domingo, 17 de abril de 2011

Subsídio para a escola bíblica dominical. LIÇÃO Nº 04. 24 de Abril de 2011. TÍTULO: “ESPÍRITO SANTO – AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS”

TEXTO ÁUREO
 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até do que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49).

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo ajuda-nos a viver de maneira santa e habilita-nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8.

Lucas 24
46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;
47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 - E dessas coisas sois vós testemunhas.
49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Atos 1
4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

INTRODUÇÃO

Palavra Chave

Capacitação: Ato ou efeito de capacitar, habilitar para alguma função.
Podemos facilmente ser tentada a pensar que a igreja é capaz de desenvolver a obra de Deus pelos seus próprios esforços. Porém veremos que o Consolador atua em nossa conversão, auxilia-nos a viver de modo santo e digno e habilita-nos a realizar a obra de Deus. Sem Ele nada somos.

I. O RELACIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO COM A HUMANIDADE

1. O ESPÍRITO SANTO operando em nossas faculdades mentais.

Orar em línguas edifica-nos. Isso relaciona-se ao nosso crescimento mental, isso nos fala de fortalecimento e proteção mental. "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Cl 3.2).
Pensar claramente é ganhar a batalha da mente e manter cativos seus pensamentos corretos.
" Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". (Efésios 6.11).
A palavra "cilada" no grego corresponde a palavra "METHODIA", de onde vem a nossa palavra portuguesa "MÉTODO". Isso significa que Satanás é dono de uma estratégia total, bem ordenada, eficaz, comprovada ao longo do tempo e que funciona como por encanto.
"Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais" (Efésios 6.12).
Observe que a luta de que nos fala o apóstolo Paulo não é uma luta visível, mas MENTAL.
"E a quem perdoardes alguma coisa, também eu. E o que eu perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de CRISTO, para que não sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos os seus ARDIS" (II Coríntios 2.10-11).
A palavra "ardis" no grego é derivada de uma palavra cuja raiz significa: MENTE. Assim, parafraseando as palavras do apóstolo Paulo acima, podemos dizer o seguinte:
"Nosso desejo é que o inimigo não nos agarre, mediante a confusão dos nossos pensamentos, porque estamos bem conscientes de sua estratégia dirigida às nossas mentes".
"Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de CRISTO, que é a imagem de DEUS" (II Coríntios 4.3-4).
"Pois DEUS, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, é quem brilhou nos nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de DEUS, na face de JESUS CRISTO" (II Coríntios 4, 6).
"Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa guerra não são carnais, mas sim poderosas em DEUS para a destruição das FORTALEZAS. Derrubamos todo o raciocínio e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de DEUS, e levamos cativo todo o PENSAMENTO à obediência de CRISTO" (II Coríntios 10. 4-5).
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em CRISTO JESUS. Quanto ao mais irmãos, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisto pensai." (Filipenses 4.6-8)
 A mente carnal é a "morte"; é "inimizade contra DEUS"; "não está sujeito à lei de DEUS, nem mesmo pode estar"; "não pode agradar a DEUS" (Romanos 8.6-8).  Que contradição uma igreja alegar ser "de CRISTO" quando as pessoas que a compõem têm a mente carnal que não pode agradar a DEUS! O remédio do ESPÍRITO para a mente carnal é:  "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS" (Romanos 12.2).  Renovação da mente!  Transformação!  Metamorfose!  Livrar a mente das disposições e dos interesses carnais, enchendo-a com as disposições e os interesses espirituais! Essa é outra forma de dizer: "Habite, ricamente, em vós a palavra de CRISTO" (Colossenses 3.16).  Não é tarde demais.  Deixe que ele te molde.  A felicidade eterna está em jogo.

2. O ESPÍRITO SANTO operando nos sentimentos e vontades.

A profecia edifica, consola e exorta.Convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16.8-11. Sustentamos esta passagem como se referindo primariamente a uma obra indireta do Espírito, porque a diferença entre a obra direta e indireta do Espírito é para se ver mais tarde sob o exame do Seu trabalho nos perdidos.

