sábado, 13 de novembro de 2010

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ( RM 12.7 (b)).

Nunca as transformações ocorridas no mundo exigiram tanta dedicação (Do lat. Dedicatione. 1. Qualidade de quem se dedica; abnegação, consagração, devotamento. 2. Afeição profunda; veneração, amor.) do professor para se manter atualizado em sua metodologia de ensino quanto nos dias atuais.
Nossos alunos são predominados por um mundo dominado pelos meios de comunicação. Dedicam-se profundamente à televisão, a internet e aos brinquedos eletrônicos durante toda a semana.


Quando chegam à escola, trazem consigo imagens vivas adquiridas em dedução das numerosas solicitações a que foram submetidos pela diversidade dos meios de comunicação.


Que interesse terá estes alunos em permanecer cerca de quarenta e cinco minutos apenas ouvindo a voz do (a) professor (a)? Mas será que os mestres estão preparados para enfrentar este desafio? Com0o poderão despertá-los? Atraí-los para o ensinamento?


É necessário que o (a) professor (a) tome consciência destas mudanças e adapte o ambiente da sala de aula e suas técnicas de ensino a esta nova realidade. Afinal se é ensinar haja dedicação ao ensino; (Epistola de Paulo aos Romanos 12.7(b)).


A experiência diz que quando há um figurão (De figura + -ão. Personagem importante; figuro.) presente, os estudantes mais tímidos participam menos da aula. Porem em nossa classe, todos devem se sentir a vontade independentemente da formação escolar, situação social ou econômica.
Aprender exige esforço, a produção do aprendizado é resultado da ação humana e implica no uso direcionado de pensamento. O conhecimento vem de conhecimentos existentes e provoca conhecimentos futuros. Só foi possível existirem armas ou ferramentas de metal depois que os homens aprenderam a manejar o fogo.

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