domingo, 6 de março de 2011

"ANJOS, ARCANJOS, QUERUBINS E SERAFINS"


Pregadores especialistas em animar auditórios gostam muito dessa expressão. O curioso é que, às vezes, ela provoca maior entusiasmo do que a afirmação: "Jesus está neste lugar". Nem parece que a pessoa principal do culto é o Senhor Jesus!
Segundo as Escrituras, há abundância de alegrias e delícias perpetuamente na presença de Deus, e não na dos anjos (Sl 16.11 - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.). Sabendo disto, o apóstolo Paulo alertou acerca do perigo de cultuarmos os anjos (Cl 2.18 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,).
O chavão menciona "arcanjos" presentes no culto, como se eles fossem uma classe angelical à nossa disposição. Quem costuma ler a Bíblia, sabe que Miguel é o único anjo chamado textualmente de arcanjo (Dn 10.21 - Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.; Jd v. 9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.). Não há outro com este título nas páginas sagradas. Daí a expressão bíblica "a voz do arcanjo" (1 Ts 4.16, ARA).
Em tempo, o prefixo "are" aplica-se, em geral, a quem comanda (arcebispo, arcipreste, arcanjo); assim, conclui-se que Miguel seja um comandante dos anjos.

Extraído do livro "ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR" (de Ciro Sanches Zibordi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!