3. O ESPÍRITO SANTO e a adoção.

"Porque todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS, esses são filhos de DEUS" (Rm 8.14).
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai" (Rm 8.15).
"O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito, que somos filhos de DEUS" (Rm 8:16).

II. O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE

1. A presença constante do ESPÍRITO SANTO.

Jo 14.16 Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro consolador (Paráclito), que estará convosco para sempre. 17 Ele é o ESPÍRITO da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece convosco e está em vós.

2. O desenvolvimento da relação com o Divino ESPÍRITO SANTO.

I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Efésios 1.17 O DEUS do nosso Senhor JESUS CRISTO, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento, o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação. 
João 16.13 Mas, quando vier aquele ESPÍRITO da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

3. Ser "cheio do ESPÍRITO SANTO".

"E não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do ESPÍRITO" (Efésios 5.18).

Desenvolve no crente o Fruto do ESPÍRITO
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei” (Gálatas 5.22,23).

III. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO CAPACITA-NOS A FAZER A OBRA DE DEUS

1. Intrepidez para testemunhar.

“O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Is 61.1.)

2. Formação de discípulos.

(Atos 13.3) - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

3. Chamados para servir.

Disse o ESPÍRITO SANTO:
(Atos 13.2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

IV A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.

A revelação do ESPÍRITO SANTO no NT.

(a) O ESPÍRITO SANTO é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de JESUS (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de CRISTO (1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em CRISTO, recebemos o ESPÍRITO SANTO (Jo 3.3-6; 20.22) e nos tornamos coparticipantes da natureza divina (2Pe 1.4).
(b) O ESPÍRITO SANTO é o agente da nossa santificação. Na conversão, o ESPÍRITO passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.9; 1Co 6.19). Note algumas das coisas que o ESPÍRITO SANTO faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17; 2Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de DEUS (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a DEUS (At 10.45,46; Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a DEUS (Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de CRISTO, que O glorificam (Gl 5.22,23;  1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.10-16) e também nos revela JESUS e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-18; 16.14). Continuamente, Ele nos comunica o amor de DEUS (Rm 5.5) e nos alegra, consola e ajuda (Jo 14.16; 1Ts 1.6).
(c) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do ESPÍRITO SANTO relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do ESPÍRITO. Quando somos batizados no ESPÍRITO, recebemos poder para testemunhar de CRISTO e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo (1.8). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre CRISTO (Jo 1.32,33) e sobre os discípulos (2.4; ver 1.5), e que nos capacita a proclamar a Palavra de DEUS (1.8; 4.31) e a operar milagres (2.43; 3.2-8; 5.15; 6.8; 10.38). O plano de DEUS é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no ESPÍRITO SANTO (2.39). Para realizar o trabalho do Senhor, o ESPÍRITO SANTO outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de CRISTO (1Co 12—14). Estes dons são uma manifestação do ESPÍRITO através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11).
(d) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de CRISTO, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a DEUS (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2).

As diversas operações do ESPÍRITO são complementares entre si, e não contraditórias.

Ao mesmo tempo, essas atividades do ESPÍRITO SANTO formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter
(a) a nova vida total em CRISTO,
(b) um santo viver,
(c) o poder para testemunhar do Senhor ou
(d) a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no ESPÍRITO SANTO se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo ESPÍRITO, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas.

CONCLUSÃO

Uma igreja poderosa depende da agência do Espírito Santo na escolha dos líderes, na evangelização, na obra missionária e na resolução de conflitos. Nós agradecemos a Deus por todos os corpos eclesiásticos e todas as agências missionárias que contribuíram para a empreitada missionária mundial.

REFERÊNCIAS
 
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
 
BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal. C.P.A.D, 1995.

SILVA, Severino P. da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo: ed.1. - Rio de Janeiro: C.P.A.D, 1996.


http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao4-mp-2tr11-espiritosanto-agentecapacitador.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!