domingo, 19 de outubro de 2025

LIÇÃO 4: O CORPO COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

 

SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD) DA CPAD


4º Trimestre/2025

 

TEXTO ÁUREO 

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).

 

VERDADE PRÁTICA 

Reconhecer que o corpo do crente é morada do Espírito Santo transforma a maneira como vivemos, conduzindo-nos à santidade e à adoração verdadeira.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 

1 Coríntios 3.16,17; 6.15-20.

 

1 Coríntios 3

16 — Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 — Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

 

1 Coríntios 6

15 — Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16 — Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17 — Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18 — Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19 — Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 — Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

 

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

Desde o Éden, Deus sempre desejou habitar entre os homens (Êxodo 25.8; Levítico 26.11–12). No Antigo Testamento, Sua presença se manifestava no Tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém.

Mas, com a obra redentora de Cristo, a habitação divina passou a ser o coração regenerado do crente, o novo templo de Sua glória (João 14.16–17; Efésios 2.21–22).

O Espírito Santo não apenas visita, mas habita o crente como selo e penhor da salvação (Ef 1.13–14). Portanto, o corpo físico do cristão é sagrado, devendo ser mantido puro, saudável e consagrado a Deus (Romanos 12.1; 1 Tessalonicenses 4.3–4).

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5.23)

 

I – CORPO: PROPRIEDADE E HABITAÇÃO DIVINA

1. Comprado e selado pelo Espírito

O corpo do crente pertence a Deus, pois foi comprado por bom preço (1Co 6.20) — o sangue de Cristo (1Pe 1.18–19).

A redenção não alcança apenas a alma, mas o ser humano por completo: corpo, alma e espírito (Rm 8.23; 1Ts 5.23).

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Ef 1.13)

Esse “selo” significa propriedade e proteção divina. Assim como o Templo de Jerusalém era separado para o Senhor, nosso corpo é consagrado exclusivamente para Ele (2Tm 2.21).

Quem é templo do Espírito não pertence mais a si mesmo (Gl 2.20), e deve viver de modo santo e separado do pecado (1Pe 1.15–16).

 

2. “Não sabeis vós?” – O chamado à consciência espiritual

Paulo faz essa pergunta quatro vezes aos coríntios (1Co 3.16; 6.15,16,19). Era um alerta à imaturidade espiritual da igreja, que ainda vivia carnalmente (1Co 3.1–3).

O apóstolo lembra que a presença do Espírito exige pureza moral e reverência.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)

Nosso corpo não é objeto de prazer egoísta, mas instrumento de adoração.
A sensualidade, a nudez indecente e os pecados sexuais desonram o templo de Deus (1Tm 2.9–10; Gn 3.21).

O Espírito Santo habita em corpos vestidos de pureza, não de provocação. O cristão maduro sabe que até sua aparência exterior deve refletir a santidade interior (1Pe 3.3–4).

 

3. Propriedade e domínio divinos

Se Deus é o dono do templo, Ele deve também governá-lo.

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Rm 6.14)

Ser templo do Espírito implica viver sob Seu domínio (Gl 5.16–17,25).
O corpo não deve ser usado para impureza (Ef 5.3–5), mas para a glória de Deus.

Quando o crente peca com o corpo, ofende a santidade de Deus (1Co 3.17), mas há restauração mediante o arrependimento (Sl 32.1–5; 51.10–12; Tg 5.16).

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” (Sl 32.5)

 

SÍNTESE I:

O corpo do crente pertence a Deus e deve refletir Sua santidade. Somos templos vivos, selados pelo Espírito e redimidos para glorificar ao Senhor em tudo (Rm 12.1).

 

II – O CORPO COMO TABERNÁCULO

1. Portador da Presença

Paulo e Pedro comparam o corpo humano a um “tabernáculo” (2Co 5:1–4; 2Pe 1.13–14).

Assim como o Tabernáculo de Moisés era morada de Deus no deserto (Êx 25.8), hoje o Espírito habita em nós (Rm 8.11).

“E farei neles morada e andarei entre eles; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (2Co 6.16)

O corpo, apesar de frágil, tornou-se um vaso que carrega um tesouro glorioso (2Co 4.7). Isso demonstra que Deus não busca perfeição exterior, mas pureza interior.

A presença do Espírito é a marca que transforma o crente em santuário vivo (Jo 14.23; Ap 3.20).

 

2. Tabernáculo e tricotomia humana

O tabernáculo era dividido em três partes: Pátio, Lugar Santo e Lugar Santíssimo (Êx 26.33).

Essa estrutura reflete a natureza tricotômica do homem: corpo, alma e espírito (Hb 4.12).

