domingo, 5 de abril de 2020

O PASTOR DO SALMO 23




O Salmo 23 foi escrito pelo salmista Davi, é um dos mais lindos das Escrituras Sagradas, sem falar que é o segundo Salmo mais lido da Bíblia, perdendo somente para o Salmo 91. Vermos o que faz desse Salmo o mais lindo e um dos mais lidos.

SL 23.1: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”.
Este versículo 1 é o mais conhecido deste Salmo, o que leva as pessoas a interpreta-lo de forma incorreta, dizendo que não irá nos faltar bens materiais. Porém, quando olhamos para o Salmo, entendemos que o mesmo que o faz deitar em verdes pastos e que refrigera a sua alma, está com ele no vale da sombra da morte! Quando Davi diz que o Senhor é o Pastor dele, está dizendo na verdade que o Senhor zela por ele e portanto, nada irá faltar: Não faltaram tribulações, dificuldades, angústias, vitórias, alegrias, tristezas…

SL 23.2: “DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS, GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS”.
O pastor do Salmo 23 nos mostra que a vida com Ele não é só aflições e lutas. Logo, O Pastor sabe que às vezes o melhor a fazer é descansar. Deus, nosso Pastor entende nossa situação. Da mesma forma que ele fazia Davi deitar em verdes pastos e o guiava para águas tranquilas, ele também fará por você! Nossa vida não é feita apenas de tempestades, existem os momentos da tempestade, mas existem os momentos em que as águas estão tranquilas. Descanse aos cuidados do nosso Pastor.

SL 23.3: “REFRIGERA A MINHA ALMA; GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA, POR AMOR DO SEU NOME”.
Uma tradução literal desse verso diria “faz voltar a minha alma”, a ideia do texto é “restaurar ou renovar as forças” da ovelha. O texto quer dizer que o pastor do Salmo, que é Deus, é quem renova o vigor da ovelha. É isso que Ele faz conosco, glória a Ele! Outro ponto deste versículo é quando ele fala sobre “veredas da justiça” ou pelos caminhos da justiça. O caminho da justiça é o caminho certo e seguro, porém o menos percorrido. Sigamos sempre por esse caminho.

SL 23.4: “AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMERIA MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM”.
“vale da sombra da morte” trata-se de um vale escuro e perigoso que pode levar a ovelha à morte. Mas, essa ovelha não precisa temer o mal, ou melhor, o perigo, porque será “protegida” pela vara e pelo cajado do pastor. Glória a Ele! O mundo está passando por uma pandemia, permita-me chamar de ‘vale da sombra da morte’, este vale não iremos passar sozinhos, o Senhor nosso Pastor passará conosco! Aleluia!

SL 23.5: “PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS, UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO, O MEU CÁLICE TRANSBORDA”.
É provável que esteja em vista uma refeição de um sacrifício de gratidão. A mesa do Senhor é a mesa da verdade! É banquete de reconciliação, pois a mesa é um lugar onde todos se sentam para um banquete e para uma conversa. Observamos nesse caso Davi quer uma mesa de reconciliação com os seus inimigos. Vejamos que ao mesmo tempo em que acontece a reconciliação, também acontece à unção. Logo, onde não tem reconciliação, não tem unção! É tempo de reconciliação com os nossos inimigos. A menção da unção com óleo. Trata-se de uma unção de honra. Está relacionada com a ideia de deferência destinada a pessoas importantes.

SL 23.6: “CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA; E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS”.
A bondade e a misericórdia do nosso Pastor estarão conosco independe do cenário. Logo, não importa se estamos passando pelo vale da sombra da morte ou pelos pastos verdejantes, o importante é que o Senhor, nosso Pastor está conosco. Aleluia! Glória a Deus.

Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10.11). Jesus é o Pastor do Salmo 23. No mesmo evangelho de João, Jesus diz: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” [João 10.14]. Quando entendemos essa verdade e passamos a vivê-la, pode vir o cenário que for, continuaremos crendo que a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias das nossas vidas! Concluo com essa história: Dois homens foram convocados a recitar o Salmo 23 perante um auditório. Um deles era um orador famoso e respeitado, especializado em dramatizações. Ele recitou o Salmo de maneira comovente.
Quando terminou, a plateia o aplaudiu de pé e pediu bis, para ouvir novamente sua bela voz e apreciar sua récita. Depois, foi à vez do outro homem, que era bem mais idoso, e ele repetiu as mesmas palavras: “Senhor é o meu pastor…”. Quando terminou, não houve aplausos, pelo contrário, nem um som se ouviu na plateia, todos estavam quietos, em um profundo estado de devoção e oração. Então, o primeiro homem, o orador famoso, emocionado, levantou-se e falou: “A diferença entre minha fala e a deste meu velho amigo é que eu conheço o Salmo, mas meu amigo conhece o Pastor!”

P.S.: Mais importante do que conhecer o Salmo 23, é conhecer o Pastor do Salmo 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!