se utilizar de respostas evasivas ou a violência;

g)      Os cultos de sua seita possuem mensagens que trabalham no controle da mente e convencem seus adeptos de que enquanto estiverem no sistema estarão livres do mal, contudo, se por ventura deixarem o movimento serão vítimas de tragédias e maldições. Os membros também são enlaçados e forçados a estarem diariamente no templo, não para orarem ou estudarem a Palavra, mas para que possam ser engodados e extorquidos em troca de pseudo promessas.

Jesus não nos chamou para o enriquecimento financeiro (embora eu creia veementemente que o Senhor é todo poderoso para nos agraciar com toda sorte de bênçãos), mas para a salvação de nossa alma do pecado; enriquecimento e possessão de “coisa materiais” não são o foco nem o fim do Evangelho da Bíblia, leia-a e serás liberto de toda a manipulação.

h)      Tem seus pensamentos controlados e formatados, não lhes é autorizado ler material ou ter contato com pessoas que professem idéias conflitantes às da seita. Existem casos de membros que foram separados ou isolados de amigos e familiares.
Por agora bastam estes convincentes argumentos.

Se durante a leitura te sentiste contrariado,  pode ser um claro sintoma de que tu tens que rever os teus conceitos. Veja o que o apóstolo Paulo nos ensinou:

I Timóteo 6:10, 11 – “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

Colossenses 2

4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

5 Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

6 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,

7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.

8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Qual Evangelho tu tens seguido?  O de Jesus ou o dos homens?

FONTE: http://artigos.gospelprime.com.br/como-saber-se-sou-vitima-de-lavagem-cerebral/

Um comentário:

  1. A paz do Senhor. Existem muitas pessoas que estão sendo enganadas e nem sabem. Isso acontece porque as mesmas estão passando pela lavagem cerebral. Como é importante conhecer a verdade. Somente pela verdade é que serão libertas. Que o Senhor tenha misericórdia destas vidas e abra-lhes os olhos, para que saiam do meio da escuridão e veredam pelo caminho de Cristo. Deus abençoe.

    Thiago.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!