sexta-feira, 29 de julho de 2011

O ARREBATAMENTO DE ENOQUE


TEXTOS: GN 5.21-24; HB 11.5,6; 1 CO 15.51,52
INTRODUÇÃO: Serão arrebatados tão somente aqueles que tiverem alcançado testemunho de que agradam a Deus.
I. QUEM ERA ENOQUE. Muitos leitores da Bíblia não gostão de genealogias. Diz a Palavra de Deus: “(2 Tm 3.16)”. Isto inclui as genealogias. Desse modo, desenvolvendo maior familiaridade com as Escrituras, será possível extrair lições de grandes proveitos dos trechos que registram as genealogias. É o caso de Gn 5.1-32, no qual encontramos um resumo da historia do período que vai desde a criação do homem até o diluvio. E dentro deste trecho, nos versículos 18 a 24, encontramos a biografia de Enoque. Enoque, o sétimo depois de Adão (Jd 14), era filho de Jerede e pai de Matusalém.
1. Enoque, contemporâneo de Adão. Quando Enoque nasceu, Adão ainda vivia, pois alcançou a idade de 930 anos (Gn 5.5). Quando Adão morreu Enoque tinha cerca de 308 anos. Assim sendo Enoque teve a oportunidade e ouvir de Adão muitas histórias preciosas.
2. Enoque, contemporâneo de Sete. Quando Enoque nasceu, Sete, filho de Adão, estava com cerca de 500 anos, e ainda vivia quando Enoque foi arrebatado. É licito supor que Enoque deve ter participado do culto a Deus que iniciou nos dias de Sete (Gn 4.26).
II. ENOQUE EXPERIMENTOU UMA SALVAÇÃO RADICAL. Quando Enoque completou 65 anos ele teve um encontro com Deus, e andou com Deus a partir desse momento, até o fim de sua vida (Gn 5.21,22). Enoque aproximou-se de Deus crendo que Deus existia e que é galardoador daqueles que o buscam (Hb 11.6). Enoque buscou a Deus e achou-o. Embora a Bíblia não registre detalhes sobre como viviam e interagiam as pessoas listadas em Gn 5., é plausível supor que Enoque foi influenciado por Adão que muito tinha a relatar sobre as suas experiências de comunhão com Deus no jardim do Éden, bem como sobre a promessa dada por Deus de levantar um que esmagaria a cabeça da serpente (Gn3.15). De qualquer maneira, Enoque creu e alcançou testemunho de que agradara a Deus (Hb 11.5). Foi pela fé que Enoque venceu. É pela fé que o homem é justificado sem obras (Gl 2.16; Rm 1.17). Esta mesma fé continua sendo à base de toda vida espiritual com Deus.
III. ENOQUE ANDOU COM DEUS. Na curta biografia de Enoque, registrada na Bíblia, apareceu duas vezes à expressão: “Andou Enoque com Deus” (Gn 5.22,24). Que grandioso resumo de uma vida! Andar com Deus aparece na Bíblia como uma expressão que equivale a vida de comunhão com Deus.
1.   Como podemos andar com Deus? Vejamos algumas condições:
a) A Bíblia nos dá a orientação: (Jr 6.16). A Palavra de Deus é a regra que deve ser seguida (Gl 6.16, Fp 3.16). A Bíblia nos revela a verdade de Deus bem como a sua vontade. A Bíblia registra o exemplo de Jesus para que sigamos em suas pisadas (1 Pe 2.21). E aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou (1 Jo 2.6).
b) A Bíblia nos ensina que a nossa comunhão é com o pai e com o seu Filho Jesus Cristo (1 Jo 1.3). Devemos zelar pela nossa comunhão com Jesus de tal maneira que Cristo venha a ser formado em nós (Gl 4.19), e que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos, em nossa carne mortal (2 Co 4.10,11). A Bíblia registra varias formas de andar que devem estar presentes na vida daqueles que querem alcançar testemunho de terem agradado a Deus, Consideremos algumas:
Ø  Andar em novidade de vida (Rm 6.4).
