terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL EFETIVO?

23/01/2012 23:12 - ROSÁLIA VASCONCELOS – do caderno de Carreiras e Concursos

Você sabe a diferença entre ser um profissional eficaz, eficiente e efetivo? Pois bem, eficaz é aquele colaborador de uma empresa que consegue desenvolver perfeitamente uma função, atividade ou tarefa a que lhe foi atribuída, produzindo o resultado esperado. Eficiente é aquele profissional que, além de ser eficaz, faz o seu trabalho com nenhum ou um mínimo de erros. Ou seja, ele vai além do eficaz. Já o efetivo consegue ser eficaz, eficiente e pensar proativamente, estando sempre disponível para as demandas da organização em que trabalha. Mas como se tornar nesse tipo de profissional, tão almejado pelas empresas hoje em dia?

Para o coordenador de pessoal do Shopping Guararapes, Eliabe Serafim, um trabalhador eficiente carrega com grande envergadura os desafios da empresa, procurando ser sempre o mentor das ideias que serão aliadas aos negócios da organização. "Esta construção do perfil se dá a partir do momento em que ele não se acomoda na empresa e procura o resultado que ela precisa num mercado tão competitivo. Dado ao momento pelo qual atravessamos, da emergente escassez de mão de obra qualificada, esse profissional precisa está sempre inovando", coloca Serafim.

De acordo com o diretor Corporativo de Gestão de Pessoas do Grupo Preserve Liserve e Diretor do Sapies (Centro de Formação e Pesquisa), Márcio Gomes, quanto mais o colaborador se aproxima do tipo profissional efetivo, maior a possibilidade de crescimento na organização e maior a possibilidade de atingir cargos estratégicos de diretoria. "Os profissionais efetivos são pérolas perdidas no oceano empresarial e catadas à mão. Aqueles que perceberem que não basta apenas conhecimento e habilidade para aproveitar as oportunidades que este mercado em pleno crescimento oferece, e que a atitude é o grande diferencial, com certeza conquistarão espaço neste mercado em ebulição", orienta Gomes.

Dicas para se tornar um profissional efetivo:

- Quando nos referimos ao terceiro eixo do CHA, a atitude é o fator determinante para que um profissional se diferencie dentro das organizações;
- A atitude está relacionada ao comportamento de um profissional diante de uma dada situação;
- Não basta ter conhecimento (saberes construídos ao longo da sua formação e da vida) e habilidade (experiência prática), se não existe atitude diante de um problema a ser resolvido;
- Não basta apenas o conhecimento técnico. É preciso ver oportunidade em tudo.

Fonte: Márcio Gomes e Eliabe Serafim.

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/economia/empregos/arquivos/2011/outubro/0016.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!