sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Estudo bíblico sobre Romanos 12.7: "Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, tenha dedicação ao ensino.”

 O versículo de Romanos 12:7, faz parte do capítulo 12 da Epístola aos Romanos, escrito pelo apóstolo Paulo. Ele faz parte de uma seção em que Paulo exorta os crentes a viverem suas vidas de maneira que glorifiquem a Deus, utilizando os dons e talentos que receberam para servir aos outros e edificar a comunidade cristã. Vou elaborar um estudo bíblico sobre esse versículo:

Versículo:

Romanos 12:7 (Nova Versão Internacional): “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.”

Contexto:

Antes de analisar especificamente o versículo 7, é importante entender o contexto mais amplo em que ele se encontra. No capítulo 12 de Romanos, Paulo está exortando os crentes a viverem uma vida transformada e a dedicarem-se a Deus de maneira integral. Ele começa o capítulo incentivando os crentes a oferecerem seus corpos como sacrifício vivo a Deus e não se conformarem com os padrões deste mundo, mas serem transformados pela atualização da mente.

Estudo Bíblico:

1 - Identificação de Dons e Talentos: O versículo 7 começa com "Se é ministério..." Isso nos lembra que Deus nos capacitou de maneira única e nos deu dons e talentos diferentes. O primeiro passo para aplicar este versículo é identificar qual é o seu ministério, isto é, qual é a área em que Deus o chamou para servir e como Ele o capacitou.

2 - “Se é ministério, seja em ministrar”: Paulo está enfatizando que, se alguém foi capacitado por Deus para servir em um ministério específico, deve fazê-lo com dedicação e compromisso. Isso significa que devemos abraçar nossos dons e não desperdiçá-los, mas usá-los para o bem dos outros e para a glória de Deus.

3 - "Se é ensinar, haja dedicação ao ensino": Paulo menciona especificamente o ensino como um dos ministérios. Se você tem o dom de ensinar, a exortação é ser dedicada ao ensino. Isso implica em estudar, preparar-se bem, e compartilhar o conhecimento de maneira clara e eficaz. O ensino na fé cristã é uma responsabilidade séria, e aqueles que são chamados para ensinar devem fazê-lo com diligência.

4 - Dedicação e Serviço: Em ambos os casos, seja no ministério em geral ou no ensino, a ênfase está na dedicação e no compromisso. Devemos servir e ensinar não de forma negligente ou superficial, mas com zelo e dedicação.

5 - Edificação da Comunidade: Lembre-se de que o objetivo final de usar nossos dons e ministérios é a edificação da comunidade cristã e a glória de Deus. Quando servimos e ensinamos com dedicação, estamos contribuindo para o crescimento espiritual dos outros e para a unidade da igreja.

6 - Discernimento e Oração: Para saber qual é o nosso ministério e como servir melhor, é importante buscar discernimento por meio da oração e da orientação do Espírito Santo. Converse com líderes espirituais e busque oportunidades de servir na igreja local.

7 - Aplicação Pessoal: Finalmente, aplique pessoalmente esse ensinamento em sua vida. Identifique seus dons e talentos, seja em ministério ou ensino, e esteja disposto a dedicar-se com diligência a servir e ensinar conforme Deus o capacitar.

Este versículo de Romanos 12:7 é um lembrete poderoso de que cada um de nós tem um papel único na obra de Deus e que devemos exercer nossos dons e ministérios com dedicação, passeios ao bem da comunidade cristã e à honra de Deus. Ele nos chama a viver vidas de serviço e compromisso em nossa jornada de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!