Quando a glória de Deus encheu o tabernáculo (Êx 40.34–35), todas as áreas foram inundadas por Sua presença — assim também o Espírito deseja encher todo o nosso ser (Ef 3.19; 5.18).

“O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16)

No crente cheio do Espírito, não há áreas vazias. Ele domina o corpo, santifica a alma e ilumina o espírito.

 

3. Um tabernáculo guiado pela presença

No deserto, a nuvem do Senhor guiava o povo (Êx 40.36–38; Nm 9.21–23).

Quando a nuvem se movia, Israel caminhava; quando parava, o povo descansava.

Assim também, o cristão deve viver guiado pelo Espírito Santo (Rm 8.14; Gl 5.18).

“Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.” (Êx 33.15)

Ser templo do Espírito é viver sensível à Sua direção.

Decisões, relacionamentos e ministérios devem seguir o movimento da “nuvem divina”, e não os impulsos carnais.

 

SÍNTESE II:

O corpo é um tabernáculo que abriga a presença de Deus. Como no deserto, devemos ser cheios e guiados pelo Espírito, mantendo corpo, alma e espírito consagrados à Sua glória.

 

III – CUIDANDO DO TEMPLO DO ESPÍRITO

1. Fugi da prostituição

“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (1Co 6.18)

O termo grego porneia abrange toda forma de impureza sexual — adultério, fornicação, homossexualidade, pornografia e lascívia (Gl 5.19).

A ordem é clara: “Fugi!”, não raciocinei, nem negociem.

“Não porei coisa má diante dos meus olhos.” (Sl 101.3)

“Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa donzela?” (Jó 31.1)

O pecado sexual profana o templo do Espírito e destrói o corpo e a alma. A santidade começa pelos olhos e se manifesta no comportamento.

 

2. Disciplinas espirituais

A santificação exige disciplina (1Co 9.27).

Jejum, oração e meditação na Palavra são sacrifícios espirituais que purificam o templo interior.

“Apresentai os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” (Rm 12.1)

Por meio dessas práticas, o Espírito Santo produz Seu fruto em nós (Gl 5.22–23) e renova o homem interior (2Co 4.16).

A negligência espiritual torna o crente vulnerável à carne; a comunhão com Deus fortalece o templo e conserva o fogo aceso no altar (Lv 6.13; 1Ts 5.19).

 

3. Disciplinas corporais

O templo de Deus deve ser também fisicamente cuidado.

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2)

Cuidar da saúde é ato de mordomia cristã. O crente deve ser temperante (1Co 9.25), alimentar-se com moderação, repousar adequadamente (Sl 127.2) e manter equilíbrio físico e emocional.

A negligência com o corpo também desonra o templo do Espírito, pois reduz a capacidade de servir ao Senhor com vigor.

“O corpo é para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1Co 6.13)

 

SÍNTESE III:

Cuidar do corpo é cuidar do templo de Deus. A santidade não é apenas espiritual, mas integral: envolve pureza moral, vida disciplinada e equilíbrio físico.

 

CONCLUSÃO

O Espírito Santo transformou o corpo do crente em Sua habitação permanente (Jo 14.23).

Por isso, devemos glorificar a Deus em tudo — nas atitudes, nas vestes, nos pensamentos e nos cuidados físicos.

“Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Co 6.20)

Ser templo do Espírito é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade.

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (At 17.24), mas em corações redimidos e santificados pelo sangue do Cordeiro.

Que o Senhor encontre em nós um templo puro, cheio de Sua presença e guiado pelo Seu Espírito até o dia da redenção final.

“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e já não haverá morte, nem pranto, nem dor.” (Ap 21.4) 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BERGSTEN, Eurico. Teologia Sistemática. 13. impr. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Matthew Henry. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2016.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Hebraico-Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional - NVI. São Paulo: VIDA, 2000.

BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

GEISLER, Norman. Teologia Sistemática (vol. 2). Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

GILBERTO, Antonio. Bíblia com Comentário de Antonio Gilberto. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

PEDRO, Severino. A Doutrina do Pecado. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito: A Restauração Integral do Ser Humano para Chegar à Estatura Completa de Cristo. In: LIÇÕES BÍBLICAS: Revista para a Escola Dominical - 4º trimestre de 2025 (Adultos). Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

RENOVATO, Elinaldo in Teologia Sistemática Pentecostal. 1. ed. (16a imp.) Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

RIBAS, Degmar (Trad.). Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, vol. 2.

SILVA, Severino Pedro da. O Homem. Corpo, Alma e Espírito. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.

VINE, W. E., UNGER, Menil E & WHITEJR., Willian. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

WALTON, John H. et al. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia. Antigo Testamento. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2018.

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Novo Testamento 1. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

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