domingo, 24 de abril de 2011

Como podemos conciliar esta cronologia (que vai até cerca de 4.000 anos a.C.) com a antropologia, que tem demonstrado que a humanidade é muito mais velha? - GÊNESIS 5:1ss



PROBLEMA: Se as idades mencionadas em Gênesis 5 e 10 foram somadas ao restante das datas do AT, o resultado será cerca de um pouco mais de 4.000 anos a.C. Mas os arqueólogos e antropólogos datam o homem de milhares de anos antes (pelo menos 10.000 anos).
SOLUÇÃO: Há uma boa evidência que sustenta a crença de que a humanidade tenha mais de 6.000 anos. Mas há também boas razões para se crer que há algumas lacunas nas genealogias de Gênesis. Primeiro, sabemos que há uma lacuna na genealogia do livro de Mateus, quando diz "Jorão, [gerou] a Uzias" (Mt 1.8). Mas, em comparação com 1 Crônicas 3.11-14, vemos que Mateus deixa fora três gerações (Acazias, Joás e Amazias), como segue:

Mateus
1 Crônicas
Jorão
Jorão
-
Acazias
-
Joás
-
Amazias
Uzias
Uzias (também chamado Azarias)


Segundo, falta pelo menos uma geração na genealogia de Gênesis. Lucas 3.36 menciona "Cainã" entre Arfaxade e Sala, mas o nome Cainã não aparece nessa ordem no registro de Gênesis (veja Gn 10.22-24). É melhor vermos Gênesis 5 e 10 como genealogias adequadas, não como cronologias completas.
Finalmente, pelo fato de se saber que há lacunas nas genealogias, não podemos determinar acuradamente a idade da raça humana simplesmente pela adição dos números de Gênesis 5 e 10.

Extraído do livro ”MANUAL POPULARde Dúvidas, Enigmas e"Contradições"da Bíblia" (de Norman Geisler – Thomas Howe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!