Em uma peça musical importante o compositor está acostumado a começar estabelecendo os temas que vai desenvolver e elaborar no curso de toda a obra. Isso é o que João faz neste verso. No quarto Evangelho, vida e luz são duas das grandes palavras fundamentais sobre as que está construído todo o Evangelho. São dois dos temas principais que o Evangelho se propõe desenvolver e expor. Analisemo-los em detalhe.
O quarto Evangelho começa e termina com a palavra vida. Aqui, no próprio começo lemos que em Jesus estava a vida; e no final lemos que o objetivo de João ao escrever o Evangelho foi que os homens pudessem crer “que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20.31). Esta palavra está nos lábios de Jesus todo o tempo. Jesus se lamenta de que os homens não se aproximem dele para poder ter vida (5.40). Afirma que veio para que os homens tenham vida e para que a tenham em abundância (10.10). Anuncia que dá vida aos homens e que jamais perecerão porque ninguém os arrebatará de sua mão (10.28). Afirma que ele é o caminho, a verdade e a vida (14.6). No Evangelho a palavra vida (zoo) aparece mais de trinta e cinco vezes, e o verbo viver ou ter vida (zen) mais de quinze. O que quer dizer João, pois, quando usa a palavra vida?
(1) Simplesmente quer dizer que vida é o contrário de destruição, condenação e morte. Deus enviou seu Filho para “que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (3.16). O homem que ouve e crê tem vida eterna e não entrará em juízo (5.24). Há um contraste entre a ressurreição para a vida e a ressurreição para a condenação (5.29).
Aqueles a quem Jesus dá vida não perecerão jamais (10.28). Em Jesus há algo que dá segurança ao homem nesta vida e na outra. Não se pode dizer que vivemos até que não aceitamos a Jesus e o tomamos como nosso Salvador e o coroamos como nosso rei. O homem que vive uma vida sem Cristo existe, mas não sabe o que é a vida. Jesus é a única pessoa que pode transformar a vida em algo que merece ser vivida, e em sua companhia a morte não é mais que o prelúdio de uma vida ainda mais plena.
(2) Mas João está seguro de que, embora Jesus é quem traz esta vida, a origem, o autor e o doador da vida é Deus . Com freqüência emprega a frase o Deus vivo, como de fato o faz toda a Bíblia repetidamente. A vontade do Pai que enviou a Jesus é que quem o veja e nele crê tenha vida (6.40). Jesus é o doador da vida porque o Pai pôs sobre ele seu selo de aprovação (6.27). Dá vida a todos os que Deus lhe deu (17.2). Por trás de tudo está Deus. É como se Deus estivesse dizendo: “Eu criei os homens para que tivessem vida autêntica; mediante seu pecado deixaram que viver e só existem; enviei a meu Filho para que saibam o que é a vida verdadeira”.
(3) Devemos nos perguntar o que é esta vida. O quarto Evangelho emprega com freqüência a frase vida eterna. Mais adiante discutiremos todo o significado dessa frase. No momento devemos anotar o seguinte. A palavra que João emprega para eterna é aionios. Agora, seja o que for a vida eterna, não é meramente uma vida que dura para sempre. É evidente que uma vida que durasse para sempre poderia ser uma terrível maldição; muito freqüentemente a única coisa que os homens desejaram é ver-se livres da vida.
Na vida eterna deve haver algo mais que duração; deve haver certa qualidade de vida. A vida não é desejável a menos que se trate de um certo tipo de vida. Aqui temos a chave. Aionios é o adjetivo que se emprega com frequência para descrever a Deus. No sentido mais exato da palavra, só Deus é aionios, eterno; de maneira que a vida eterna é aquela vida que Deus vive. O que nos oferece Jesus de parte de Deus é a mesma vida de Deus. A vida eterna é uma vida que conhece algo da serenidade e o poder de vida do próprio Deus. Quando Jesus precisou oferecer aos homens a vida eterna, Ele os estava convidando a participar da própria vida de Deus.
(4) Como podemos, pois, entrar nessa vida? Entramos nessa vida ao crer em Jesus Cristo. A palavra crer (pisteuein) aparece não menos de setenta vezes no quarto Evangelho. “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (3.36). “Quem crê em mim”, diz Jesus, “tem a vida eterna” (6.47). A vontade de Deus consiste em que os homens vejam o Filho, criam nele e tenham a vida eterna (5.24).
O que significa para João crer? (a) Significa que devemos estar convencidos de que Jesus é real e verdadeiramente o Filho de Deus. Quer dizer que devemos nos decidir a respeito de Jesus. Depois de tudo, se Jesus não for mais que um homem, não há nenhuma razão para lhe prestarmos obediência total e implícita que exige. Devemos pensar por nós mesmos quem foi Jesus. Devemos vê-lo, aprender coisas a respeito dele, estudá-lo, pensar nele até que cheguemos à conclusão que não é outro senão o Filho de Deus.
(b) Mas nisto há mais que uma crença intelectual. Crer em Jesus significa tomá-lo pela palavra. Significa aceitar seus mandamentos como algo absolutamente obrigatório, crer sem questionar que o que ele diz é a verdade, agir sob a convicção de que não podemos fazer outra coisa senão obedecer sua palavra. Para o João, a crença consta de três passos. Primeiro, significa a convicção da mente a respeito de que Jesus é o Filho de Deus. Segundo, significa a confiança do coração em que tudo o que Jesus diz é verdade. Terceiro, significa apoiar toda ação da vida na segurança inamovível de que devemos tomar a Jesus ao pé da letra.
Quando chegamos a este ponto deixamos de existir e começamos a viver. Sabemos o que quer dizer a Vida, com maiúscula.
FONTE: O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay
Você que gostaria de conselhos, mas não sabe onde encontrar? Não se preocupe, pois estás no lugar certo. Este BLOG foi feito para você tirar todas as suas dúvidas. Aqui você encontrará dicas de como resolver seus problemas, Subsídio para a Escola Dominical (Lição Jovens e Adultos – CPAD), Estudos, Pregações, Sermões etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Irmão Humberto
ResponderExcluirA Paz do Senhor
Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.
Rafael Carlos
fidelidadeajesus.blogspot.com
RAFAEL CARLOS, Sinto-me honrado em saber que és meu seguidor, e mais ainda uma grande honra para eu seguir o seu blogger (...), Desejo as mais ricas bênçãos de DEUS para a sua vida, agradecendo por seu apoio. Unidos em nosso Senhor JESUS CRISTO, saúdo-te cordialmente com um sincero Shalom.
ResponderExcluirA recíproca é verdadeira. Deus te abençoe, querido.
ExcluirAmem
ResponderExcluirAmem
ResponderExcluir