domingo, 10 de abril de 2011

Subsídio para a escola bíblica dominical. TÍTULO: “O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO”

LIÇÃO Nº 03. TÍTULO: “O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO”
TEXTO ÁUREO – Mt 3.16. DATA: 17/04/2011
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 2.1-4, 7-8

INTRODUÇÃO

A doutrina do Batismo com Espírito Santo é à base do movimento pentecostal. O batismo com o Espírito Santo é das pedras basilares da doutrina pentecostal, como uma doutrina tanto bibliocêntrica quanto prática e experimental.

I - O QUE NÃO É BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?

1. - NÃO É NOVO NASCIMENTO – Existem grupos denominados “anti-pentecostais” que confundem o batismo com a conversão ou novo nascimento.

Ambas as experiências são distintas. Observemos:

• (A) - Jo 15.3 - Só depois eles foram batizados com o Espírito Santo;

• (B) - Lc 4.17-20 - Jesus Cristo, não obstante tenha sido gerado por obra e graça do Espírito Santo, só aos trinta anos de idade foi ungido pelo Espírito Santo e capacitado para a Sua missão.

Batismo é a promessa para aqueles que nasceram de novo (At 2.39). Este versículo também nos mostrar que o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO não ficou reservado apenas para os discípulos no dia de pentecostes, como afirmam os anti-pentecostais.

2. - NÃO É SANTIFICAÇÃO – Alguns confundem batismo com “santidade”. Batismo não é um salvo-conduto de posse do qual o crente pode abusar da bondade e misericórdia divinas. Vale lembra que é o Espírito Santo que promove a santificação na vida do crente (Gl 5.16-18, 24-26), mas isso não batismo.

• O crente, uma vez batizado com o Espírito Santo, deve estar atento às seguintes palavras do apóstolo Paulo (Ef 4.30; I Ts 5.19).

3. - NÃO É SELO – É muito comum em nossos dias ouvimos alguém falar: “Fulano foi selado com o Espírito Santo”, referindo-se ao Batismo com Espírito Santo. Entretanto selo é rótulo, é marca de registro. O selo mostra a nossa condição de salvo (Ef 4.30), batismo com Espírito Santo mostra poder (At 1.8).

II - O QUE É BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?

É revestimento de poder na vida do crente (At 1.8). É ser mergulhado por Cristo nas profundezas do Espírito.

1. - O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO...

a) Não está vinculado a mérito, é um dom de Deus (At 10.45).
b) Nem a métodos, pois o Espírito opera como vento (Jo 3.8), “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...”
c) Nem a datas, pois Jesus o batizador é soberano, e batiza quando lhe apraz.
d) Nem a locais, pois Ele batiza aonde quer.
e) Nem a posturas corporais, pois o que vale é a posição do coração (Jr 29.13) “ buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.”

2. - O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER?

1- Arrepender-se dos pecados – At 2.38
2- Crer – Jo 7.38 – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”
3- Pedir – Lc 11.13 –“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?”
4- Receber – At 1.8 –“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,, que há de vir sobre vós...”

3. - EVIDÊNCIAS DO BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

O falar em línguas estranhas é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada com Espírito Santo (At 11:15-17), o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio (At 10:46); em Éfeso (At 19:6); na vida de Paulo (At 9:17-18; I Co 14:18; em Samaria (At 8:20-21), embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos (veja I Co 13:1).

Lembre-se:

1) Não estabeleça regras para o Espírito Santo.
2) Todo ensinamento de homem que possa trazer condenação ou barreira para você receber o poder do Espírito, jogue fora de sua vida em nome de Jesus.
3) Receba o Batismo no Espírito Santo pela fé.

III - TRÊS FORMAS DE BATISMO
Há pelo menos três maneiras de o Espírito Santo bati­zar os crentes, embora o batismo seja um só e em cada uma dessas manifestações tenha ocorrido a evidência das línguas estranhas.

1. - Encontramos a primeira em Atos 2.2-4, onde o Espíri­to irrompe do Céu "de repente" como "um vento vee­mente e impetuoso", e, sem nenhuma intervenção huma­na ou dramatização para estimular a fé, batiza a todos os que estão assentados.

2. - A segunda, em Atos 8.15-18; 9.17,18 e 19.6, onde o batismo se dá através da imposição de mãos, em Samaria, Damasco e Éfeso.

3. - A terceira, em Atos 10.44, na casa do centurião Cornélio: "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra".
No primeiro caso, o batismo aconteceu automatica­mente; no segundo, pela imposição das mãos e no tercei­ro, pelo supremo poder da Palavra.

CONCLUSÃO

O batismo com o Espírito Santo garante a salvação?

Muitas pessoas estão preocupadas demais com o batismo com Espírito Santo. Algumas oram incansavelmente e vivem em constante frustração porque não receberam uma manifestação clara de batismo com Espírito Santo.  Algumas até estão convencidas de que não serão salvas se não receberem este sinal especial de Deus. Porem para sermos salvos, precisamos arrepender-nos dos nossos pecados, assim entrando em comunhão com o Espírito Santo. Lembre-se o batismo com o Espírito Santo não é para a salvação, porem faz parte dela, logo só uma pessoa que é salva pode receber esse batismo.

REFERÊNCIAS

SILVA, Severino P. da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo: ed.1. - Rio de Janeiro: C.P.A.D, 1996.
http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!