sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Erramos ao participarmos de comemorações sociais e familiares?

Essa pergunta foi feita por algumas pessoas, após observarem e ouvirem de alguns grupos religiosos a proibição de comemorações de aniversários de nascimento.

Vamos lá! Na Bíblia, servos fiéis a Deus participaram de comemorações sociais e familiares. Desde o princípio, era comum comemorar casamentos com banquetes especiais (Gênesis 29.21-23). O próprio Jesus participou de comemorações deste tipo (João 2.1,2). Famílias fiéis comemoravam outros eventos importantes, como o desmamamento de um filho (Gênesis 21.8). Não temos registro específico de servos de Deus comemorando aniversários de nascimento, mas sabemos que registravam os anos de vida (Gênesis 21.5; 25.20,26; etc). Alguns grupos religiosos, para defender a tese de que é errado comemorar aniversário de nascimento, citam equivocadíssimos os pecados cometidos no contexto de festa de aniversário (onde Herodes mandou matar o profeta João Batista durante sua própria festa de aniversário – Marcos 6.21-27). Todavia, este raciocínio poderia ser usado para condenar alguém que senta na casa do outro (1 Samuel 19.9,10) ou até para condenar reuniões de irmãos em Cristo (Atos 5.1-10). Tratando-se assim de um raciocínio equivocadíssimo.

Quanto a outras comemorações sociais, encontramos o exemplo de Jesus indo para Jerusalém para a Festa da Dedicação, um feriado nacional instituído pelos judeus no 2º século a.C (João 10.22,23).

Enfim, precisamos tomar muito cuidado no que lemos e ouvimos, fazendo sempre como os irmãos de Beréia, não importa se é Paulo ou Silas que estejam falando, é preciso examinar a Bíblia pra saber se é verdade ou não (Atos 17.11). Ah, não temos base Bíblica para condenar a mera participação com familiares e compatriotas em festas e comemorações comuns e decentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!