terça-feira, 9 de junho de 2015

A OVELHA PROCURADA


“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e note no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?” [Lucas 15.4].
No Oriente Médio, o pastor era responsável por cada ovelha. Ele tinha a obrigação, diante do seu patrão, de garantir que nenhuma ovelha se perdesse, fosse morta ou ferida (confira Mateus 18.11-14). Na parábola que Jesus contou sobre a centésima ovelha, o pastor não desistiu pelo fato de ela ter-se afastado do rebanho. Pode parecer tolo que o pastor deixe 99 ovelhas, para ir procurar por apenas uma. Mas o pastor sabia que as 99 estariam seguras no aprisco, ao passo que a ovelha perdida estaria em perigo.
Devido ao valor elevado de cada ovelha, para o pastor, valia a pena procurar diligentemente à perdida. O pastor poderia ter encontrado justificativas plausíveis para abandonar essa ovelha perdida à própria sorte. Talvez o pastor já tivesse flagrado aquela ovelha se distanciando do rebanho e caminhando em direção e lugares perigosos. Talvez o pastor pudesse alegrar-se com o fato de que ainda tinha em segurança 99 ovelhas que estavam sob seu cuidado e proteção. O pastor não discutiu as razões da queda da ovelha. Ele foi buscá-la. Enfrentou riscos para resgatá-la. Não retornou ao aprisco até trazê-la em seus braços.
Ilustrando a busca pelo perdido, uma ovelha perdida é um símbolo do descuidado e desatento pecador – aquele que obedece a seu pecado e prossegue nele sem conhecer o fim. Nenhuma criatura se distrai mais facilmente que uma ovelha; nenhuma é mais incapaz de encontrar novamente o seu caminho para a casa; nenhuma é mais indefesa à destruição por outros animais, e até mesmo pelas aves do céu.
Jesus não desiste de você, mesmo quando você tropeça e cai. O amor de Cristo por você é incondicional. Ele não abdica do direito de ter você em seus braços. Ele desceu da glória para buscar e salvar o perdido. Para resgatar você da morte, ele suportou a morte, e morte de cruz. Para dar a você a vida eterna, ele bebeu a cálice da ira de Deus. Sofreu o castigo que os pecadores merecem. Você já foi encontrado pelo divino pastor?

REFERÊNCIAS:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo DAKE. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Bíblia de Estudo MACARTHUR. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
LOPES, Hernandes Dias. Gotas de consolo para a alma. São Paulo: Hagnos, 2012.
NVI (Nova Versão Internacional) [traduzida pela comissão da Sociedade Bíblica Internacional]. São Paulo: Editora Vida, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!