sábado, 12 de março de 2016

O Juízo Final

TEXTO BASE: “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.” (Ap 20.11)

INTRODUÇÃO

Em todos os tempos, os ímpios sempre fizeram suas maldades, seus crimes, e praticaram corrupção. E há até quem pense que Deus não está vendo (Pv 15.3 diz que os olhos do Senhor estão em todo lugar), ou não queira fazer nada, diante de tantos pecados e injustiças, violência, crueldade e todos os tipos de crimes. Mas a Palavra de Deus assegura que Deus não é injusto para deixar impune os que praticam a iniquidade; “O culpado não tem por inocente” (Nm 14.18).

I – EVENTOS QUE ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL

1. A última revolta de Satanás.
Certamente, parece estranho o fato de Satanás ter sido preso, no final da Grande Tribulação, e a Bíblia afirma que o mesmo será solto no final do Milênio (Ap 20.7-9). Mas Deus não faz nada sem propósito. A soltura de Satanás tem motivos a serem alcançados:
a)   Solto por um pouco de tempo. Para Satanás, não tem mais jeito. Após mil anos, Deus vai soltar o Diabo. Para quê? Certamente, para provar os que nascerão no Milênio, e não terão tido oportunidade de ter sua fé provada diante das tentações malignas.
b)   Para enganar as nações – Gogue e Magogue. Esses nomes são simbólicos; representam o ajuntamento de todas as nações do mundo, enganadas por Satanás, para se rebelarem contra Cristo, após terem experimentado uma “ordem mundial” de prosperidade jamais vista na história da terra. Um mundo sem doenças, desfrutando plena paz, sem guerras, conflitos ou violências. Mas, mesmo assim, os pecadores que nascerem durante o Milênio darão lugar ao engano do Diabo, numa prova de que o pecado passou a todos os homens (Rm 5.12). Será um levantamento mundial contra Cristo, pelo poder persuasivo do Maligno. Mesmo diante do Reino Milenial de Cristo, pleno de prosperidade e paz, ao serem confrontados com as tentações, desprezarão Jesus e aceitarão Satanás. O mesmo que fez a multidão que escolheu Barrabás e condenou Jesus (Mt 27.17-21).
c)   Satanás ajuntará as nações. Para combater a Cristo e os povos que entrarão no Milênio, e cercarão Jerusalém (cidade eterna), para a última tentativa de destruir Israel. Serão inumeráveis as hostes, representadas por “Gogue e Magogue”, em número “como a areia do mar”. As nações serão enganadas e se voltarão contra Deus e Israel, sob a liderança satânica. Mas seu fim já está decretado em última instância, no tribunal de Deus. Será preso para sempre, no Inferno.    

2. A prisão eterna de Satanás. Deus mandará os anjos poderosos prender Satanás, lançando-o na prisão eterna para todo sempre (Ap 20.10).

II – O JUÍZO FINAL

1. O que é e quando se dará o Juízo Final? Trata-se de um infinito julgamento, diante do qual está o que é finito: o pobre humano morto. Será logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio (Ap 20.7,10).

2. Quem será o Juiz? Jesus, o Supremo juiz. Paulo afirma que Deus tem determinado um dia em que com justiça Jesus julgará o mundo (At 17.31).

3. Quem terá de prestar contas ao justo Juiz? 

Os que participarem da segunda ressurreição (Ap 20.5,6). Logo, serão todos que não participarem da “primeira ressurreição”.
Os ímpios de todos os tempos (Ap 20.11,12a).
Os que estiverem vivos, após o Milênio, e se aliarão a Satanás (Mt 25.31-41).
Aqueles que durante a Grande Tribulação tomaram sobre si o sinal da Besta.
Os anjos caídos (Jd 6; 2 Pe 2.4), os anjos caídos serão convocados para receber o seu julgamento. Uns estiveram presos, outros soltos, servindo ao Diabo, mas todos serão julgados.

III – AS BASES DO JUIZO FINAL

1. Livros serão abertos. 

O livro da consciênicia (Rm 2.15; 9.1);
O livro da natureza (Jó 12.7-9; Sl 19.1-5; Rm 1.20);
O livro da lei (Rm 2.12; 3.20);
O livro do Evangelho (Jo 12.48; Rm 12.16);
O livro da memória (Lc 16.25);
O livro das obras (Ap 20.12);
O livro da vida (Ap 20.15; Fp 4.3). Esse livro servirá para provar que os nomes dos perdidos estarão riscados dele.

2. Qual será a sentença. A Bíblia diz em João 3.18,19: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” Esse texto nos mostra que os homens são condenados não só pelo fato de cometerem suas más obras, mas por não crerem em Jesus.

CONCLUSÃO

Prezado leitor: tens teu nome escrito no livro da vida? Se ainda não – fazer-o agora o mais depressa possível. “... Ainda há lugar!” (Mt 11.28; Ap 22.17). Pois,chegará o dia: “o dia do Juízo final” quando “... aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançando no lago de fogo” (Ap 20.15). Vem pra Jesus!


REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Abraão de. Manual da Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
ARRINGTON, French L. et STRONDSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada – Como interpretar a Bíblia de maneira fácil e eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BERGSTÉN, Eurico. A Doutrina das últimas coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1982.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Hebraico-Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BOYER, Orlando. PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. Estados Unidos da América: Vida, 1998.
CABRAL, Elienai. Escatologia – O estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 3º trimestre, CPAD, 1998.
Dicionário Barsa. São Paulo: Barsa Planeta, 2008.
ESEQUIAS, Soares. Manual de Apologética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
GILBERTO, Antônio. Manual da Escola Bíblica Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
_____. O calendário da profecia. Rio de Janeiro: CPAD, 1985.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
LAHAYE, Tim. Um milênio literal: Como Ensina as Escrituras. Porto Alegre: Actual Edições, 2006.
_____. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
LIETH, Norbert. O sermão profético de Jesus: uma interpretação de Mateus 24 e 25. Porto Alegre: Actual Edições, 2005.
LOPES, Edson. Fundamentos da Teologia Escatológica. São Paulo: Mundo Cristão, 2013.
PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Vida, 2006.
RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
_____. O Final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 1º trimestre, CPAD, 2016.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
SILVA, Severino Pedro da. Escatologia, doutrina das últimas coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.
_____. Apocalipse “Versículo por versículo”. Rio de Janeiro: CPAD, 1987.
ZIBORDI, Ciro Sanches. Escatologia – a Doutrina das últimas Coisas. In: Teologia sistemática pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!