quinta-feira, 30 de abril de 2020

EXPOSIÇÃO BÍBLICA DE 1 JOÃO 5.21


“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1 João 5.21).

FILHINHOS. O termo “filhinhos” é uma forma de afeto usada por um professor para seus alunos.  

Vejamos alguns textos:

“Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora” (João 13.33);

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 4.19);

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2.1);

“Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados” (1 João 2.12);

“E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda” (1 João 2.28);

“Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo” (1 João 3.7);

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3.18);

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4.4);

E onde lemos: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1 João 5.21).

GUARDAI-VOS. Significa guardar como o faz uma guarnição militar. Segundo a Wikipédia, uma guarnição militar é um termo informal para designar um corpo de tropas estacionado ou aquartelado numa localidade ou numa praça-forte com o intuito de a guarnecer com meios militares.

De quem o apóstolo João quer que guardemo-nos dessa forma? Veremos no próximo ponto.

ÍDOLOS. "Um 'ídolo' é qualquer coisa que ocupa o lugar que é de Deus" (Westcott).

Observaremos alguns textos no Novo Testamento onde o termo “ídolos” se refere à adoração a ídolos, idolatria:

“... Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?” (Romanos 2.22);

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2 Coríntios 6.16);

“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1.9);

E por fim, nosso texto citado: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1 João 5.21).

Vale ressaltar que Éfeso (cidade onde habitava os irmãos a quem o apóstolo João escreveu) abundava com ídolos e práticas idólatras; por isso a advertência era muito apropriada.

Vigiemos, todos devemos nos cuidar de não levantar em nossas vidas um ídolo que elimine a Deus. Que Deus nos ajude a evitarmos a idolatria, os falsos deuses, e que não tenhamos ídolos em nossos corações. Precisamos amar a Deus acima de todas as coisas (Mt 22.37: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”).

AMÉM. O termo significa assim seja feito, assim seja e verdadeiramente. Indicando que o escrito de João era algo verdadeiro e digno de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!