segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Lição 3 – Esperando a Volta de Jesus

SUBSÍDIO PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

1º Trimestre/2016

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mateus 24.42-46

TEXTO ÁUREO: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 5.23)

INTRODUÇÃO

Jesus está voltando. Não sabemos se virá Ele na primeira vigília, se aparecerá na segunda ou na terceira, ou se haverá de romper os céus aos primeiros clarões da alva. De uma coisa, porém, estejamos certos: Jesus breve virá! Estará você preparado para este dia e hora? Muitos serão surpreendidos pela vinda do Senhor. Embriagados pelas ânsias desta vida, teimam em viver como se a vinda de Jesus fosse a mais remota das hipóteses. À semelhança daqueles escarnecedores referidos pelo apóstolo Pedro, perguntam: “Onde está a promessa da sua vinda?” O que tais crentes não sabem é que já estamos em plena era escatológica; vivemos os últimos dias desta dispensação. Estarás tu vigiando, quando Jesus voltar?

1. AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR

1. Com fé e vigilância. O escritor aos hebreus disse: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6). A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hb 11.1). Sobre a vigilância, Jesus disse: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42). Vigiar significa jogar fora todo o “fermento”. O fermento é uma ilustração do pecado e da maneira devastadora como ele se alastra. Em 1 Coríntios 5.6-8 lemos: “Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade”. Um pouco de fermento, tolerar só um pouquinho de pecado (seja maldade, perversidade, inveja, ciúme, calúnia, mentira etc) pode afetar toda uma igreja.

2. Cheio do Espírito Santo. Ao lermos a parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13) observaremos os ingredientes indispensáveis para estar nas bodas. Aquelas virgens tinham vasilhas e lâmpadas (Mt 25.7-9). Mas precisavam, na verdade, ter o principal elemento: o azeite. As loucas não levaram azeite em suas vasilhas, mas as prudentes sim. Estavam devidamente preparadas. Aquelas virgens tinham que ter vestidos brancos de linho fino (Ap 19.8), lavados no precioso sangue do Cordeiro (Ap 7.14). Precisavam de calçados do Evangelho da Paz (Is 52.7; Ef 6.15). Tinham que ter com elas vasilhas para o azeite (Mt 25.4: Ef 5.18) e o próprio azeite (Mt 25.3,4), que é símbolo do Espírito Santo.

3. Em santidade e em amor. Devemos ser separados exclusivamente para Deus, isso é ser santo. Quem deseja ir ao céu, deve, sem sombra de dúvida, ser santo (Hb 12.14). Em um mundo onde se prega o ódio, devemos amar. Enquanto o amor de muitos estão esfriando, devido a multiplicação da iniquidade (Mt 24.12), nós devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo (Mt 22.39). O amor, é o distintivo do cristão, Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35). Quem não ama seu irmão é homicida, e, nenhum homicida tem direito a vida eterna (1 Jo 3.15).

II. ATITUDES ERRÔNEAS DIANTE DA VINDA DE JESUS

1. Ignorar a vinda de Jesus. “O meu senhor tarde virá”, disse o mau servo, em Mateus 24.48. Passando assim a viver de modo negligente e desatento, completamente alheio a volta de Jesus. A este diz o Senhor: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 24.50,51). A infidelidade e maldade tornam-se evidentes em nossa vida quando deixamos de esperar pela volta de nosso Senhor. Com o que você se ocupa, além de suas obrigações e compromissos diários? Você se empenha por “amar Sua vinda”? Você pede ao Senhor que prepare para encontrar-se com Ele?

2. Escarnecer das profecias. Muitos escarnecem da volta de Cristo afirmando que não sabemos o dia nem a hora em que Jesus vai voltar (Mt 25.13). Todavia, mais importante do que saber o dia ou a hora, é estarmos preparados para sermos arrebatados quando Cristo vier nos buscar. O apóstolo Pedro previu que isso aconteceria: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pe 3.3,4). Entretanto, esses escarnecedores esquecem que a matemática de Deus, é diferente da nossa. Um dia para Deus é como mil anos, e mil anos, como um dia (2 Pe 3.8).

III – ATITUDES DO SERVO FIEL ANTE A VOLTA DO SENHOR

1. Ter uma vida irrepreensível. O Dicionário BARSA da Língua Portuguesa, define irrepreensível como: Adj2g Que não se pode repreender ou não merece repreensão ou censura; correto, irreprochável. Precisamos ser irrepreensíveis no meio de uma geração corrompida e perversa (Fp 2.15). Não somente o nosso corpo (parte material), mas nosso espírito e alma (parte espiritual) devem ser totalmente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.23). Há líderes que são como os “sepulcros caiados” (Mt 23.27), pois em seu interior (alma e espírito), existe somente podridão. Lindos por fora, podres por dentro. Esses são maldizentes, murmuradores, hipócritas, iracundos etc. Sejamos santos em todo o viver, afinal, Jesus em breve virá.

2. Não dar lugar à carne. Há uma briga diária dentro de nós, entre o Espírito e a carne (Gl 5.17), o vencedor será aquele que alimentarmos. As obras da carne são: “adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias” (Gl 5.19-21). Porém, quem dar lugar à carne não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21). Deus é amor, mas, o culpado não tem por inocente (Nm 14.18).

3. Dar frutos. “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.16-20). Como servos de Deus precisamos dar bons frutos até a vinda de Jesus. Caso contrário, seremos cortados e lançados no fogo (Mt 7.19).


CONCLUSÃO

Amado, breve Jesus voltará! Busquemos, pois, ter uma vida irrepreensível diante daquEle que, em breve, virá buscar-nos. Não podemos agir de maneira displicente como se fôssemos viver, neste mundo, para sempre. Aqui não é a nossa pátria. Somos peregrinos! E, assim, andando e chorando, caminhemos em direção da cidade, cujo arquiteto e construtor é o Senhor. Jesus, não te esqueças de nós!


REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Abraão de. Manual da Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Vem o fim, o fim vem — A doutrina das últimas coisas. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 4º trimestre, CPAD, 2004.
BERGSTÉN, Eurico. A Doutrina das últimas coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1982.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo Palavra Chave. Rio de Janeiro: CPAD.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BOYER, Orlando. PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. Estados Unidos da América: Editora Vida, 1998.
CABRAL, Elienai. Escatologia – O estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 3º trimestre, CPAD, 1998.
Dicionário Barsa. São Paulo: Barsa Planeta, 2008.
LIETH, Norbert. O sermão profético de Jesus: uma interpretação de Mateus 24 e 25. Porto Alegre: Actual Edições, 2005.
RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
_____. 1 e 2 Tessalonicenses. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
_____. O Final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 1º trimestre, CPAD, 2016.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
SILVA, Severino Pedro da. Escatologia, doutrina das últimas coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!