quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Perguntas e Respostas sobre Escatologia. 1.É possível saber o dia da Segunda Vinda de Cristo?


Lógico que não. Jesus disse que ninguém sabe. (Mt 24.36 - “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai”).
Segundo o Comentário Bíblico de Matthew Henry Novo Testamento, Nos Versículos 29-41 do Capitulo 24 de Mateus, Ele diz o seguinte:

“Cristo prediz sua segunda vinda. É habitual que os profetas falem de coisas próximas e à mão para expressar a grandeza e certeza delas. ENQUANTO à segunda vinda de Cristo, se anuncia que haverá uma grande mudança para fazer novas todas as coisas. Então verão o Filho do homem que vem nas nuvens. Em sua primeira vinda foi colocado como sinal que seria contradito, porém em sua segunda vinda, um sinal que deve ser admirado.

Tarde ou cedo, todos os pecadores se lamentarão, mas os pecadores arrependidos olham a Cristo e se doem de maneira santa; e os que semeiam com lágrimas colherão com gozo dentro de pouco. Os pecadores impenitentes verão Àquele que traspassaram que, embora agora riem, então lamentarão e choraram com horror e desesperação intermináveis.

Os eleitos de Deus estão dispersos em todas partes; os há em todo lugar e em todas as nações, mas quando chegue esse grande dia de reunião não haverá nem um só deles que falte. A distância do lugar não deixará a ninguém fora do céu. Nosso Senhor declara que os judeus nunca cessarão de ser um povo distinto até que se cumpram todas as coisas que tinha predito. Sua profecia chega até 39 o dia do juízo final; portanto, aqui, versículo 34, anuncia que Judá nunca deixará de existir como povo distinto, enquanto durar este mundo.

Os homens do mundo conspiram e planejam de geração em geração, mas não planejam com referência ao fato mais seguro da segunda vinda de Cristo, que se aproxima pavorosamente, o qual terminará com todo estratagema humana, e fará a um lado para sempre todo o que Deus proíbe. Esse dia será um dia tão assombroso como o dilúvio para o mundo antigo.

Aplique-se isto, primeiro, aos juízos temporários, particularmente o que então chegava apressadamente à nação e povo dos judeus. Segundo, ao juízo eterno. Aqui Cristo mostra o estado do mundo antigo quando chegou o dilúvio; e eles não acreditavam. Se nós soubéssemos com
certeza que todas as coisas terrenas devem passar daqui a pouco, não colocaríamos nossos olhos e nosso coração nelas tanto assim como fazemos. Que palavras podem descrever com maior força o súbito da chegada de nosso Salvador! Os homens estarão em suas respectivas ocupações e repentinamente se manifestará o Senhor da glória. As mulheres estarão em suas tarefas domésticas, e esse momento toda outra obra será deixada de lado, e todo coração se voltará para dentro e dirá "É o Senhor! Estou preparado para encontrá-lo? Posso estar diante dEle?" E, de fato, que é o dia do juízo para todo o mundo, senão o dia da morte de cada um?”

Só lembrando para não esquecer mais, a expressão: MAS UNICAMENTE MEU PAI. Segundo a BEP (Bíblia de Estudo Pentecostal), O versículo 36 afirma que o “Filho” não sabe o tempo de sua volta. Essa expressão refere-se apenas ao tempo em que Cristo esteve na terra. Certamente, quando Jesus reassumiu a sua glória anterior (Jo 17.5 – “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”), passou a conhecer a data de sua futura volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!