Ø  Andar segundo o espirito e não segundo a carne (Rm 8.4).
Ø  Andar em amor (Ef 5.2).
Ø  Andar na verdade (2 Jo 4).
Ø  Andar em humildade (Mq 6.8).
Ø  Andar em sinceridade (Sl 26.1).
Ø  Andar em paz e retidão (Ml 2.6).
2.   Deus, o nosso ajudador. O próprio Deus quer ajudar aqueles que desejam andar com Ele. É o que afirma o escritor aos Hebreus: (Hb 13.20,21). Deste modo, vemos que Deus deseja aperfeiçoar aqueles que querem andar com Ele, operando neles aquilo que lhe é agradável.
IV. ENOQUE VIVIA SUBMISSO AO ESPÍRITO SANTO. Judas menciona em sua epistola que Enoque, o sétimo depois de Adão, profetizou acerca da vinda do Senhor, para executar o juízo contra os ímpios (Jd 14).
1.   A visão escatológica de Enoque. Enoque teve uma visão profética acerca dos últimos dias. Ele viu o Senhor vindo com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios (Jd 14,15). Esta visão refere-se a segunda fase da vinda de Jesus, quando Ele virá com a sua igreja glorificada, no fim da Grande Tribulação (Ap 19.11-15; 2Ts 1.7-10).
2.   Matusalém, um nome profético. Enoque deu um nome profético a seu filho (Gn 5.21,22). Ele tomou a decisão de andar com Deus no ano em que nasceu seu filho Matusalém. Este nome significa “quando este morrer isto virá”. Enoque deve ter tido uma revelação profética por ocasião do nascimento de seu filho, pois exatamente no ano em que morreu Matusalém, veio o Dilúvio. Certamente o Espirito Santo operava em Enoque, pois ele vivia uma vida de submissão à vontade de Deus.
V. O DIA DO ARREBATAMENTO DE ENOQUE. A Bíblia não revela se Enoque havia sido avisado acerca do dia do seu arrebatamento. Está escrito, porém, que antes da sua trasladação havia alcançado testemunho de ter agradado a Deus (Hb 11.5). Que seja esta a nossa posição espiritual. Eis o que diz o apóstolo Paulo: (2 Co 5.9). Para alguém agradar a Deus é preciso andar segundo o Espírito, porque os que andam segundo a carne não podem agradá-lo (Rm 8.8). Assim como Enoque chegou ao dia do seu arrebatamento andando com Deus e agradando a Deus, Façamos o mesmo. Vivamos para Jesus cada dia, pois não sabemos quando o Senhor virá (Mt 24.42,44; Mc 13.32,33). Mas uma coisa é certa: JESUS VEM MUITO BREVE.
VI. DEUS PARA SI O TOMOU. Esta curta expressão, que aparece em Gn 5.24, encerra um grande acontecimento. O corpo de Enoque foi transformado em um corpo glorioso, pois carne e sangue não podem herdar o reino de Deus (1 Co 15.50), e Enoque, transformado, foi trasladado para a presença de Deus.
1.   Enoque não foi achado. O lugar de Enoque ficou vazio, ele desapareceu da terra, e, certamente, muitos o procuraram, mas não o acharam. Por isso cremos que Enoque não será uma das duas testemunhas mencionadas em Ap 11, porque ele foi arrebatado “para não ver a morte” (Hb11.5).
2.   Deus para si o tomou. Está linda expressão encerra a maior felicidade. Paulo disse que era muito melhor partir para estar com Cristo (Fp 1.23). Enoque experimentou as palavras que séculos depois foram escritas pelo salmista: “Guiar-me-ás com teu conselho, e depois me receberás em glória” (Sl 73.24). Jesus vem breve e nos levará para Si, e o nosso lugar aqui na terra será achado vazio. Andemos sempre com o Senhor, pois só serão arrebatados os que andarem com Ele (1 Co 15.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!