terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ser educado


Ser educado vai muito além de falar “senhor”, “companheiro” ou “doutor”, como muitos entendem. Ser educado é saber controlar a situação, mesmo correndo risco de perder o controle. É saber se comportar bem em situações difíceis. É ser prestativo, claro e gentil, sem ser tolo.

Algumas pessoas acreditam que somente os que cursaram boas escolas são “educados”. Será?! Nada disso! Podemos ser pobres e ricos em educação, assim como podemos ser ricos e pobres em educação. Sendo pobre ou rico, tendo cursado escolas particulares ou públicas, temos a obrigação de tratar bem a todos. É uma questão de respeito às pessoas, independente do seu status social.

Certamente você já viu um médico sendo grosseiro com seu paciente. Que coisa feia! Todos olham. Todos percebem. Alguns comentam: “Estudou tanto”! Mais uma prova que “educação” independe de anos de estudos. Se você não tiver uma boa educação em casa, dificilmente terá nas melhores escolas.

Cursos de aperfeiçoamento profissional são bem-vindos para se manter atualizado. Muito estudo, muita leitura e atenção também. Porém, para obter sucesso na carreira, é preciso ser uma pessoa educada. Este é o primeiro passo.  

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!